Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Inverno e o carro flex

sexta-feira, 20 de julho de 2012


Peugeot 308 já tem sistema flex sem tanquinho

Por que o carro não pega de manhã, quando está muito frio? A resposta é simples: muitos motoristas esquecem de abastecer o reservatório extra de gasolina em carros flex fuel e, se só houver etanol no tanque, será difícil dar a partida.

Isso porque em temperaturas abaixo de 15° C, a combustão do etanol é mais difícil que da gasolina. Dessa forma, podem ocorrer falhas na partida e na aceleração inicial dos veículos, especialmente se o tanquinho não estiver abastecido.
Segundo a  gerente de Marketing da divisão Gasoline Systems da Bosch, Fabiana Piazza, é importante que o reservatório extra, também conhecido como tanquinho, esteja sempre cheio, independentemente do tipo de combustível utilizado no tanque. “Além de garantir partidas mais precisas e melhor dirigibilidade, esse procedimento também evita o ressecamento dos componentes, como do próprio reservatório”, explica.

Para evitar este tipo de problema, a Bosch divulga que já está disponível no mercado a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório extra de gasolina em veículos flex. Trata-se de um sistema de gerenciamento eletrônico para aquecimento de combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor.

Com o Flex Start, o etanol é aquecido antes de ser injetado no motor, por meio de uma galeria de combustível equipada com lanças aquecedoras, instaladas na galeria de combustível, que são acionadas e monitoradas por uma exclusiva unidade de controle de aquecimento. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada, melhorando a combustão, assegurando uma melhor resposta na partida a frio.

“Além de melhorar a eficiência da partida a frio em carros abastecidos 100% com etanol, a tecnologia Flex Start reduz as emissões de poluentes em até 40%. É no momento de partir o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes”, conclui Fabiana.

A tecnologia Flex Start já equipa dois modelos no mercado brasileiro: o Polo Bluemotion, da Volkswagen, e o Peugeot 308. Novos veículos devem ganhar o sistema nos próximos anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives