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Farol Alto

Manutenção preventiva – será que agora vai?

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Boletim 31/2012 – 10 de outubro

Alexandre Akashi

Na linha de inspeção do GMA, são feitos testes de faróis, freios e suspensão

A semana foi cheia de notícias. Umas boas outras nem tanto. Vamos começar pelas boas. A melhor de todas é que o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, acaba de dar um passo importante na conscientização do motorista em relação à importância da manutenção preventiva, com a inauguração do primeiro posto móvel de inspeção técnica veicular, que nos próximos três meses estará no Auto Shopping Cidade Morumbi, próximo ao McDonald’s e Extra na Marginal Pinheiros, entre as pontes do Morumbi e João Dias.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, todos os motoristas interessados em avaliar as condições de suspensão, freios e regulagem dos faróis podem passar gratuitamente pelo posto e fazer a revisão do carro.

A linha de inspeção foi fornecida pela Bosch. Trata-se do mesmo equipamento encontrado nas empresas de inspeção de segurança veicular, mas com uma engenharia excepcional, que exigiu nove meses de desenvolvimento. Isso porque diferentemente das linhas convencionais, embutida no solo, a do GMA é suspensa em rampa modular, o que permite o transporte para qualquer lugar do País e fora dele.

O engenheiro Leonardo Recher Neto, da Bosch, desenvolveu a rampa de testes
De acordo com o consultor de assistência técnica da Bosch, Leonardo Recher Neto, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do sistema, o maior desafio foi tornar a rampa estável para que os equipamentos que avaliam o estado dos freios e suspensão realizassem as leituras com precisão. “Como não estão enterrados no chão, mas sim suspensa em uma rampa, a probabilidade de incidência de interferência é maior, e por isso foi preciso montar uma estrutura bem rígida para evitar isso”, disse.

O trabalho da Bosch foi bem feito, tanto que a rampa tem aparência de ser um produto de prateleira da empresa. Ideia que o gerente da unidade de negócios de equipamentos de testes da Bosch, Mathias Ganzhorn, gostou. “É para se pensar”, afirmou. Só que ele não arrisca precificar o produto. Assim, vai depender do interesse do mercado.

Carro 100%
Este tópico vai fazer analogia ao programa do GMA, Carro 100%, pois durante a cerimônia de inauguração do posto itinerante de manutenção preventiva ocorreu uma ideia interessante. O ponto escolhido pelo GMA foi o estacionamento do Auto Shopping Cidade Morumbi, um local onde há diversas lojas de veículos seminovos. Então por que não começar a inspeção pelos carros que estão lá, para serem vendidos?

O mal negociante pensa: “Eu? Fazer isso nos carros que vou vender? Não sou louco! Assim o cliente vai ver que o carro precisa trocar suspensão e freio e não vai vender”. Já o bom comerciante, como o Robson Real, da Detroit Center, fez questão de passar todos os carros do showroom e afixar no vidro o relatório da inspeção, para mostrar ao cliente o real estado do veículo.

Este é, portanto, uma ideia a ser copiada por todos os lojistas do Auto Shopping Cidade Morumbi, e diria mais, é uma iniciativa que todos os Auto Shoppings do País podia adotar: a instalação de uma linha de inspeção técnica veicular, inclusive com inspeção ambiental, para análise de gases.

Nos próximos meses, além de vender carros com transparência, o pessoal da Detroit Center vai ter mais informações sobre o carro dado na troca, pois antes de fechar negócio convidará o cliente a passar o veículo na rampa de inspeção. O direito de o cliente recusar é total, assim como o direito de a loja não fechar negócio com ele.

Aos reparadores, fica a lição do revendedor de carros. Antes de dar orçamento ao cliente, indique que ele faça a inspeção. Leve o carro do cliente lá, para ter 100% de certeza que há problemas com freio e suspensão, e mostrar transparência.

E às autoridades, governos municipais, estaduais e federal, fica a dica. Populismo bom é aquele que não prejudica quem mais paga imposto, em benefício aos que não têm como se locomover. Tirar o carro velho caindo aos pedaços de circulação é uma questão de saúde pública, pois o risco de um carro desses causar um acidente é enorme.

Assim, nas cidades com mais de um milhão de veículos, a inspeção técnica veicular é fundamental, assim como investimento em transporte público decente que faça com que o cidadão pense duas vezes antes de tirar o carro da garagem.

Em tempo, no posto itinerante do GMA são realizados testes de alinhamento de faróis, qualidade do fluido do freio, suspensão, freio de serviço e freio de estacionamento. “Vamos ter de revisar a norma ABNT de manutenção preventiva veicular, pois ela recomenda somente a verificação da quantidade do fluido de freio, e hoje é importante também testar a qualidade dele”, afirma o diretor do Sindirepa-SP, Antonio Gaspar.

Segundo o coordenador do GMA, Antonio Carlos Bento, a expectativa é realizar cerca de 1000 inspeções por mês. “Temos capacidade de fazer até 65 inspeções por dia, assim acredito que este é um número bastante viável”, comenta. Será que agora vai? Parte da responsabilidade é sua também. Assim, prestigie e compareça!

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