Alexandre Akashi
Começou ontem, terça-feira, a Automec Pesados, feira do
aftermarket para veículos comerciais que chega à terceira edição com um pouco
mais de fôlego, apesar do número ainda tímido de grandes expositores. Mas mesmo
assim há novidades, inclusive para quem trabalha exclusivamente com veículos ciclo
Otto.
Durante todo o dia de ontem estive lá para conferir as
novidades, e por isso este boletim chega com um dia de atraso aos caros
leitores. Desculpem. Para compensar, conto aqui o que há de mais interessante
na feira para se ver, além de notícias de mercado que valem a pena conhecer.
Raffaele, da Alfatest, apresenta o scanner New Kaptor |
O equipamento foi desenvolvido especialmente para
trabalhar no ambiente de oficinas, tem charme e sofisticação, e promete fazer
sucesso. Roda em ambiente Windows 7 (uma pena, pois apesar de ser a plataforma mais
popular, não é a melhor), com processador Intel de 1,33 GHz ou 1,66 GHz, 1 GB
de memória RAM, HD de 32 GB, wi-fi, bluetooth, câmera 2.0 MP, duas entradas
USB, slot para cartão SD, mini VGA e sensor de rotação.
Uma das vantagens do Windows é a característica
multitarefa que o sistema possibilita. Assim, é possível ouvir música ao mesmo
tempo que se faz as leituras do carro, assim como acessar a internet (via
wi-fi). O New Kaptor é equipamento de ponta, feito para oficinas que acompanham
o desenvolvimento tecnológico, pois mesmo com tela sensível ao toque
capacitiva, muito mais sensível do que as reativas, como a do Kaptor Evolution,
mãos com graxa e umidade não são aconselháveis, e este é um desafio para esta
tecnologia.
Na Automec Pesados, a demonstração do equipamento foi
feita sob veículos Diesel, mas serve também para carros de passeio, pois chega ao
mercado para atender uma nova gama de reparadores, e co-existir com os demais scanners
da marca, como o Kaptor Evolution e o Intelibox. Em relação à gama de modelos atendidos,
a Alfatest está atenta ao mercado, e trabalha para ampliar a linha de veículos
atendidos. “Esta ano ainda teremos os primeiros sistemas Diesel Euro 5 dos
motores Cummins e MWM”, revela Raffaele Ventieri Neto, da Alfatest.
Bosch
A bancada Bosch EPS 708: testes em sistemas common rail na metade do tempo |
Vale ressaltar que este tipo de equipamento é para quem
tem senso apurado de negócios, pois exige (ainda) elevado investimento. Mas, o
retorno é proporcional. Além de estar apto a trabalhar com pressões de até
2.500 bar (a maioria dos veículos common rail no Brasil trabalha com 1.800
bar), com apenas dois kits de adaptadores, a nova bancada testa injetores
Delphi e Denso, e também os injetores com tecnologia piezo.
A Bosch demonstra também uma sala limpa, uma simulação de
laboratório de reparo de válvula injetora common rail, com todo tipo de ferramenta
necessária para o trabalho. Coisa de primeiro mundo.
Tecnomotor
O Analisador de Performance TM 900T, da Tecnomotor |
Totalmente portátil, utiliza cinco pilhas AA como fonte
de energia, deve ser preso no parabrisas do veículo, tal como um aparelho de
GPS, e coleta dados da rotação do motor, por meio de uma pinça indutiva, e
velocidade do veículo, pro meio de sensor externo infravermelho, instalado na
roda.
Dispõe ainda de sensor de velocidade interna, temperatura
interna e externa, pressão atmosférica e interface USB para comunicação com PC,
além de entrada para cartão SD. A Tecnomotor disponibiliza dois tipos de analisadores
de performance, um para veículos ciclo Otto, R$ 7.842, e outro para veículos
comerciais, R$ 10.700.
Outra novidade apresentada pela Tecnomotor é a bancada de
teste de bombas de alta pressão common rail, TM 508, peça que complementa a
bancada de testes de válvulas injetoras, TM 507, que está na terceira geração, com
novidades como as funções pré-injeção e pré-aquecimento de injetores.
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