Cerol de pipa pode danificar a coifa |
Criada para proteger a junta homocinética de contaminação
de resíduos como poeira, chuva e lama, a coifa é uma peça de borracha muito
simples, que com o tempo pode rasgar e, quando isso acontece, a troca é inevitável,
pois do contrário, o risco de prejudicar a homocinética é grande.
Assim, na hora de fazer a manutenção preventiva do carro,
é muito importante avaliar o estado da coifa, juntamente com o da homocinética.
A recomendação é fazer uma avaliação a cada 10 mil km.
Pingos de graxas no piso ou embaixo do paralama podem ser
indício de problemas. O procedimento correto é retirar a junta, fazer limpeza,
colocar graxa novamente e uma nova coifa, preservando a junta homocinética. Já
quando há ruídos é preciso substituir todos os componentes. A junta fixa,
ligada à roda, faz barulho intermitente ao fazer curvas. Já a junta deslizante,
conectada ao câmbio, faz ruído ao rodar em linha reta.
Segundo o supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva, a
durabilidade da junta homocinética pode ser extensa dependendo das condições de
uso do veículo. Excesso de carga, “trancos” ao sair com o carro ou freadas
bruscas podem danificar a peça.
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