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Farol Alto

O carro do futuro tem muita eletrônica e também turbo

quarta-feira, 13 de junho de 2012


O Citroën DS3: 1.6 turbo mais econômico que popular 1.0, segundo a montadora

Primeiro foi o Peugeot 3008, em 2010, depois o Peugeot RCZ e o 408 THP (primeiro modelo turbinado da marca na produzido na América Latina). A onda do downsizing de motores chegou ao recém-lançado Citroën DS3 e, agora a Peugeot apresentou o sedan de luxo 508.

Em comum, todos esses modelos tem o motor BMW THP (turbo de alta pressão) de quatro cilindros, 1.600 cm3 de cilindrada, 16V, injeção direta de combustível, com turbocompressor BorgWarner K03. São 165 cv a 6.000 giros e 24,5 kgfm entre 1.400 e 4.500 giros rpm.

O motor de cilindrada menor tem potência e desempenho de 2.0, com vantagem de ser mais econômico do que um 1.6 convencional, e segundo o diretor geral da Citroën, Francesco Abbruzzesi, o DS3, mesmo com 165 cv, é mais econômico que o Gol 1.0.

Motor menor e turbo. Este é parte do segredo. A BorgWarner Brasil informou já está trabalhando, com algumas montadoras, em novos programas e plataformas de motores flex. Para Arnaldo Iezzi Jr., diretor geral da empresa no país, “a utilização de turbos não será limitada a carros dos segmentos de performance ou premium. Na realidade deverá abranger uma ampla faixa”.

A previsão é de que, com o “downsizing”, ocorrerá a substituição dos motores aspirados de 1.800 a 2.000 cc por motores 1.600 turbo (exemplo: Citroën DS3), dos motores aspirados 1.600 a 1.800 cc por motores turbo de 1.200 a 1.400 cc. E, para a faixa de entrada, motores com turbo abaixo de 1.000 cc.

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