Você sabia que em 2010, 21% dos veículos foram rejeitados
na pré-inspeção visual, segundo Relatório Anual 2010 Inspeção Ambiental Veicular,
da cidade de São Paulo? Pois é. Um dos motivos de rejeição são problemas no
sistema de escapamento e, por isso, o gerente de engenharia da Tuper, Henry
Grosskopf, dá algumas dicas.
1. Fazer
inspeção visual e manual do conjunto para identificar quais peças que precisarão
ser trocadas;
2. Passar
spray desengripante para retirar mais facilmente os parafusos das abraçadeiras,
borrachas e coxins, utilizando sempre chaves adequadas para soltar todos os
componentes. Se necessário, substituir as borrachas dos suportes de fixação do
sistema;
3. Evitar
utilizar o martelo ao retirar o silencioso. Isto pode danificar outras partes
do conjunto;
4. Caso
haja necessidade de trocar o tubo motor, é importante retirar a proteção do motor
com catraca ou chave de bico;
5. Verificar
o estado de conservação das juntas e efetuar a troca se necessário;
6. Ao
final, fazer uma verificação visual de todo o sistema de exaustão para
averiguar se não está fora de alinhamento ou encostando no assoalho do veículo;
7. Verificar
se ocorreu esvaziamento do depósito de combustível, pois o fornecimento
irregular de combustível, motivado pelo baixo nível do reservatório, pode gerar
falsas explosões, elevada temperatura no catalisador e fusão do monólito (o que
estraga o catalisador).
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