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Farol Alto

Segredos do eixo cardan

quinta-feira, 21 de junho de 2012


Exemplo de produtos da linha Spicer

Carro com motor dianteiro e tração traseira. Consquência: eixo cardan, peça muitas vezes esquecida, principalmente em utilitários e comerciais leves. Mas saiba, é preciso dar uma revisada neste componente, de tempos em tempos. “Um dos procedimentos mais importantes para o perfeito funcionamento e boa durabilidade do sistema de transmissão por eixo cardan e cruzeta é a lubrificação”, diz Jair Silva, gerente de serviços da Spicer

Silva recomenda lubrificar o sistema a cada 10 mil km ou 1 mês, especialmente, quando o veículo rodar mais na cidade. Em uso rodoviário, é possível aguardar até 20 mil km ou 3 meses, o que ocorrer primeiro. Já em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita a cada 15 dias.

Mas, há um segredo, pois nem toda graxa é adequada para lubrificar o eixo cardan. “É terminantemente proibido utilizar lubrificantes à base de silicone, graxas usadas para proteção de chassis e grafitadas, pois esses produtos só asseguram proteção superficial ao sistema”, explica o especialista.

“Os componentes do eixo cardan devem ser lubrificados somente com graxas que levam sabão de lítio, com especificação EP2 (Extrema Pressão com grau de consistência 2)”, adverte o gerente de serviços.

Outra dica: caso seja utilizado equipamento pneumático (ar comprimido) para fazer a lubrificação, é preciso certificar-se de que a manutenção dos sistemas de drenagem e filtragem do compressor esteja em ordem. “A contaminação da graxa lubrificante com água e partículas abrasivas reduz consideravelmente a vida útil dos roletes e munhões das cruzetas”, comenta, ao lembrar que é fundamental aplicar graxa na cruzeta até que toda a substância antiga seja eliminada. “A graxa precisa ser expulsa pelas quatro capas da cruzeta”. Caso alguma capa não purgue, basta desapertar um pouco o sistema de fixação. Nas luvas com engraxadeira, o processo de lubrificação é praticamente o mesmo.

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