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Farol Alto

Farol aceso

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


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A Osram está em campanha para que todos sejam obrigados a andar com os faróis acessos mesmo durante o dia. Bacana, pois é comprovado que isso aumenta a visibilidade e minimiza os riscos de acidentes. “A luz faz com que motoristas e demais usuários das vias, como pedestres e ciclistas, detectem situações de perigo mais facilmente, aumentando o tempo de reação para tomadas de decisão mais assertivas”, explica o gerente Nacional de Vendas e Marketing da divisão de lâmpadas automotivas e especiais da OSRAM, Ricardo Lepich.

Caso seja aprovado, o projeto de lei 3522/12 fará com que o ato de andar com os faróis apagados seja considerado uma infração média, gerando quatro pontos de penalidade para o condutor e uma multa de R$ 85,13.

A ideia, claro, vai movimentar o mercado de lâmpadas, e a Osram tem uma específica para uso diurno, a DRL – Day Running Light. Baseadas na tecnologia dos LEDs, elas são capazes de evitar gastos excessivos com a troca das tradicionais halógenas, visto que o aumento considerável de sua utilização devido à novidade fará com que seu tempo de utilização diminua. “Os LEDs são menos sensíveis às trepidações das vias e têm uma vida útil muito superior às opções convencionais, sendo a opção certa caso tenhamos a implementação desta Lei”, comenta o especialista da multinacional alemã.

Atualmente, o Brasil exige que a luz baixa seja usada apenas durante o período noturno e sempre que o veículo transitar por túneis - Lei 9.503/97, parte do Código de Trânsito Brasileiro. “Além das adaptações técnicas, estamos falando de uma mudança de comportamento. Com o aumento constante do número de carros circulando em nosso país é sempre importante pensarmos em novas estratégias para aumentar a segurança”, finaliza Leptich.

Mas se a lei pegar, os carros que têm sensor de acendimento automático dos faróis será item inútil e, quem pagou mais caro pela tecnologia, vai morrer com o prejuízo. Assim, será que essa lei pega mesmo?

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