Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Mercado em alta e com novas tecnologias a caminho

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Boletim 27/2012 – 12 de setembro

Alexandre Akashi

Agosto foi o melhor mês da história do Brasil em vendas deveículos zero km, de acordo com Anfavea, a associação das montadoras. A produção chegou a 329,3 mil e as vendas bateram a casa dos 420,1 mil. Isso entre automóveis de passeio, picapes, caminhões e ônibus, nacionais (Brasil,Argentina e México) e importados (demais países do mundo).

Esta é uma boa notícia para o aftermarket. Esta é uma boa notícia para todo mundo. E estes números somente foram possíveis pois o governo abriu mão de uma pequena parcela do IPI. Imaginem se o carro não tivesse imposto nenhum na sua fabricação. A frota com certeza dobraria em poucos anos.

Mais carros nas ruas representam certeza de trabalho futuro para quem atua no aftermarket. Porém, o reparador precisa ficar atento às novidades e tecnologias que começam a ser adotadas pelas montadoras. Este é um assunto que vou abordar com muita frequência, pois nos dias de hoje, quem ficar parado no tempo vai se tornar obsoleto e estará fora deste enorme mercado.

Simplesmente comprar equipamento de última geração não resolve o problema, pois é preciso aprender a usá-lo e tirar o melhor proveito dele. É preciso também saber como o veículo funciona, principalmente agora que quase tudo é controlado eletronicamente. Há quem lembre com saudades o tempo dos carburadores, que para mim é algo extremamente complicado e complexo, mas que segue uma lógica relativamente simples.

Já a injeção eletrônica é o oposto, segue uma lógica complexa mas de funcionamento simples, pois uma vez que as informações são passadas corretamente para a central eletrônica, a ordem de tempo de abertura é transmitida para as válvulas injetora por meio de pulsos elétricos. Assim, os problemas de falha no motor agora têm origens diversas, onde antes, a grande maioria se resumia a um ajuste no carburador.

E a eletrônica invadiu outras partes do carro, e acabou interligando quase todos os sistemas. E em breve, virão os atuadores de acionamento de válvulas, algo que ainda está em desenvolvimento, mas é o tipo de inovação que quando chega, substituir o antigo em questão de meses. E ai, era uma vez comando de válvulas e correia de sincronismo, e por muito tempo o reparador terá de conviver com os dois sistemas.

Novo site
Os leitores mais habituados já repararam que o layout do blog Reparador OnLine está diferente. Foram meses estudando novos modelos até que chegamos ao que vocês leem hoje. E ainda há mais novidades por vir, com acréscimo de páginas e subpáginas.

Neste novo modelo, uma barra com as principais notícias estão fixas em destaque. A cada novo boletim, novos destaques. Na coluna da direita, temos três abas em que é possível agora acessar os textos mais lidos e os arquivos do blog. Há ainda uma aba de marcadores, mas esta ainda iremos evoluir para apresentar os textos em uma ordem bem simples e inteligente. Espero que tenham apreciado o novo modelo e continuem com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives