Forma de dirigir, condição do piso e calibragem interferem no desgaste |
Clique aqui e curta nossa fan page no Facebook
Pneus são o segundo item de maior custo em uma frota de veículos
comerciais, perde apenas para combustível. Assim, Osvaldo Peres, chefe de
oficina da Tietê Veículos, ensina o que fazer para evitar desgastes prematuros.
- Forma de dirigir: “O condutor que dirige com mais
agressividade (arrancadas rápidas, freadas bruscas e curvas acentuadas em
velocidade) tem maior desgaste dos pneus”, afirma Peres.
- Condição do piso: “A condição do asfalto, mais ou menos
abrasivo, e a carga transportada influem no estado do componente, bem como a
calibragem”, diz o especialista.
- Calibragem: O ideal é calibrar diariamente, mas se não for
possível, pelo menos uma vez por semana. Tomar cuidado com rodagem dupla, para
que ambos pneus tenham a mesma pressão. “O pneu com calibragem mais alta fica
mais sobrecarregado de carga e consequentemente terá maior desgaste”, explica
Peres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário