Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

O aftermarket e as mídias sociais

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Boletim 13/2012 – 6 de junho

Alexandre Akashi

Fan Page da Mecânica Chiquinho
A pergunta de um milhão de reais do dia é: redes sociais, até que ponto vale investir? Esta é uma daquelas perguntas que não têm resposta certa nem errada. Cada um faz o marketing que entende ser mais conveniente para a empresa que possui ou trabalha.

Bom, vivemos o universo do aftermarket automotivo, que é formado pelo reparador, varejista, distribuidor e fabricante de autopeças. E, na base de tudo, o consumidor, claro. Pessoas físicas inseridas nas mais diversas atividades econômicas, que têm em comum um veículo na garagem que o leva para o trabalho e lazer.

Arrisco a dizer que hoje 90% das pessoas que possuem um automóvel com até 10 anos de fabricação e dirige faz parte de ao menos uma rede social. Não há estudos que comprove isso, é um chute, mas vejamos a condição sócio-econômica desta pessoa: com certeza tem emprego, salário e computador em casa com acesso à internet.

Fan Page da Paulinho Pullux Distribuidora
Orkut e Facebook são os principais veículos de mídia social, mas existem outros que pouco ouvimos falar. Um deles é o Google+ que tem enorme potencial de ser bem sucedido, uma vez que conta com milhões de usuários em potencial, que logo irão aderir aos encantos de dividir suas vidas particulares e profissionais com amigos e desconhecidos.

Este é o objetivo principal das mídias sociais: dividir alegrias e tristezas pessoais com amigos e desconhecidos. Um pouco disso ocorre com mais formalidade nos diversos sites e blogs existentes na internet, em que uma pessoa quer dividir pensamentos e opiniões sem que seja censurada por um patrão ou cliente.

As mídias sociais são áreas livres para que qualquer pessoa faça valer sua opinião, pensamento ou ideia. Se alguém vai ler, curtir ou compartilhar, não importa. Ou melhor, importa, sim, mas, se ninguém comentar nada, tudo bem, o que vale é se expressar.

Fan Page da Cobreq Freios
Empresas também podem se expressar. Mas muitas pensam apenas em divulgar promoções, notícias boas sobre elas mesmas, e informações que tragam algum tipo de resultado financeiro tangível. Um erro. Devem ir além disso, e oferecer um serviço diferenciado ao cliente. As redes sociais são excelentes para conhecer melhor o cliente e também mostrar de forma mais transparente a empresa.

Ficar atento ao que as pessoas falam da sua empresa nas redes é muito importante, pois este é um espaço livre de censura. Quem passou por uma dificuldade e quer reclamar, este é o canal. Quem quer elogiar, também. O relacionamento é algo muito importante no aftermarket automotivo, sabemos disso. Tanto que a grande maioria dos fabricantes de autopeças tem equipes de promotores que visitam os varejistas e reparadores, oferecem a eles treinamentos e palestras técnicas, brindes e festas.

A mídia social é uma forma de fazer isso repercutir nos quatro cantos e divulgar esses programas de relacionamento. Mas, para isso, é preciso ter em mente que novas demandas surgirão, e para atender bem é preciso estar organizado.

Fan Page da Dayco
Construir uma rede em mídias sociais é buscar um melhor relacionamento com clientes, mesmo que seus clientes estejam 99% satisfeitos. É ouvir e responder, interagir com aquele que melhor conhece seu produto. É ajudar o seu cliente com o cliente dele. É uma oportunidade de melhorar o que já é bom e, principalmente o que precisa mudar.

Oficinas, lojas de varejo, distribuidores e fabricantes de autopeças devem ter nos planos de mídia esta nova forma de se relacionar com os clientes, sempre. Devem aproveitar as ferramentas disponibilizadas gratuitamente para aprimorar a forma como trata o cliente, com um programa de pró-atividade, para que lembre sempre da sua marca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives