Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Dicas sobre óleo diesel

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Combustível adulterado é péssimo para o motor diesel

Quando o assunto é veículo diesel, o dono do carro pode tomar alguns cuidados em relação ao combustível que podem prevenir danos ao motor. Por isso, aqui vão algumas dicas importantes para o reparador repassar ao cliente deste tipo de veículo.

1. A qualidade do combustível interfere na vida útil do motor – “O caminhoneiro deve ter muito cuidado ao abastecer o veículo porque o combustível adulterado com algum tipo de solvente ou água pode afetar o sistema de injeção do motor, que, consequentemente, perderá rendimento e até poderá parar de funcionar”, afirma Ricardo Nonis, da Retífica ABC, de Santo André-SP, e diretor do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem).  Assim, é importante abastecer em local confiável.

2. O nível de água também deve ser verificado diariamente. “O caminhoneiro deve abrir o compartimento do motor e observar se há vazamentos em mangueiras ou radiador”, comenta. Ele recomenda precaução com a tampa do radiador que é uma válvula para manter o sistema de pressão no interior do radiador. Nível de óleo e vazamentos no motor devem ser examinados, bem como o estado de mangueiras, filtro de ar, de óleo e combustível. “Se houver um furinho e entrar poeira ou abrasivos perde-se o motor”, enfatiza o diretor da entidade. A troca do filtro deve ser cuidadosa, pois o elemento filtrante instalado deve vedar a caixa de filtro para não ter fuga de ar e passagem de poeira.

Nonis recomenda ao caminhoneiro ficar atento ao painel, acompanhando a temperatura do motor e a pressão do óleo. “O óleo é fundamental. É o sangue do motor”, diz. Ao reparador, uma dica: ao fazer a reparação do sistema de injeção, é recomendável verificar se o diesel contaminado danificou peças como: injetores e bicos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives