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Equipe Audi terá o brasileiro Lucas Di Grassi como piloto
A equipe do R18 ultra 2: os pilotos Lucas Di Grassi, Tom Kristensen e Allan McNish |
O que São Paulo tem em comum com a cidade de Le Mans, na
França? Até ontem, nada, mas a partir de 15 de setembro, a Capital Paulista
passa a ser uma das oito cidades do mundo a sediar o Campeonato Mundial de
Endurance, que tem como principal etapa as 24 Horas de Le Mans, a mais
tradicional competição automotiva do planeta, com 89 anos de história.
A iniciativa é de Emerson Fittipaldi, nosso embaixador
quando o assunto é automobilismo. A prova no Brasil é chamada de 6 Horas de São
Paulo, e ocorre no dia 15 de setembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos
estão à venda e custam entre R$ 70 a R$ 2.800. “Queremos trazer um pouco da
magia que é Le Mans para São Paulo e fazer o público curtir carros e sentir o
automobilismo de perto, assim teremos atividades pré-corrida inclusive para
quem comprar o ingresso mais barato, com pit walk para passar de perto pelos carros
que vão disputar a prova”, afirmou Fittipaldi em coletiva de imprensa.
A etapa de São Paulo é a quinta do calendário da FIA.
Anteriormente já ocorreram as etapas dos Estados Unidos (12 Horas de Sebring),
em março, Belgica (6 Horas de Spa-Francorchamps), em maio, 24 Horas de Le Mans,
na França, em junho, 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra, em agosto.
Depois de Interlagos, o mundial segue para o Japão, com
as 6 Horas de Fuji, dia 30 de setembro, Bahrein (6 Horas de Bahrein), dia 20 de
outubro, e finaliza na China, com as 6 Horas da China, dia 11 de novembro, em
local ainda a ser definido.
Audi
Vendedora 11 vezes em Le Mans e outras tantas provas de
endurance, a Equipe Audi vem com tudo para São Paulo, com dois carros Audi R18
ultra, sendo um deles, o número 2, pilotado pelo brasileiro Lucas Di Grassi, em
parceria com Tom Kristensen e Allan McNish, atuais líderes do mundial de
marcas.
A escolha de Di Grassi foi anunciada por Leandro
Radomile, responsável pela Audi Brasil, e pelo Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da
Audi Motorsport. O piloto conta que realizou teste há três semanas no circuito
alemão de Lauzitsring, oportunidade que permitiu sentir as dificuldades de
pilotar um veículo protótipo, fechado, bem diferente de um carro tipo fórmula,
que normalmente utiliza como piloto de testes da Pirelli no desenvolvimento de
pneus para a Fórmula 1.
“A visibilidade é menor e não escuto barulho do motor;
tem mas não é como estou acostumado, e como o motor é diesel a velocidade de
reta é grande”, afirmou o piloto. “A técnica de pilotagem é similar ao de um
Fórmula 1, mas mesmo assim vou aprender muito com meus companheiros de equipe”,
disse de forma humilde, ciente da responsabilidade que a marca deposita nele.
Os carros R18 ultra que a Audi traz para a etapa
brasileira do mundial são os mesmos que competiram em Le Mans. São modelos
protótipos, com motor diesel V6 de 3,7 litros, de 510 hp, 850 Nm de torque, 900
kg. Vai ser de tirar o fôlego.
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