Boletim Extra – sexta-feira, 13 de abril
Alexandre Akashi
Termina amanhã, sábado, a terceira edição da Automec
Pesados, feira do aftermarket para veículos comerciais. Com mais de 600
expositores, a feira evoluiu em relação à edição anterior, realizada em 2010,
tal como o mercado.
Em conversas com fabricantes de autopeças, ficou evidente
a necessidade deles em partirem para uma estratégia mais sofisticada de fazer
negócios, de forma mais inteligente, mais preocupada com resultados. Assim, a
palavra de ordem é oferecer serviços diferenciados.
A aposta da Dana são os Posto Autorizado Spicer |
Tanto que a Dana, uma das gigantes do setor, anunciou a
criação de uma rede especializa em serviços para cardans, os Postos Autorizados
Spicer. Este será um clube seleto, de poucos participantes, pois para se tornar
um posto Spicer, a oficina tem de ter estrutura, equipamentos de ponta e
preparo técnico.
Em compensação, terá acesso direto ao estoque da Affinia,
empresa responsável pela distribuição das marcas da Dana no mercado de
reposição, o que significa prioridade e garantia de fornecimento. Nesse
processo, o dono do caminhão sai beneficiado com um serviço de qualidade
assegurada pela própria Dana, com peças originais, no menor tempo possível.
Outro serviço diferenciado foi apresentado pela Corteco,
porém voltado aos clientes frotistas. Em resumo, fazem o levantamento de todos
os veículos da frota, coletam informações como modelo, ano de fabricação,
quilometragem atual e média percorrida por ano, entre outras, e a partir daí
montam uma planilha individual para cada veículo, com todos os modelos de
retentores que ele utiliza, com datas de verificação e substituição preventiva,
e o contato do distribuidor mais próximo.
Já a Corteco investe em inteligência de mercado para vender mais retentores |
Este tipo de ação é chamado de inteligência de mercado. Levantar
informações para trabalhar de forma mais eficiente os resultados. Toda empresa
precisa saber onde estão as oportunidades, para traçar estratégias e fazer
planos. E para isso, precisa de informações de mercado, algo que precisa ser
muito trabalhado no aftermarket automotivo brasileiro.
Quem também mostrou que está atento ao mercado é a
Distribuidora Automotiva, ao anunciar a nova divisão Top Truck, da Rede Pit
Stop, que agora é formada pela EuroGarage, para atender veículos de passeio, e
a Top Truck, para comerciais. Com 670 pontos de varejo de autopeças nas regiões
Sul, Sudeste, Bahia e Pernambuco, a Rede Pit Stop é um exemplo de união para
vencer.
A estratégia é simples, e a partir do ano que vem a
Distribuidora Automotiva inicia uma nova fase, que ai sim vai fazer muito
barulho no mercado, pois será a vez das oficinas ingressarem na rede. Antes,
porém, a ideia é levar a rede para todos os estados brasileiros, assim, 2012
será o ano de consolidação, entre os varejistas.
E por que vai dar certo? Pois entrega muito mais
benefícios do que cobranças. Trabalhar em unidade com uma matriz que auxilia em
assuntos como marketing e também fluxo de caixa, com soluções para
financiamento do cliente, é ter uma vantagem sobre a concorrência.
A Distribuidora Automotiva criou sua própria rede de varejo e a partir do ano que vem começa a agregar oficinas |
Quando chegar a vez das oficinas, isso vai ficar mais
claro, principalmente para quem tem acesso restrito ao crédito e não consegue
oferecer ao cliente opções de pagamento facilitada, sem correr grande risco de
levar o calote.
E, por outro lado, a Distribuidora Automotiva garante a
própria sobrevivência no mercado, pois apesar de os integrantes da Rede Pit
Stop não terem nenhum tipo de obrigação de compra com a distribuidora de
autopeças, claro que darão preferência a uma empresa do mesmo grupo.
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