Alexandre Akashi
Clique aqui e curta nossa fan page no Facebook
Defeito intrigante no Hyundai VeraCruz levou dias para ser diagnosticado; montadora sabe mas encara problema como um cuidado que o dono do carro deve ter |
Está ai um nome interessante para uma campanha promocional para os reparadores: Dia de Craque. Isso porque para resolver tantos defeitos misteriosos, que a cada dia desafia mentes e habilidades dos reparadores automotivos, só sendo craque mesmo.
Uma das seis equipes que participaram do Dia de Craque Delphi |
Para quem pensa que este prêmio é coisa à toa, errou.
Entrar na Vila Belmiro e jogar futebol onde craques como Pelé, Robinho e Neymar
foram descobertos é de arrepiar. E, como a ideia da Delphi era divertir o
pessoal, alguns profissionais da bola foram convidados para abrilhantar a
festa, e participar das ‘peladas’. Eram eles Biro Biro, Wladimir, Vampeta,
Dinei, Zenon e Gilberto Costa.
Mas voltado para a oficina, o relato de um defeito
intrigante chamou atenção esta semana. O caso aconteceu com meu amigo Sergio Torigoe,
da Auto Elétrico Torigoe. Depois de ficar alguns dias parado na garagem da casa
do cliente, o Hyundai VeraCruz 2008/2009 não pegava mais.
Na concessionária, constataram que o defeito era bateria.
Bateria trocada, e dois dias depois, ao tentar abrir o carro, nada. De novo. Não
abria, não pegava, nada. O carro tinha rastreador e DVD Player, equipamentos
que são fonte de consumo. A primeira providência foi desligar estes equipamentos
e dar carga na bateria. Resolvido? Não. O defeito persistia.
A busca pelo problema consumiu dois dias de exame
completo dos sistemas eletro eletrônicos, conferência de todos os chicotes, desmontagem
completa do interior do veículo. Todas as ligações estavam em ordem e sem fuga
de corrente, curto-circuito, nada. O carro estava em perfeitas condições.
Dito e feito. Bateria nova, recarregada, e fusível desligado.
Depois de dias, basta reconectá-lo no lugar e dar a partida. Torigoe explica
que este fusível desliga os acessórios e o contato do miolo da chave, assim não
há nenhum tipo de consumo de sistemas de conforto e partida. Por precaução, desligou
o DVD.
Assim, a recomendação dada ao cliente é a seguinte: saiu
do carro, desliga o fusível. Tudo bem que de um dia para o outro, a bateria
aguenta, mas dois dias, não. Porém, este é um problema crônico deste modelo e
de alguns outros Hyundai, que sofrem com descarregamento precoce da bateria,
aparentemente sem motivo, tanto que há esta recomendação no manual do
proprietário.
Em outras palavras, a Hyundai sabe do problema, mas não o
encara como defeito, mas, sim, um cuidado que o dono do carro deve ter, para
não ficar na mão. Este é o tipo de caso que deixa insatisfeito o cliente da
marca, pois somente depois que compra o veículo descobre o tamanho da encrenca que
se meteu. Ainda mais neste caso, que o carro foi comprado usado.
É deste tipo de desafio que falei no início deste texto. O
da Delphi também é válido, pois incentivar equipes de vendas a superar metas,
não é fácil. A campanha Dia de Craque ocorreu de setembro a dezembro de 2011, contou
com a participação de 44 distribuidores que durante todos os meses disputaram
as vagas para entrar em campo na Vila Belmiro.
No final, foram montados seis times, cada equipe contou
com a participação de um jogador de futebol profissional, que disputaram um mini torneio, de um
dia, com direito a show do árbitro Margarida e locução especial de comentaristas-comediantes, como Alexandre Porpetone, que faz o personagem Cabrito Tevez. Após os jogos, houve premiação aos vencedores e aquela feijoada com pagode.
As empresas que mais se destacaram e participaram deste evento
foram: APS, Auri Autopeças, CAR Central, Comando Autopeças, COMDIP, Emprepar,
Infinity, Injepeças, Fator Distribuidora de Autopeças, Koga Koga Distribuidora
de Autopeças, Real Moto Peças, Roles, Scherer Distribuidora de Autopeças, Auto
Norte, BHZ Peças, Bodipasa e Royce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário