Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Pneus terão etiqueta de eficiência

segunda-feira, 2 de julho de 2012



Primeiro foram os eletrodomésticos, depois, os automóveis. Agora, é a vez dos pneus entrarem na onda da etiqueta de eficiência do Inmetro, aquela que traz notas de A a G, dependendo da quantidade de energia que consome, e ajuda escolher os mais econômicos. Excelente notícia, ainda mais porque serão avaliados também quanto à frenagem em piso molhado e nível de ruído.

Como tudo, antes de virar uma obrigatoriedade, o texto do projeto entra em Consulta Pública, que pode ser acessada pelo site do Inmetro, até o dia 12 de julho. Em suma, dita as novas regras de segurança e eficiência para a fabricação. De acordo com o Inmetro, entre as principais mudanças, o produto será avaliado quanto à capacidade de frenagem em piso molhado, ao nível de ruído, e a resistência ao deslocamento, ou seja, índice do atrito da borracha com o solo.

Se realmente acontecer, o Brasil será um dos primeiros países do mundo a adotar tal medida, informa o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo. A etiqueta dos pneus terá uma pequena mudança em relação aos demais, pois a nota será de A a C, sendo o A o nível que representa o melhor desempenho em cada critério.

 Após a publicação da portaria definitiva, fabricantes (nacionais e importadores) terão prazo de 18 meses para se adequarem às novas regras. O comércio terá 36 meses para comercializar produtos ainda sem a certificação. Fabricantes, importadores e comerciantes que apresentarem produtos não conformes após o fim dos prazos estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei.

Até do dia 12 de julho, qualquer pessoa interessa em saber mais sobre a nova portaria pode enviar dúvidas, críticas e sugestões para o Inmetro, pelo e-mail dipac.consultapublica@inmetro.gov.br ou para a Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac), no endereço Rua da Estrela 67/2º andar, Rio Comprido, Rio de Janeiro – Brasil - 20.261-232.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives