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O que é equalizar o amortecedor? A resposta é simples e quem responde
é o supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva, ao explicar que é preciso puxar
a haste para fora e empurrar para dentro (curso total) pelo menos cinco vezes
até que se observe movimento uniforme do amortecedor, com a haste deslizando
sem trancos.
Segundo Silva, o ar se desloca dentro do amortecedor porque a
peça fica guardada na posição deitada, como o óleo é mais pesado desce e deixa
espaço para o ar na parte de cima. Por isso, nunca faça a equalização na
posição horizontal ou deite os amortecedores equalizados no chão antes de colocar
no carro.
Assim, recapitulando, o passo a passo para a equalização dos
amortecedores:
1- Deixe o amortecedor na posição de instalação, com a haste
para cima;
2- Repita a operação de puxar a haste para fora e empurrar para
dentro (curso total). Este movimento deve ser repetido pelo menos cinco vezes
até que o reparador observe que o movimento do amortecedor fica uniforme e a
haste desliza sem trancos.
Cuidados ao
fazer a troca:
- Inicialmente é importante verificar o estado geral de todos os
componentes da suspensão, pois dependendo do tipo de solo e da forma como o
condutor dirige, o desgaste pode ser maior ou menor. Verifique também o estado
dos coxins, coifas e batentes.
Para finalizar, é importante fazer o aperto com o veículo
totalmente apoiado no chão para que todo o conjunto de suspensão fique no
ângulo normal de trabalho.
“Após realizar qualquer serviço na suspensão, é fundamental que
se faça o alinhamento do veículo, com equipamentos e ferramentas adequadas a
cada veículo, observando rigorosamente os parâmetros determinados pela
montadora. Pontos e ângulos fora dos ideais podem até causar trincas ou
empenamentos”, explica Silva.
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