A partir de junho de 2013, todos os fabricantes e importadores
de baterias automotivas de chumbo-ácido deverão obrigatoriamente certificar o produto
junto ao Inmetro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 18 de
junho, que validou a Portaria Inmetro nº 299, de 14 de junho de 2012.
A medida vale tanto para montadoras quanto o mercado de
reposição, inclusive para veículos com produção descontinuada. Os
distribuidores têm até dezembro de 2013 para zerar estoques de baterias sem
certificação, e o comércio varejista, até junho de 2014.
Devem ser certificadas as baterias ou acumuladores
elétricos chumbo-ácido, limitadas à tensão nominal de 12 Volts e destinadas ao
uso em veículos rodoviários automotores como automóveis de passeio, veículos
comerciais leves e pesados, tratores, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e
quadriciclos.
Estão isentos baterias destinadas especificamente para
uso em motores náuticos, aeronáuticos e em sistemas estacionários, como
centrais de iluminação de emergência, no-breaks, sistemas de energia fotovoltaico
e estações de transmissão de telefonia ou similares, que sejam regulamentados
pela Agência Nacional de Telecomunicações.
ATÉ QUE ENFIM O INMETRO RESOLVEU COLOCAR ORDEM NA CASA, POIS OS FABRICANTES SÓ ESTÃO FAZENDO "LIXO" PARA O CONSUMIDOR. MAS ISSO SÓ ACONTECEU PORQUE AS GRANDES INDÚSTRIAS SOFREM CONCORRENCIA DESLEAL COM AS PEQUENAS INDUSTRIAS. NAO VEJO A HORA DESSE LEI ENTRAR EM VIGOR...DE OLHO NELES INMETRO.
ResponderExcluirmaravilha!!!!
ResponderExcluirquem trabalha sério não terá dificuldade em se adequar.
agora, as boquitas, fundos de quintal e importadas meia boca, irão vazar do mapa.
vai dar uma limpada no mercado.
se DEUS quiser!!!!!!!
acho que isso e balela mais um meio de tirar dinheiro das industris de baterias cendo qoe cada hamperagen valerar 120.000 mil reais
ResponderExcluiracho que o primeiro comentario e de um funcionario da moura ou heliar
ResponderExcluiracho que é muito bom pois essas fabricas que fazian uma baterias de 36ah em caixa de 60ah vai acabar...oba..
ResponderExcluiracho fundamental o inmetro cair em cima desses fabricantes de fundo de quintal,pois assim poderemos trabalhar mais tranquilo .[tem muitos fndos de quintal por ai, vai fechar tudo.]
ResponderExcluirTudo bem, os fabricantes vão começar a respeitar o que colocam no rótulo das baterias que fabricam. Mas e depois que ganham a certificação do INMETRO? Quem vai fiscalizar periodicamente se estão mantendo a qualidade e fidelidade naquilo que dizem???
ResponderExcluirAcredito que nesse pais de corruptos vai se dar rapidamente um jeitinho e que esse selo so vai formar um monopolio que vao aumentar em muito os precos e quem pagara seram os consumidores
ResponderExcluirAcho que será bom, pois existem diversas marcas , que nao fornecem produtos bons ao seu consumidor final, tenho uma ajax em meu veiculo, a 03 anos ohhh bateria boa
ResponderExcluirTudo balela! Desde que iniciou até hoje, tudo continua a mesma coisa, exceto pelos altos custos impostos aos fabricantes para contratar certificadoras e para fazer ensaios. Não há fiscalização. Os fabricantes fazem amostras que nada têm em comum com as baterias que vendem no mercado e registram suas marcas no INMETRO, mas continuam "vendendo gato por lebre"... mas um jeitinho brasileiro de enganar e ser enganado!
ResponderExcluirExatamente o que eu procurava sobre baterias automotivas. Obrigada!
ResponderExcluirBem o que eu buscava sobre bateria estacionária!
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