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Farol Alto

Dia de craque

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Boletim 21/2012 – 3 de agosto
Alexandre Akashi

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Defeito intrigante no Hyundai VeraCruz levou dias para ser diagnosticado; montadora sabe mas encara problema como um cuidado que o dono do carro deve ter

Está ai um nome interessante para uma campanha promocional para os reparadores: Dia de Craque. Isso porque para resolver tantos defeitos misteriosos, que a cada dia desafia mentes e habilidades dos reparadores automotivos, só sendo craque mesmo.

Uma das seis equipes que participaram do Dia de Craque Delphi
Mas não se animem muito, pois já foi utilizado pela Delphi Soluções em Produtos e Serviços em recente campanha junto aos distribuidores: Dia de Craque Delphi. A mecânica era mais simples, bastava ser bom de vendas, e o prêmio jogar bola em um dos estádios mais conhecidos do Brasil, a Vila Belmiro, do Santos FC, em Santos, litoral Sul de São Paulo.

Para quem pensa que este prêmio é coisa à toa, errou. Entrar na Vila Belmiro e jogar futebol onde craques como Pelé, Robinho e Neymar foram descobertos é de arrepiar. E, como a ideia da Delphi era divertir o pessoal, alguns profissionais da bola foram convidados para abrilhantar a festa, e participar das ‘peladas’. Eram eles Biro Biro, Wladimir, Vampeta, Dinei, Zenon e Gilberto Costa.

Mas voltado para a oficina, o relato de um defeito intrigante chamou atenção esta semana. O caso aconteceu com meu amigo Sergio Torigoe, da Auto Elétrico Torigoe. Depois de ficar alguns dias parado na garagem da casa do cliente, o Hyundai VeraCruz 2008/2009 não pegava mais.

Na concessionária, constataram que o defeito era bateria. Bateria trocada, e dois dias depois, ao tentar abrir o carro, nada. De novo. Não abria, não pegava, nada. O carro tinha rastreador e DVD Player, equipamentos que são fonte de consumo. A primeira providência foi desligar estes equipamentos e dar carga na bateria. Resolvido? Não. O defeito persistia.
A busca pelo problema consumiu dois dias de exame completo dos sistemas eletro eletrônicos, conferência de todos os chicotes, desmontagem completa do interior do veículo. Todas as ligações estavam em ordem e sem fuga de corrente, curto-circuito, nada. O carro estava em perfeitas condições.

Foi ai que ao examinar com mais cuidado a caixa de fusíveis, um chamou atenção, pois está em destaque, emoldurado por um quadro laranja. Ao consultar o manual do proprietário, Torigoe encontrou a resposta para parte do problema: fusível de memória. “No manual do proprietário está escrito que a montadora recomenda o dono do carro desligar aquele fusível quando o carro ficar parado por um longo período para evitar descarregar a bateria”, disse Torigoe.

Dito e feito. Bateria nova, recarregada, e fusível desligado. Depois de dias, basta reconectá-lo no lugar e dar a partida. Torigoe explica que este fusível desliga os acessórios e o contato do miolo da chave, assim não há nenhum tipo de consumo de sistemas de conforto e partida. Por precaução, desligou o DVD.

Assim, a recomendação dada ao cliente é a seguinte: saiu do carro, desliga o fusível. Tudo bem que de um dia para o outro, a bateria aguenta, mas dois dias, não. Porém, este é um problema crônico deste modelo e de alguns outros Hyundai, que sofrem com descarregamento precoce da bateria, aparentemente sem motivo, tanto que há esta recomendação no manual do proprietário.

Em outras palavras, a Hyundai sabe do problema, mas não o encara como defeito, mas, sim, um cuidado que o dono do carro deve ter, para não ficar na mão. Este é o tipo de caso que deixa insatisfeito o cliente da marca, pois somente depois que compra o veículo descobre o tamanho da encrenca que se meteu. Ainda mais neste caso, que o carro foi comprado usado.

É deste tipo de desafio que falei no início deste texto. O da Delphi também é válido, pois incentivar equipes de vendas a superar metas, não é fácil. A campanha Dia de Craque ocorreu de setembro a dezembro de 2011, contou com a participação de 44 distribuidores que durante todos os meses disputaram as vagas para entrar em campo na Vila Belmiro.

No final, foram montados seis times, cada equipe contou com a participação de um jogador de futebol profissional, que disputaram um mini torneio, de um dia, com direito a show do árbitro Margarida e locução especial de comentaristas-comediantes, como Alexandre Porpetone, que faz o personagem Cabrito Tevez. Após os jogos, houve premiação aos vencedores e aquela feijoada com pagode.

As empresas que mais se destacaram e participaram deste evento foram: APS, Auri Autopeças, CAR Central, Comando Autopeças, COMDIP, Emprepar, Infinity, Injepeças, Fator Distribuidora de Autopeças, Koga Koga Distribuidora de Autopeças, Real Moto Peças, Roles, Scherer Distribuidora de Autopeças, Auto Norte, BHZ Peças, Bodipasa e Royce.

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