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Farol Alto

Dicas para equalizar o amortecedor

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


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O que é equalizar o amortecedor? A resposta é simples e quem responde é o supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva, ao explicar que é preciso puxar a haste para fora e empurrar para dentro (curso total) pelo menos cinco vezes até que se observe movimento uniforme do amortecedor, com a haste deslizando sem trancos.

Segundo Silva, o ar se desloca dentro do amortecedor porque a peça fica guardada na posição deitada, como o óleo é mais pesado desce e deixa espaço para o ar na parte de cima. Por isso, nunca faça a equalização na posição horizontal ou deite os amortecedores equalizados no chão antes de colocar no carro.

Assim, recapitulando, o passo a passo para a equalização dos amortecedores:
1- Deixe o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima;

2- Repita a operação de puxar a haste para fora e empurrar para dentro (curso total). Este movimento deve ser repetido pelo menos cinco vezes até que o reparador observe que o movimento do amortecedor fica uniforme e a haste desliza sem trancos.

Cuidados ao fazer a troca:
- Inicialmente é importante verificar o estado geral de todos os componentes da suspensão, pois dependendo do tipo de solo e da forma como o condutor dirige, o desgaste pode ser maior ou menor. Verifique também o estado dos coxins, coifas e batentes.
Para finalizar, é importante fazer o aperto com o veículo totalmente apoiado no chão para que todo o conjunto de suspensão fique no ângulo normal de trabalho.

“Após realizar qualquer serviço na suspensão, é fundamental que se faça o alinhamento do veículo, com equipamentos e ferramentas adequadas a cada veículo, observando rigorosamente os parâmetros determinados pela montadora. Pontos e ângulos fora dos ideais podem até causar trincas ou empenamentos”, explica Silva.

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