Peugeot 308 já tem sistema flex sem tanquinho |
Por que o carro não pega de manhã, quando está muito
frio? A resposta é simples: muitos motoristas esquecem de abastecer o reservatório
extra de gasolina em carros flex fuel e, se só houver etanol no tanque, será
difícil dar a partida.
Isso porque em temperaturas abaixo de 15° C, a combustão
do etanol é mais difícil que da gasolina. Dessa forma, podem ocorrer falhas na
partida e na aceleração inicial dos veículos, especialmente se o tanquinho não
estiver abastecido.
Segundo a gerente
de Marketing da divisão Gasoline Systems da Bosch, Fabiana Piazza, é importante
que o reservatório extra, também conhecido como tanquinho, esteja sempre cheio,
independentemente do tipo de combustível utilizado no tanque. “Além de garantir
partidas mais precisas e melhor dirigibilidade, esse procedimento também evita
o ressecamento dos componentes, como do próprio reservatório”, explica.
Para evitar este tipo de problema, a Bosch divulga que já
está disponível no mercado a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório
extra de gasolina em veículos flex. Trata-se de um sistema de gerenciamento
eletrônico para aquecimento de combustível, que entra em operação na partida e
também na fase fria de funcionamento do motor.
Com o Flex Start, o etanol é aquecido antes de ser
injetado no motor, por meio de uma galeria de combustível equipada com lanças
aquecedoras, instaladas na galeria de combustível, que são acionadas e
monitoradas por uma exclusiva unidade de controle de aquecimento. Assim, o
combustível é injetado de forma pulverizada, melhorando a combustão,
assegurando uma melhor resposta na partida a frio.
“Além de melhorar a eficiência da partida a frio em
carros abastecidos 100% com etanol, a tecnologia Flex Start reduz as emissões
de poluentes em até 40%. É no momento de partir o motor que ocorre a maior
liberação de gases poluentes”, conclui Fabiana.
A tecnologia Flex Start já equipa dois modelos no mercado
brasileiro: o Polo Bluemotion, da Volkswagen, e o Peugeot 308. Novos veículos
devem ganhar o sistema nos próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário