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Farol Alto

Trabalho em rede

sexta-feira, 13 de abril de 2012


Boletim Extra – sexta-feira, 13 de abril

Alexandre Akashi

Termina amanhã, sábado, a terceira edição da Automec Pesados, feira do aftermarket para veículos comerciais. Com mais de 600 expositores, a feira evoluiu em relação à edição anterior, realizada em 2010, tal como o mercado.

Em conversas com fabricantes de autopeças, ficou evidente a necessidade deles em partirem para uma estratégia mais sofisticada de fazer negócios, de forma mais inteligente, mais preocupada com resultados. Assim, a palavra de ordem é oferecer serviços diferenciados.

A aposta da Dana são os Posto Autorizado Spicer
Tanto que a Dana, uma das gigantes do setor, anunciou a criação de uma rede especializa em serviços para cardans, os Postos Autorizados Spicer. Este será um clube seleto, de poucos participantes, pois para se tornar um posto Spicer, a oficina tem de ter estrutura, equipamentos de ponta e preparo técnico.

Em compensação, terá acesso direto ao estoque da Affinia, empresa responsável pela distribuição das marcas da Dana no mercado de reposição, o que significa prioridade e garantia de fornecimento. Nesse processo, o dono do caminhão sai beneficiado com um serviço de qualidade assegurada pela própria Dana, com peças originais, no menor tempo possível.

Outro serviço diferenciado foi apresentado pela Corteco, porém voltado aos clientes frotistas. Em resumo, fazem o levantamento de todos os veículos da frota, coletam informações como modelo, ano de fabricação, quilometragem atual e média percorrida por ano, entre outras, e a partir daí montam uma planilha individual para cada veículo, com todos os modelos de retentores que ele utiliza, com datas de verificação e substituição preventiva, e o contato do distribuidor mais próximo.
Já a Corteco investe em inteligência
de mercado para vender mais retentores


Este tipo de ação é chamado de inteligência de mercado. Levantar informações para trabalhar de forma mais eficiente os resultados. Toda empresa precisa saber onde estão as oportunidades, para traçar estratégias e fazer planos. E para isso, precisa de informações de mercado, algo que precisa ser muito trabalhado no aftermarket automotivo brasileiro.

Quem também mostrou que está atento ao mercado é a Distribuidora Automotiva, ao anunciar a nova divisão Top Truck, da Rede Pit Stop, que agora é formada pela EuroGarage, para atender veículos de passeio, e a Top Truck, para comerciais. Com 670 pontos de varejo de autopeças nas regiões Sul, Sudeste, Bahia e Pernambuco, a Rede Pit Stop é um exemplo de união para vencer.

A estratégia é simples, e a partir do ano que vem a Distribuidora Automotiva inicia uma nova fase, que ai sim vai fazer muito barulho no mercado, pois será a vez das oficinas ingressarem na rede. Antes, porém, a ideia é levar a rede para todos os estados brasileiros, assim, 2012 será o ano de consolidação, entre os varejistas.

E por que vai dar certo? Pois entrega muito mais benefícios do que cobranças. Trabalhar em unidade com uma matriz que auxilia em assuntos como marketing e também fluxo de caixa, com soluções para financiamento do cliente, é ter uma vantagem sobre a concorrência.
A Distribuidora Automotiva criou sua própria rede de varejo
e a partir do ano que vem começa a agregar oficinas

Quando chegar a vez das oficinas, isso vai ficar mais claro, principalmente para quem tem acesso restrito ao crédito e não consegue oferecer ao cliente opções de pagamento facilitada, sem correr grande risco de levar o calote.

E, por outro lado, a Distribuidora Automotiva garante a própria sobrevivência no mercado, pois apesar de os integrantes da Rede Pit Stop não terem nenhum tipo de obrigação de compra com a distribuidora de autopeças, claro que darão preferência a uma empresa do mesmo grupo.

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