Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Novos compactos na área

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Boletim 28/2012 – 19 de setembro

Alexandre Akashi

Toyota Etios chega em versões hatch e sedan, com motores 1.3l e 1.5l, com preço a partir de R$ 29.990

A semana que passou foi (e ainda está sendo) bastante corrida e com muitas novidades. No setor automotivo as principais são os lançamentos do primeiro Hyundai fabricado no Brasil, o hatch compacto HB20, montado em Piracicaba (SP), e do primeiro compacto popular da Toyota, o Etios, que é feito em Sorocaba (SP) e chega com motores 1.3l e 1.5l, hatch e sedan.

São dois carros novos e que vão acirrar a briga no segmento mais concorrido do nosso mercado, dos veículos compactos. O Hyundai ganha por sair de fábrica com mais tecnologia agregada, apesar do preço superior: o 1.0l de três cilindros que rende até 80 cv custa a partir de R$ 31.995, e vem com ar-condicionado, airbags duplos e direção hidráulica.
O motor três-cilíndros do Hyundai HB20 rende até 80cv de potêcia

O Toyota tem mais motor; o 1.3l de quatro cilindros desenvolve até 90cv, mas na versão básica, que custa R$ 29.990, tem apenas airbags duplos. A versão de série com ar-condicionado e direção com assistência (elétrica), é a X e custa a partir de R$ 36.190.

Ah, Alexandre, mas o Toyota é mais potente. Sim, sem dúvidas, mas o design do Hyundai deixa as linhas retas e quadradas do Etios no chinelo. Acredito que os designers da Toyota beberam da mesma fonte dos designers da Chevrolet quando pensaram em um carro popular de proporção avantajada (vejam que lindo é o Cobalt). Ambos lembram muito o Renault Logan. Será que custa mais caro fazer carro bonito?

Bom, gosto não se discute (a mesma frase sem a vírgula também é válida). E assim acredito que haverá comprador para todos. A Hyundai já anunciou que em março do ano que vem chega o HB20 sedan para brigar de frente com o Nissan Versa e Fiat Grand Siena. Ufa! Ainda bem.
O novo Audi A1 Sportback: compacto Premium de quatro portas chega para completar a família

E, para quem dinheiro é solução, a Audi acaba de ampliar a linha do compacto Premium A1, com o lançamento do A1 Sportback (de quatro portas), com 122 cv (R$ 94.900) ou 185 cv (R$ 114.900). A mecânica é a mesma do A1 duas portas; 1.4l 16v TFSI, com transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades.

Interlagos
O Audi ultra, Nº2, pilotado pelo brasileiro Lucas Di Grassi (à esquerda), ficou em terceiro lugar
Além de novidades no mercado de carros zero km, São Paulo sediou neste fim de semana uma das competições mais legais do calendário internacional de automobilismo, as 6 Horas de Interlagos, uma versão reduzida das 24 Horas de Le Mans, a prova mais tradicional do universo automotivo.

Parabéns para a equipe Audi que investiu como gente grande, ao contrário das demais montadoras que participam da competição mas decidiram ignorar este evento. Apesar de a vitória nas pistas ter sido do Toyota híbrido, os Audi R18 e-tron (híbrido) e ultra (diesel), este último pilotado também por Lucas Di Grassi, foram os verdadeiros chamarizes para o público que compareceu ao evento.

Evento que contou com a realização de Emerson Fittipaldi, embaixador brasileiro no mundo inteiro quando o assunto é automobilismo. A realização de um evento desta categoria no Brasil é tão importante quanto a Fórmula 1. Tudo bem que falta tradição, afinal este é o primeiro ano do World Championship Endurance (WCE), mas é um campeonato que conta com uma prova de mais de 80 anos de tradição (24 Horas de Le Mans, na França).

Foi impressionante ver como andam esses carros protótipos, fonte de inspiração das montadoras para testar novas tecnologias que pouco tempo depois passam a equipar os modelos top de linha. Um verdadeiro laboratório, talvez muito mais do que a Fórmula 1, hoje.

Feira
O astro da transformação de carros velhos em obras de arte Chip Foose
E para quem pensou que havia acabado, ainda temos a Feitintas que começou ontem e termina na sexta-feira, 21. Hoje ocorreu palestra de nada menos do que Chip Foose, o designer das celebridades nos Estados Unidos, estrela de programas com Rides e Overhaulin, da Discovery Channel, que contou a história da vida dele, desde o primeiro contato com a customização de veículos, ainda criança, na oficina do pai, até como foi procurado pela emissora de TV para estrelar os programas.

Para quem pensa que a vida de Chip Foose foi sempre um mar de rosas, ele comenta: “Quando comecei a Foose Design, tinha 700 dólares no banco, minha esposa estava grávida e ainda tinha o financiamento da casa para pagar”.

O começo de carreira, com o mestre em hot rods Boyd Coddington, falecido astro do programa American Hot Rod, foi, segundo Foose, sem salário e, para conseguir dinheiro, foi atrás de patrocínio. “Um dia cheguei e disse para o Boyd: fiz contato com uma empresa que topa pagar um salário para mim e ainda te pagar 20.000 dólares para colocar a marca deles nos carros que você constrói”, disse Foose. A sorte sempre esteve ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives