Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Tecnologia contra freio com chiado

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Entrada principal da fábrica de Indaiatuba - SP

Uma das principais reclamações de motoristas são freios que chiam, emitem sons irritantes sempre que se pisa no pedal e dão impressão de insegurança, apesar de o carro parar com eficiência.

Uma solução pode estar a caminho. A TDM Friction, fabricante de lonas e pastilhas de freios que detém a marca Cobreq, acaba de concluir investimento na ordem de US$ 1 milhão, na aquisição de um dinamômetro de ruído de pastilhas de freio, na planta de Indaiatuba (SP).

Segundo a empresa, o uso deste tipo de equipamento é inédito no Brasil, e vai permitir o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa avaliar, em diversas condições de utilização, os ruídos gerados durante a frenagem de um automóvel.

O equipamento, de origem alemã, da marca Schenk, tem a capacidade ainda de executar testes de desempenho e durabilidade de pastilhas. Os testes usam uma suspensão completa, junto com freio, disco e pastilha; a simulação ocorre em diferentes ambientes - de 20 graus negativos a 40 graus positivos e com a umidade relativa do ar variando entre 20 e 90% -, o que atende as exigências das montadoras norte-americanas, principalmente da GM, que homologa tanto o equipamento como os resultados dos testes.


Como funciona o equipamento: os ruídos gerados durante o teste é gravado em sensores especiais que, além de captar todas as freqüências sonoras (vão além do limite do ouvido humano), ainda fazem a análise das suas diversas composições - para uma melhor determinação das causas prováveis.

Tudo em função da evolução dos materiais de engenharia, evolução esta que criou veículos mais leves e mais possantes. Este aumento de desempenho faz com que a possibilidade da ocorrência de ruídos durante uma frenagem seja um desafio cada vez maior para os engenheiros automotivos. Somem-se a isto, os requisitos de conforto (frenagem sem ruídos e vibrações).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives