Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Minas Gerais debate inspeção veicular

quarta-feira, 20 de junho de 2012


Antonio Carlos Bento, do GMA (esq. no alto), ressaltou a relevância
da inspeção para o meio ambiente e também para a segurança

No Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), o Estado de Minas Gerais, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, realizou audiência pública para debater sobre a implantação de Inspeção Técnica Veicular Ambiental e de Segurança no estado.

O coordenador do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), Antônio Carlos Bento, compareceu ao evento onde ressaltou, junto às autoridades mineiras, a relevância da inspeção para o meio ambiente e também para itens de segurança, como medidas para redução de acidentes de trânsito.

“30% dos acidentes de trânsito têm origem em problemas mecânicos e 35 mil pessoas morrem por ano em desastres automobilísticos. Só com tratamento de feridos, o País gasta R$ 24,6 milhões”, estima Bento, que anunciou números positivos para a inspeção ambiental veicular realizada em São Paulo.

“Foram evitadas 252 mortes e 298 internações no Estado de São Paulo, obtendo economia de aproximadamente R$ 80 milhões em gastos com saúde, com a adoção do programa em São Paulo”, afirmou o coordenador do GMA.

A frota no País soma 40 milhões de automóveis. Cerca de 11% (4,3 milhões) estão em Minas Gerais, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Há 10 anos, esse número era pouco mais de 2 milhões de unidades, quase duplicou, trazendo mais poluição à atmosfera. “A ampliação para outros estados do programa de inspeção ambiental veicular contribuiria para preservar o meio ambiente, gerar economia de combustível e valorizar o veículo no momento da revenda. O ideal seria associar a medição de emissões de poluentes ao programa mais abrangente com a aprovação da Inspeção Técnica Veicular para verificação de itens de segurança do veículo que aguarda parecer há mais de 10 anos no Congresso Nacional. Muitas vidas poderiam ser salvas, assim como já acontece em mais de 50 países”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives