Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Dicas sobre manutenção de baterias

quinta-feira, 26 de julho de 2012


Clique aqui e curta nossa fan page no Facebook



A troca ou recarga de uma bateria automotiva é algo corriqueiro nas oficinas, mas alguns cuidados, normas e procedimentos são essenciais para garantir um serviço de qualidade e a maior durabilidade do produto. Pensando nisso, a Bosch separou as principais dicas para que o aplicador realize uma ação bem sucedida e segura.

Retirada e instalação da bateria
Desconectar o cabo negativo da bateria, sem que o mesmo volte a encostar no pólo, e logo em seguida, o cabo positivo. Para veículos modernos, ligar em paralelo no veículo uma bateria auxiliar antes de realizar o desligamento da bateria que será substituída. Este procedimento é importante para que as memórias das diversas unidades de comando dos sistemas eletrônicos do veículo não sejam afetadas. Caso estas memórias sejam apagadas, procedimentos mais complexos de reconfiguração de alguns sistemas deverão ser executados pelo reparador.

Ao instalar a nova bateria, um ponto deve ser levado em consideração, que é a formação do azinhavre ou, mais popularmente, zinabre. Esse material, que se forma sobre os pólos da bateria, é resultado da reação química entre o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar, e o metal do pólo e do conector. A reação ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Sua presença prejudica o funcionamento da bateria e compromete sua vida útil.

Caso haja a presença deste material, a Bosch sugere que o cabo seja limpo em uma solução de água e bicarbonato de sódio, e esfregado com uma escova de aço até que todo o conector adquira um brilho metálico intenso e sem nenhum vestígio do zinabre. Depois, o conector deve ser lavado em água corrente e seco adequadamente. Se não existir a possibilidade de limpeza do conector ou do cabo, devido ao estado de corrosão, os itens devem ser trocados por novos do mesmo modelo e qualidade do original de fábrica. Neste caso, se atentar ao diâmetro dos cabos elétricos de ligação.

Para instalar a bateria nova, o conector do cabo positivo deve ser inserido primeiramente no pólo positivo, seguido do conector negativo no pólo negativo, fixando-os firmemente até que eles não se movam mais.

Carga da bateria
Um defeito na parte elétrica do veículo ou o esquecimento de um equipamento ligado por muito tempo pode fazer com que a bateria descarregue. Sendo assim, uma bateria com a carga enfraquecida nem sempre está danificada, o dispositivo pode, apenas, necessitar de uma recarga. O procedimento é feito por meio de um carregador de baterias e a unidade deve ser recarregada com uma corrente igual a 10% da capacidade nominal da bateria, portanto não é recomendado que sejam efetuadas cargas rápidas.

Exemplo: Bateria de 45 Ah
Corrente de Recarga: 45 x 0,1 = 4,5 A (10% da capacidade)

O tempo de recarga varia significativamente dependendo do estado de carga da bateria e também do tempo de uso que o produto possui. Ou seja, baterias levemente descarregadas precisam de menor tempo de recarga, enquanto as mais descarregadas necessitam de mais tempo. Contudo, um tempo de recarga superior ao necessário, principalmente com corrente constante, é importante acompanhar a temperatura da bateria, que não deve exceder 50° C, visto que temperaturas maiores que esta podem ocasionar danos severos ao produto.   

Clique aqui e curta nossa fan page no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives