Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Sindicatos debatem área fiscal

quinta-feira, 19 de abril de 2012


O Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo) realizaram fórum para debater o SAT – Sistema Autenticador e Transmissor da Nota Fiscal - Cupom Fiscal Eletrônico.

“A ideia é acabar com o cupom fiscal e transformá-lo em eletrônico”, explicou o supervisor de fiscalização de documentos digitais da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Marcelo Fernandez. Para o fisco, irá melhorar a capacidade de acompanhamento e controle das operações. Já os consumidores ganharão com a redução do prazo do registro das operações.

O presidente do Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre, entende que a implantação do SAT está prestes a acontecer e o evento foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e permitir que sejam feitos ajustes necessários.

O especialista do governo explicou que o processo não é complicado. O consumidor realiza a compra, o aplicativo comercial do contribuinte formata os dados, enquanto o SAT complementa o arquivo, assina digitalmente, armazena o CF-e (cupom fiscal eletrônico) e devolve para o aplicativo comercial. Em seguida, imprime o extrato para o consumidor. A Secretaria da Fazenda recebe e armazena os dados e disponibiliza para a consulta do consumidor na internet.

Será necessário um SAT por caixa, mas apenas uma impressora compartilhada poderá imprimir o extrato. A impressão é obrigatória do extrato, mas o consumidor tem o direito de escolher se quer os dados resumidos da compra ou completos.

A Secretaria da Fazenda verifica o status do SAT em determinados períodos e pode também modificar essa periodicidade conforme o volume de compras, caso de datas festivas, como o Natal e Dia das Mães. A atualização do software e a certificação digital podem ser feitas remotamente.

De acordo com o cronograma da Secretaria da Fazenda, a implantação do SAT começa em 2013 pelos maiores contribuintes, mas deve se estender por cinco anos.

O evento, que reuniu varejistas e reparadores, contou com o apoio da Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças) e Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives