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Farol Alto

O carro híbrido e a tecnologia de transmissão

terça-feira, 10 de julho de 2012


Audi Q5 Hybrid Quattro 2012

Nossa indústria automotiva ainda não chegou lá (exceto a Ford, com o Fusion Hybrid), mas tudo indica que os veículos híbridos terão sim espaço no mercado. Inclusive no Brasil. Assim, vale a pena conhecer um pouco sobre o sistema de transmissão automática que alterna a tração entre os motores a combustão e o elétrico.

O sistema conta com uma embreagem de separação, que é usada para acoplar e desacoplar o motor elétrico, em operação tanto separada como simultânea dos motores elétricos e de combustão. Já a embreagem de saída substitui a função de um conversor de torque convencional e obtém desempenho de saída similar em termos de conforto e capacidade de carga térmica.

Um dos fornecedores destas embreagens é a  BorgWarner, que no Brasil está construindo uma nova e moderna planta em Itatiba (SP), desenvolveu inovadores desenhos de sulco e utiliza avançados materiais de fricção para um coeficiente estável e de maior resistência à temperatura.

Neste caso, a BorgWarner é uma fornecedora da ZF, uma vez que as embreagens fazem parte das transmissões automáticas híbridas, componente que está presente no Audi Q5 Hybrid Quattro 2012.

A transmissão automática ZF do Q5 Hybrid tem 8 marchas e conta com placas de atrito que possibilitam o acoplamento e desacoplamento de forma suave entre o motor elétrico e o de combustão, o que segundo a BorgWarner aumentam o desempenho e o conforto de alternância, permitindo passagens suaves do motor elétrico para o de combustão, nas transmissões híbridas.

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