Alexandre Akashi
Fan Page da Mecânica Chiquinho |
Bom, vivemos o universo do aftermarket automotivo, que é
formado pelo reparador, varejista, distribuidor e fabricante de autopeças. E,
na base de tudo, o consumidor, claro. Pessoas físicas inseridas nas mais
diversas atividades econômicas, que têm em comum um veículo na garagem que o
leva para o trabalho e lazer.
Arrisco a dizer que hoje 90% das pessoas que possuem um
automóvel com até 10 anos de fabricação e dirige faz parte de ao menos uma rede
social. Não há estudos que comprove isso, é um chute, mas vejamos a condição
sócio-econômica desta pessoa: com certeza tem emprego, salário e computador em
casa com acesso à internet.
Fan Page da Paulinho Pullux Distribuidora |
Este é o objetivo principal das mídias sociais: dividir
alegrias e tristezas pessoais com amigos e desconhecidos. Um pouco disso ocorre
com mais formalidade nos diversos sites e blogs existentes na internet, em que
uma pessoa quer dividir pensamentos e opiniões sem que seja censurada por um
patrão ou cliente.
As mídias sociais são áreas livres para que qualquer
pessoa faça valer sua opinião, pensamento ou ideia. Se alguém vai ler, curtir
ou compartilhar, não importa. Ou melhor, importa, sim, mas, se ninguém comentar
nada, tudo bem, o que vale é se expressar.
Fan Page da Cobreq Freios |
Ficar atento ao que as pessoas falam da sua empresa nas
redes é muito importante, pois este é um espaço livre de censura. Quem passou
por uma dificuldade e quer reclamar, este é o canal. Quem quer elogiar, também.
O relacionamento é algo muito importante no aftermarket automotivo, sabemos
disso. Tanto que a grande maioria dos fabricantes de autopeças tem equipes de
promotores que visitam os varejistas e reparadores, oferecem a eles
treinamentos e palestras técnicas, brindes e festas.
A mídia social é uma forma de fazer isso repercutir nos
quatro cantos e divulgar esses programas de relacionamento. Mas, para isso, é
preciso ter em mente que novas demandas surgirão, e para atender bem é preciso
estar organizado.
Fan Page da Dayco |
Oficinas, lojas de varejo, distribuidores e fabricantes
de autopeças devem ter nos planos de mídia esta nova forma de se relacionar com
os clientes, sempre. Devem aproveitar as ferramentas disponibilizadas
gratuitamente para aprimorar a forma como trata o cliente, com um programa de
pró-atividade, para que lembre sempre da sua marca.
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