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Farol Alto

Scanners e outros equipamentos ganham sofisticação

terça-feira, 10 de abril de 2012

Boletim 5/2012 – 10 de abril

Alexandre Akashi

Começou ontem, terça-feira, a Automec Pesados, feira do aftermarket para veículos comerciais que chega à terceira edição com um pouco mais de fôlego, apesar do número ainda tímido de grandes expositores. Mas mesmo assim há novidades, inclusive para quem trabalha exclusivamente com veículos ciclo Otto.

Durante todo o dia de ontem estive lá para conferir as novidades, e por isso este boletim chega com um dia de atraso aos caros leitores. Desculpem. Para compensar, conto aqui o que há de mais interessante na feira para se ver, além de notícias de mercado que valem a pena conhecer.

Raffaele, da Alfatest, apresenta o scanner New Kaptor
O primeiro ponto explorado foram os fabricantes de equipamentos de diagnose. Estão presentes Alfatest, Bosch e Tecnomotor, todos com modernos scanners e equipamentos que auxiliam, e muito, o diagnóstico e reparação do veículo, seja ele ciclo diesel ou Otto. Na Alfatest o destaque é o New Kaptor, scanner sob plataforma de tablet PC, com tela sensível ao toque de 10 polegadas, que possibilita uma bela experiência de leitura de parâmetros.

O equipamento foi desenvolvido especialmente para trabalhar no ambiente de oficinas, tem charme e sofisticação, e promete fazer sucesso. Roda em ambiente Windows 7 (uma pena, pois apesar de ser a plataforma mais popular, não é a melhor), com processador Intel de 1,33 GHz ou 1,66 GHz, 1 GB de memória RAM, HD de 32 GB, wi-fi, bluetooth, câmera 2.0 MP, duas entradas USB, slot para cartão SD, mini VGA e sensor de rotação.

Uma das vantagens do Windows é a característica multitarefa que o sistema possibilita. Assim, é possível ouvir música ao mesmo tempo que se faz as leituras do carro, assim como acessar a internet (via wi-fi). O New Kaptor é equipamento de ponta, feito para oficinas que acompanham o desenvolvimento tecnológico, pois mesmo com tela sensível ao toque capacitiva, muito mais sensível do que as reativas, como a do Kaptor Evolution, mãos com graxa e umidade não são aconselháveis, e este é um desafio para esta tecnologia.

Na Automec Pesados, a demonstração do equipamento foi feita sob veículos Diesel, mas serve também para carros de passeio, pois chega ao mercado para atender uma nova gama de reparadores, e co-existir com os demais scanners da marca, como o Kaptor Evolution e o Intelibox. Em relação à gama de modelos atendidos, a Alfatest está atenta ao mercado, e trabalha para ampliar a linha de veículos atendidos. “Esta ano ainda teremos os primeiros sistemas Diesel Euro 5 dos motores Cummins e MWM”, revela Raffaele Ventieri Neto, da Alfatest.

Bosch
A bancada Bosch EPS 708: testes em sistemas
common rail na metade do tempo
Na Bosch, o destaque é a nova máquina de teste de bombas e válvulas injetoras common rail, EPS 708, equipamento obrigatório para Truck Centers com a bandeira da marca, pois realiza em quase metade do tempo os testes nos componentes, com pressão de até 2.500 bar. Mas, Alexandre, não há sistema de 2.500 bar no mercado! Ainda não, mas um dia haverá, e logo. Assim, não se trata de um luxo, mas, sim, investimento.

Vale ressaltar que este tipo de equipamento é para quem tem senso apurado de negócios, pois exige (ainda) elevado investimento. Mas, o retorno é proporcional. Além de estar apto a trabalhar com pressões de até 2.500 bar (a maioria dos veículos common rail no Brasil trabalha com 1.800 bar), com apenas dois kits de adaptadores, a nova bancada testa injetores Delphi e Denso, e também os injetores com tecnologia piezo.

A Bosch demonstra também uma sala limpa, uma simulação de laboratório de reparo de válvula injetora common rail, com todo tipo de ferramenta necessária para o trabalho. Coisa de primeiro mundo.

Tecnomotor
O Analisador de Performance TM 900T, da Tecnomotor
Já a Tecnomotor apresenta o Analisador de Performance TM 900T, um dinamômetro eletrônico portátil, que permite realizar testes de potência na roda, no motor, torque, aceleração, frenagem, retomada, aferição de velocímetro e testes em percurso livre. Com investimento de menos de 10% de um dinamômetro de rolo, o equipamento proposto pela Tecnomotor auxilia os reparadores a checar eventuais problemas do veículo sem precisar soltar um parafuso.

Totalmente portátil, utiliza cinco pilhas AA como fonte de energia, deve ser preso no parabrisas do veículo, tal como um aparelho de GPS, e coleta dados da rotação do motor, por meio de uma pinça indutiva, e velocidade do veículo, pro meio de sensor externo infravermelho, instalado na roda.

Dispõe ainda de sensor de velocidade interna, temperatura interna e externa, pressão atmosférica e interface USB para comunicação com PC, além de entrada para cartão SD. A Tecnomotor disponibiliza dois tipos de analisadores de performance, um para veículos ciclo Otto, R$ 7.842, e outro para veículos comerciais, R$ 10.700.

Outra novidade apresentada pela Tecnomotor é a bancada de teste de bombas de alta pressão common rail, TM 508, peça que complementa a bancada de testes de válvulas injetoras, TM 507, que está na terceira geração, com novidades como as funções pré-injeção e pré-aquecimento de injetores.

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