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Farol Alto

Dicas sobre escapamento

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Você sabia que em 2010, 21% dos veículos foram rejeitados na pré-inspeção visual, segundo Relatório Anual 2010 Inspeção Ambiental Veicular, da cidade de São Paulo? Pois é. Um dos motivos de rejeição são problemas no sistema de escapamento e, por isso, o gerente de engenharia da Tuper, Henry Grosskopf, dá algumas dicas.

1.       Fazer inspeção visual e manual do conjunto para identificar quais peças que precisarão ser trocadas;

2.       Passar spray desengripante para retirar mais facilmente os parafusos das abraçadeiras, borrachas e coxins, utilizando sempre chaves adequadas para soltar todos os componentes. Se necessário, substituir as borrachas dos suportes de fixação do sistema;

3.       Evitar utilizar o martelo ao retirar o silencioso. Isto pode danificar outras partes do conjunto;

4.       Caso haja necessidade de trocar o tubo motor, é importante retirar a proteção do motor com catraca ou chave de bico;

5.       Verificar o estado de conservação das juntas e efetuar a troca se necessário;

6.       Ao final, fazer uma verificação visual de todo o sistema de exaustão para averiguar se não está fora de alinhamento ou encostando no assoalho do veículo;

7.       Verificar se ocorreu esvaziamento do depósito de combustível, pois o fornecimento irregular de combustível, motivado pelo baixo nível do reservatório, pode gerar falsas explosões, elevada temperatura no catalisador e fusão do monólito (o que estraga o catalisador). 


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