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A Osram está em campanha para que todos sejam obrigados a
andar com os faróis acessos mesmo durante o dia. Bacana, pois é comprovado que
isso aumenta a visibilidade e minimiza os riscos de acidentes. “A luz faz com que motoristas e demais usuários das vias,
como pedestres e ciclistas, detectem situações de perigo mais facilmente,
aumentando o tempo de reação para tomadas de decisão mais assertivas”, explica o
gerente Nacional de Vendas e Marketing da divisão de lâmpadas automotivas e
especiais da OSRAM, Ricardo Lepich.
Caso seja aprovado, o projeto de lei 3522/12 fará com que
o ato de andar com os faróis apagados seja considerado uma infração média,
gerando quatro pontos de penalidade para o condutor e uma multa de R$ 85,13.
A ideia, claro, vai movimentar o mercado de lâmpadas, e a
Osram tem uma específica para uso diurno, a DRL – Day Running Light. Baseadas
na tecnologia dos LEDs, elas são capazes de evitar gastos excessivos com a
troca das tradicionais halógenas, visto que o aumento considerável de sua
utilização devido à novidade fará com que seu tempo de utilização diminua. “Os
LEDs são menos sensíveis às trepidações das vias e têm uma vida útil muito
superior às opções convencionais, sendo a opção certa caso tenhamos a
implementação desta Lei”, comenta o especialista da multinacional alemã.
Atualmente, o Brasil exige que a luz baixa seja usada
apenas durante o período noturno e sempre que o veículo transitar por túneis -
Lei 9.503/97, parte do Código de Trânsito Brasileiro. “Além das adaptações
técnicas, estamos falando de uma mudança de comportamento. Com o aumento
constante do número de carros circulando em nosso país é sempre importante
pensarmos em novas estratégias para aumentar a segurança”, finaliza Leptich.
Mas se a lei pegar, os carros que têm sensor de acendimento automático dos faróis será item inútil e, quem pagou mais caro pela tecnologia, vai morrer com o prejuízo. Assim, será que essa lei pega mesmo?
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