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Farol Alto

Como ganhar dinheiro

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Boletim 26/2012 – 5 de setembro
Alexandre Akashi

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Esse título é manjado, mas vale. O recado é para os amigos da reparação automotiva, mas pode ser aplicado em qualquer setor da economia. O comércio de produtos ou serviços implica na satisfação do que chamamos de cliente. Cliente satisfeito volta. Às vezes demora, mas volta. Cliente satisfeito atrai novos clientes. O segredo, então, é como satisfazer o cliente.

Imagine que você não é mais o feliz proprietário da oficina, mas sim, um funcionário. Quem é o seu cliente neste caso? O patrão, claro. Afinal, ele paga o salário. Assim, é preciso deixar o patrão-cliente satisfeito para que ele pense: esse vale o salário que pago. Do contrário, rua. Você é o patrão e pensa assim, certo?

Cada cliente é como um patrão, e o que o patrão mais busca em um funcionário é superação de expectativas. Mas Alexandre, não sou pago para descobrir o que o cliente quer! Engano seu. Não se trata de pagar ou não, sua missão é saber o que ele quer antes mesmo dele querer. Como? Fácil. O começo da resposta está no “Olá, tudo bem”, assim que entra na oficina.

Na maioria dos casos, o cliente entra na oficina porque tem um problema. O carro está com defeito, quebrou. O que você enxerga nessa hora? Oportunidade de ganhar dinheiro, certo? Errado. Oportunidade de conquistar um cliente.

Muitas vezes, o problema no carro do cliente é simples de resolver sob o ponto de vista técnico. Mostrar isso para ele é sua obrigação, porém deve deixar claro que é um trabalho que exige técnica e conhecimento específico, mesmo que seja simplesmente trocar uma peça (a maioria das reclamações de garantia que os fabricantes de autopeças recebem é por erro de aplicação, assim, não é qualquer um que sabe apertar parafuso, infelizmente).

Em outras palavras, a conversa com o cliente é fundamental, pois assim é possível descobrir o que ele gosta, o que ele quer. Quase ninguém faz isso. Uma vez que o carro está na oficina, e vai ficar parado lá um ou dois dias, senão mais, porque não aproveita para fazer uma revisão completa no veículo e apontar os pontos críticos e demais necessidades, e apresentar um plano de manutenção ao cliente?

Pode ser que na primeira visita ele ache isso estranho, e com certeza vai pensar que você está querendo empurrar algo mais. Na verdade, está, sim, mas não é um algo qualquer, é uma forma inteligente de ele nunca mais entrar chateado em uma oficina porque o carro dele quebrou na rua e ele ficou a pé. Isso se chama manutenção preventiva.

Pode ser que ele não volte tão cedo quanto você previa, mas um dia volta, porque o carro vai precisar de manutenção (corretiva) novamente. E se for um dos itens que estava na sua lista, o cliente vai entender que aquele trabalho apresentado anteriormente não era ‘empurroterapia’, mas, sim, um alerta de que nada é eterno.

Assim, a base para ganhar dinheiro é superar as expectativas do cliente. Cliente bom não compra preço, compra conforto. Já vi muito dono de oficina reclamar que não tem movimento, mas quando tem o que ele faz? Tira o problema da frente e torce para o cliente nunca mais voltar. Aprendeu como ganhar dinheiro?

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