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Farol Alto

Da graxa à caneta: a nova evolução já começou

terça-feira, 17 de abril de 2012

Boletim 6/2012 – 17 de abril

Alexandre Akashi


Propulsor do Chevrolet Corvette em vista explodida
Há algumas semanas reencontrei um velho amigo e tive uma grata surpresa, pois sempre que converso com ele tenho oportunidade de ampliar conhecimentos, que faço questão de dividir com vocês, caros leitores.

Entre as centenas de assuntos que discutimos, uma se destacou: a evolução do setor de reparação automotiva, ordenada pela tecnologia. Mas, engana-se quem pensa que falamos de sensores, atuadores, módulos e demais dispositivos eletroeletrônicos, cada vez mais presentes nos veículos. Debatemos sobre as transformações no ser humano diante deste negócio chamado oficina.

Por mais de 50 anos, o automóvel foi uma máquina exclusivamente mecânica, e a partir do momento que começamos a dominar a energia elétrica, incluímos um sistema elétrico para produzir faísca, iluminar caminhos e sinalizar intenções. Até este momento, carro era sinônimo de dor de cabeça, muita dor de cabeça, pois quebrava com frequência e se desregulava sozinho.

Por ser considerado uma máquina complexa (e para a grande maioria, ainda é) havia poucas pessoas que sabiam lidar com ele. E, para tanto, era preciso ser técnico. Assim, mesmo com um volume de veículos bem menor nas ruas, as oficinas eram repletas de automóveis para serem consertados. Havia fluxo de caixa e o dono da oficina sorria de orelha a orelha, batia a mão no peito e se chamava ‘mecânico’.
Vista explodida de um propulsor a jato

Esse momento é lembrado com saudosismo por muitos profissionais, pois não havia tempo ruim. Mas, novas tecnologias surgiram, e se o carro antes tinha motor, hoje tem propulsor, termo que remete a foguetes e aeronaves, mas hoje utilizado pela indústria automotiva com um motivo bastante simples: valorizar o automóvel e sua tecnologia.

O que aconteceu? Ocorreu que a tecnologia encontrada em um automóvel hoje pode ser equiparada a de uma nave espacial, resguardadas suas proporções e utilizações, claro. Isso porque um propulsor a jato também dispõe de todo um sistema de injeção eletrônica com sensores, atuadores e módulos que gerenciam e controlam a queima de combustível. A tecnologia nasceu lá, na aeronáutica e desceu para os carros.

A partir desse momento, o ser humano evoluiu e deixou de operar máquinas para trabalhar com foguetes. Na oficina, porém, muitos ainda são mecânicos, apesar de já trabalharem com foguetes. Mas, diferentemente daquele mecânico de antigamente, que vivia com a oficina lotada de carros quebrados para serem consertados, hoje garimpam pequenas migalhas, pois apesar de os carros ainda quebrarem, isso não ocorre mais como antes.

Na evolução tecnológica, os automóveis ficaram mais sofisticados e confiáveis. Afinal, um foguete não pode parar no meio do caminho por causa de um giclê defeituoso, ou porque com a trepidação a mistura ar-combustível ficou desregulada. Não há mais giclê e a mistura, agora, é dosada automaticamente dependendo das leituras de entrada e saída de dados.

Esta é, portanto, uma questão de conscientização do mecânico, que com a evolução, passou a ser chamado de reparador automotivo. Afinal, depois da introdução da eletrônica, há pouco de mecânica para trabalhar no automóvel. A mecânica não dá mais defeito, mas a eletrônica! Essa sim, ainda é muito sensível.

A boa novidade é, ao mesmo tempo, a má. A eletrônica automotiva evolui sem parar. O reparador automotivo precisa se preparar para uma nova evolução, que já começou. Alguns já saíram na frente, abandonaram a velha fórmula de tocar uma oficina e partiram para ações que refletem o perfil de quem trabalha com foguetes.

Em outras palavras, deixaram de ser mecânicos-reparadores e agora são Empresários de Manutenção Automotiva, e isso, caros amigos, representa muito. No universo dos veículos automotivos, as tecnologias se misturam, se confundem e tornam-se uma só, graças à eletrônica. Carros, motos, caminhões, ônibus, barcos, aviões, foguetes, tudo que tem motor a combustão interna hoje é alvo do empresário da manutenção.

Por isso, é preciso abrir a mente para novos horizontes, enxergar as oportunidades que estão a sua frente e investir nestes novos mercados. Hoje, com a disseminação da informação, a formação técnica é facilmente obtida. Novos equipamentos surgem a cada instante, assim como ferramentas.

Evoluir é isso. Fazer o que sempre foi feito, porém de forma diferente, melhor, com mais qualidade, assertividade e consciência. Não se pode mais trabalhar um automóvel na oficina como antigamente, nem mesmo quando se reforma carros antigos, pois não se produzem mais motores, e sim propulsores.

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