Entrada principal da fábrica de Indaiatuba - SP |
Uma das principais reclamações de motoristas são freios
que chiam, emitem sons irritantes sempre que se pisa no pedal e dão impressão
de insegurança, apesar de o carro parar com eficiência.
Uma solução pode estar a caminho. A TDM Friction,
fabricante de lonas e pastilhas de freios que detém a marca Cobreq, acaba de
concluir investimento na ordem de US$ 1 milhão, na aquisição de um dinamômetro
de ruído de pastilhas de freio, na planta de Indaiatuba (SP).
Segundo a empresa, o uso deste tipo de equipamento é
inédito no Brasil, e vai permitir o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa
avaliar, em diversas condições de utilização, os ruídos gerados durante a
frenagem de um automóvel.
O equipamento, de origem alemã, da marca Schenk, tem a
capacidade ainda de executar testes de desempenho e durabilidade de pastilhas. Os
testes usam uma suspensão completa, junto com freio, disco e pastilha; a
simulação ocorre em diferentes ambientes - de 20 graus negativos a 40 graus
positivos e com a umidade relativa do ar variando entre 20 e 90% -, o que
atende as exigências das montadoras norte-americanas, principalmente da GM, que
homologa tanto o equipamento como os resultados dos testes.
Como funciona o equipamento: os ruídos gerados durante o
teste é gravado em sensores especiais que, além de captar todas as freqüências
sonoras (vão além do limite do ouvido humano), ainda fazem a análise das suas
diversas composições - para uma melhor determinação das causas prováveis.
Tudo em função da evolução dos materiais de engenharia,
evolução esta que criou veículos mais leves e mais possantes. Este aumento de
desempenho faz com que a possibilidade da ocorrência de ruídos durante uma
frenagem seja um desafio cada vez maior para os engenheiros automotivos.
Somem-se a isto, os requisitos de conforto (frenagem sem ruídos e vibrações).
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