Turbo de geometria variável equipou o Audi R18 e-tron quattro híbrido |
Essa tecnologia está presente nas novas gerações de picapes
brasileiras, como a nova Ford Ranger, que será lançada este fim de semana, e fez diferença na principal competição automotiva mundial, as 24
horas de Le Mans, uma vez que os carros da Audi (Audi R18 e-tron quattro
híbrido e Audi R18 Ultra), que utilizam motores diesel V-6, de 3,7 litros, foram
equipados com este tipo de turbo, especialmente desenvolvido pela Honeywell com
base em novos materiais leves, melhor fluxo aerodinâmico para os gases e
tecnologia de geometria variável, que permite acelerações eficientes em
qualquer regime de rotação do motor.
Outro fabricante de turbos é a BorgWarner, que acaba de
anunciar que forneceu sua tecnologia para o motor de 1,5 litro a gasolina e
injeção direta (GDI) da Build Your Dreams (BYD) Auto, o primeiro desenvolvido
por um fabricante totalmente chinês.
Pressurizado pelo turbocompressor BorgWarner KP39, o
motor de quatro cilindros em linha desenvolve potência de 156 cv (113 kW), com
torque máximo de 24,5 mkgf (240 Nm), o que resulta em menor consumo de
combustível em comparação com seu antecessor e, ainda, possibilita que as
normas de emissões Euro 5 sejam atendidas. O motor equipa o sedã médio G6, o
mais vendido no mercado interno chinês.
Por aqui, ainda vai demorar um pouco para essa moda
pegar, pois somente quem tem mais de R$ 80 mil tem acesso a esta tecnologia.
Mas, não será assim para sempre, pois as montadoras estão sempre em busca de
novidades que permitam fazer mais por menos e o downsizing de motores é uma
resposta. Logo, muito antes do que você imagina, os motores quatro-cilindros
darão lugar aos de três, sendo que alguns deles terão turbo integrado.
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