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Farol Alto

A volta do carburador

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


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O carburador NKCB 092  atende os veículos Brasília 1.6, de 1973 a 1975; Fusca 1.5/1.6, de 1970 a 1983 e Kombi, de 1972 a 1983
A inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo trouxe de volta o carburador para dentro das oficinas. Não sabe o que é isso? Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata, explica: “Era o carburador que alimentava os motores a explosão no Brasil até 1989, ano em que começou a ser gradualmente substituído pelo sistema de injeção eletrônica”.

O componente é fundamental para assegurar o bom funcionamento do motor do veículo e a correta emissão de gases poluentes. A Nakata é um dos fabricantes do componente e, oferece modelos de carburadores para aplicação em Fusca, Brasília e Kombi: o NKCB 091 para aplicação em Fusca 1.3 gasolina, do ano 1973 a 1983, modelo carburador 30 PIC, e o NKCB 092 atende os veículos Brasília 1.6, de 1973 a 1975; Fusca 1.5/1.6, de 1970 a 1983 e Kombi, de 1972 a 1983, carburador modelo 30 PIC.

Mais de 4 milhões de veículos da frota circulante brasileira contam com mais de 18 anos de uso, segundo o Sindipeças - Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. A maioria destes veículos utiliza sistema de carburação para misturar a dosagem correta de combustível com o ar, fazendo com que o motor funcione adequadamente. 

“Muitos automóveis, mais antigos, sofrem com a falta de manutenção no carburador e acabam sendo reprovados na Inspeção Veicular Ambiental”, comentou Silva. Em muitos casos, é preciso trocar a peça por outra nova para garantir os níveis de emissões de poluentes exigidos no programa de inspeção, trazendo, assim, ganhos para o meio ambiente e para a saúde da população.

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