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Farol Alto

A moda agora é o turbo

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Turbo de geometria variável equipou o Audi R18 e-tron quattro híbrido 
Desenvolvida pela Honeywell, a tecnologia de geometria variável em turbocompressores consiste em palhetas móveis na entrada do rotor do estágio de turbina, permitindo a otimização da pressão de sobrealimentação para cada condição de operação do motor, o que se traduz em elevados valores de torque e potência, associados com baixo consumo de combustível e reduzida emissão de CO2.

Essa tecnologia está presente nas novas gerações de picapes brasileiras, como a nova Ford Ranger, que será lançada este fim de semana, e fez diferença na principal competição automotiva mundial, as 24 horas de Le Mans, uma vez que os carros da Audi (Audi R18 e-tron quattro híbrido e Audi R18 Ultra), que utilizam motores diesel V-6, de 3,7 litros, foram equipados com este tipo de turbo, especialmente desenvolvido pela Honeywell com base em novos materiais leves, melhor fluxo aerodinâmico para os gases e tecnologia de geometria variável, que permite acelerações eficientes em qualquer regime de rotação do motor.

Resultado: os quatro carros da Audi inscritos na competição conquistaram as três primeiras posições. O pior deles ficou em quinto. 

Outro fabricante de turbos é a BorgWarner, que acaba de anunciar que forneceu sua tecnologia para o motor de 1,5 litro a gasolina e injeção direta (GDI) da Build Your Dreams (BYD) Auto, o primeiro desenvolvido por um fabricante totalmente chinês.

Pressurizado pelo turbocompressor BorgWarner KP39, o motor de quatro cilindros em linha desenvolve potência de 156 cv (113 kW), com torque máximo de 24,5 mkgf (240 Nm), o que resulta em menor consumo de combustível em comparação com seu antecessor e, ainda, possibilita que as normas de emissões Euro 5 sejam atendidas. O motor equipa o sedã médio G6, o mais vendido no mercado interno chinês.

Por aqui, ainda vai demorar um pouco para essa moda pegar, pois somente quem tem mais de R$ 80 mil tem acesso a esta tecnologia. Mas, não será assim para sempre, pois as montadoras estão sempre em busca de novidades que permitam fazer mais por menos e o downsizing de motores é uma resposta. Logo, muito antes do que você imagina, os motores quatro-cilindros darão lugar aos de três, sendo que alguns deles terão turbo integrado.

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