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Farol Alto

Atenção ao escapamento

quarta-feira, 12 de setembro de 2012



Entre fevereiro e junho de 2012, dos 829,1 mil automóveis que passaram pelo programa de inspeção ambiental veicular, em São Paulo, 20% não foram aprovados pela Controlar. Deste total, 50,3% das rejeições originou na pré-inspeção visual, etapa onde são verificados itens que podem comprometer a integridade do veículo, a segurança das pessoas ou invalidar o resultado final da medição de gases.

Com 14,5% das não aprovações, as alterações, avarias e estado de conservação do sistema de escapamento está entre as quatro principais causas das não aprovações. ”É importante que os motoristas façam não só revisões periódicas para assegurar o funcionamento adequado do sistema, mas também fiquem atentos com relação a alguns hábitos que podem comprometer a vida útil do escapamento”, afirma  o gerente de engenharia de produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores, Henry Grosskopf.

Combustível adulterado e trajetos curtos acumulam água na tubulação e nos silenciosos e, além de não deixar que o sistema trabalhe em temperatura adequada, acabam causando corrosão. Pegar o carro no “tranco” também é outra prática prejudicial ao sistema. Segundo o engenheiro, o excesso de combustível deteriora o catalisador. Outros vilões do escapamento são as lombadas, buracos e depressões no asfalto, que podem soltar e até furar os componentes do sistema.
  
A recomendação é fazer avaliações periódicas em uma oficina de confiança para verificar o estado geral do sistema, utilizar somente combustível e lubrificante de boa qualidade, seguindo sempre as orientações do manual do fabricante.

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