Audi Q5 Hybrid Quattro 2012 |
Nossa indústria automotiva ainda não chegou lá (exceto a
Ford, com o Fusion Hybrid), mas tudo indica que os veículos híbridos terão sim
espaço no mercado. Inclusive no Brasil. Assim, vale a pena conhecer um pouco
sobre o sistema de transmissão automática que alterna a tração entre os motores
a combustão e o elétrico.
O sistema conta com uma embreagem de separação, que é
usada para acoplar e desacoplar o motor elétrico, em operação tanto separada
como simultânea dos motores elétricos e de combustão. Já a embreagem de saída
substitui a função de um conversor de torque convencional e obtém desempenho de
saída similar em termos de conforto e capacidade de carga térmica.
Um dos fornecedores destas embreagens é a BorgWarner, que no Brasil está construindo
uma nova e moderna planta em Itatiba (SP), desenvolveu inovadores desenhos de
sulco e utiliza avançados materiais de fricção para um coeficiente estável e de
maior resistência à temperatura.
Neste caso, a BorgWarner é uma fornecedora da ZF, uma vez
que as embreagens fazem parte das transmissões automáticas híbridas, componente
que está presente no Audi Q5 Hybrid Quattro 2012.
A transmissão automática ZF do Q5 Hybrid tem 8 marchas e
conta com placas de atrito que possibilitam o acoplamento e desacoplamento de
forma suave entre o motor elétrico e o de combustão, o que segundo a BorgWarner
aumentam o desempenho e o conforto de alternância, permitindo passagens suaves
do motor elétrico para o de combustão, nas transmissões híbridas.
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