Boletim 31/2012 – 10 de outubro
Alexandre Akashi
Na linha de inspeção do GMA, são feitos testes de faróis, freios e suspensão |
A semana foi cheia de notícias. Umas boas outras nem tanto. Vamos
começar pelas boas. A melhor de todas é que o GMA – Grupo de Manutenção
Automotiva, acaba de dar um passo importante na conscientização do motorista em
relação à importância da manutenção preventiva, com a inauguração do primeiro
posto móvel de inspeção técnica veicular, que nos próximos três meses estará no
Auto Shopping Cidade Morumbi, próximo ao McDonald’s e Extra na Marginal
Pinheiros, entre as pontes do Morumbi e João Dias.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, todos os motoristas
interessados em avaliar as condições de suspensão, freios e regulagem dos
faróis podem passar gratuitamente pelo posto e fazer a revisão do carro.
A linha de inspeção foi fornecida pela Bosch. Trata-se do mesmo
equipamento encontrado nas empresas de inspeção de segurança veicular, mas com
uma engenharia excepcional, que exigiu nove meses de desenvolvimento. Isso
porque diferentemente das linhas convencionais, embutida no solo, a do GMA é
suspensa em rampa modular, o que permite o transporte para qualquer lugar do País
e fora dele.
O engenheiro Leonardo Recher Neto, da Bosch, desenvolveu a rampa de testes |
De acordo com o consultor de assistência técnica da Bosch,
Leonardo Recher Neto, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do sistema, o
maior desafio foi tornar a rampa estável para que os equipamentos que avaliam o
estado dos freios e suspensão realizassem as leituras com precisão. “Como não
estão enterrados no chão, mas sim suspensa em uma rampa, a probabilidade de incidência
de interferência é maior, e por isso foi preciso montar uma estrutura bem rígida
para evitar isso”, disse.
O trabalho da Bosch foi bem feito, tanto que a rampa tem
aparência de ser um produto de prateleira da empresa. Ideia que o gerente da
unidade de negócios de equipamentos de testes da Bosch, Mathias Ganzhorn,
gostou. “É para se pensar”, afirmou. Só que ele não arrisca precificar o
produto. Assim, vai depender do interesse do mercado.
Carro 100%
Este tópico vai fazer analogia ao programa do GMA, Carro 100%,
pois durante a cerimônia de inauguração do posto itinerante de manutenção
preventiva ocorreu uma ideia interessante. O ponto escolhido pelo GMA foi o
estacionamento do Auto Shopping Cidade Morumbi, um local onde há diversas lojas
de veículos seminovos. Então por que não começar a inspeção pelos carros que
estão lá, para serem vendidos?
O mal negociante pensa: “Eu? Fazer isso nos carros que vou
vender? Não sou louco! Assim o cliente vai ver que o carro precisa trocar
suspensão e freio e não vai vender”. Já o bom comerciante, como o Robson Real, da
Detroit Center, fez questão de passar todos os carros do showroom e afixar no
vidro o relatório da inspeção, para mostrar ao cliente o real estado do
veículo.
Este é, portanto, uma ideia a ser copiada por todos os lojistas
do Auto Shopping Cidade Morumbi, e diria mais, é uma iniciativa que todos os
Auto Shoppings do País podia adotar: a instalação de uma linha de inspeção
técnica veicular, inclusive com inspeção ambiental, para análise de gases.
Nos próximos meses, além de vender carros com transparência, o
pessoal da Detroit Center vai ter mais informações sobre o carro dado na troca,
pois antes de fechar negócio convidará o cliente a passar o veículo na rampa de
inspeção. O direito de o cliente recusar é total, assim como o direito de a loja
não fechar negócio com ele.
Aos reparadores, fica a lição do revendedor de carros. Antes de
dar orçamento ao cliente, indique que ele faça a inspeção. Leve o carro do
cliente lá, para ter 100% de certeza que há problemas com freio e suspensão, e
mostrar transparência.
E às autoridades, governos municipais, estaduais e federal, fica
a dica. Populismo bom é aquele que não prejudica quem mais paga imposto, em
benefício aos que não têm como se locomover. Tirar o carro velho caindo aos
pedaços de circulação é uma questão de saúde pública, pois o risco de um carro
desses causar um acidente é enorme.
Assim, nas cidades com mais de um milhão de veículos, a inspeção
técnica veicular é fundamental, assim como investimento em transporte público
decente que faça com que o cidadão pense duas vezes antes de tirar o carro da
garagem.
Em tempo, no posto itinerante do GMA são realizados testes de
alinhamento de faróis, qualidade do fluido do freio, suspensão, freio de
serviço e freio de estacionamento. “Vamos ter de revisar a norma ABNT de
manutenção preventiva veicular, pois ela recomenda somente a verificação da
quantidade do fluido de freio, e hoje é importante também testar a qualidade
dele”, afirma o diretor do Sindirepa-SP, Antonio Gaspar.
Segundo o coordenador do GMA, Antonio Carlos Bento, a
expectativa é realizar cerca de 1000 inspeções por mês. “Temos capacidade de fazer
até 65 inspeções por dia, assim acredito que este é um número bastante viável”,
comenta. Será que agora vai? Parte da responsabilidade é sua também. Assim,
prestigie e compareça!
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