Começa amanhã (2 de outubro), em São Paulo, o evento de
tecnologia automotiva mais importante do hemisfério sul do planeta, o Congresso
e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que este ano
tem como tema central ‘A engenharia da mobilidade em mercados competitivos:
soluções por meio de inovações tecnológicas’.
Com mais de 100 estandes, de 80 empresas automotivas, a
mostra de engenharia traz uma infinidade de inovações. São tecnologias que
visam oferecer mais conforto, conectividade e segurança para motoristas e
passageiros, além da redução do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.
A exposição fica aberta todos os dias para o público, das 12h às 20h. A entrada
é gratuita. Veja as novidades que alguns expositores terão nos estandes:
AETHRA – expõe
nova geração de tanques de combustível em chapas de aço com revestimento
organometálico. Com desenvolvimento 100% nacional, os tanques totalmente
ecológicos equipam carros exportados para a América do Sul e Europa. Atendem às
normas PZEV e LEVII, da Califórnia (EUA) e a EURO 5 e EURO VI. A AETHRA fornece
o sistema contemplando o reservatório de combustível completo e o tubo de
enchimento em aço organometálico. Desta forma, o sistema é montado na linha
final do cliente.
APPLUS IDIADA –
apresenta protótipo E-Cabstar, veículo comercial elétrico de emissão zero e
capacidade de 1,1 tonelada de carga. O carregamento completo da bateria é feito
em 4 horas, com autonomia de 130 km e oito horas de uso urbano.
AVL –
apresenta o FlowSonix ™Air, instrumento de medição bidirecional de vazão
mássica do ar de admissão com rápido tempo de resposta, além de um otimizado
processo de calibração e manutenção. Também expõe o MOVE, uma linha de
equipamentos para aplicação a bordo do veículo desenvolvido para realizar
medições de combustão, consumo de combustível e emissões gasosas e
particulados. Está habilitado a atender as legislações a serem aplicadas
futuramente no mercado brasileiro.
BASF – empresa
expõe tecnologias de catalisadores para diferentes sistemas de pós-tratamento
utilizados em motos, carros e veículos pesados. Os destaques são as inovações
para motores a diesel, desenvolvidas para atender à legislação P7 do Proconve,
como as tecnologias de catalisadores SCR (Selective Catalytic Reduction), DOC
(Diesel Oxidation Catalysts), AMOX (Ammonia Oxidation) e CSF (Catalyzed Soot
Filter).
BOSCH – Um dos
destaques da Bosch é o Start Stop Avançado e Start Stop Coasting. O sistema
Start Stop, que hoje equipa mais de 1,6 milhão de veículos na Europa, permite
que o motor seja desligado automaticamente quando o carro encontra-se parado,
com o câmbio em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista,
através do acionamento do pedal de embreagem. Tudo isso sem a necessidade de
acionar a chave de ignição. Dessa forma, a tecnologia pode reduzir em até 15% o
consumo de combustível e a emissão de CO2. Com o objetivo de desenvolver
soluções para uma mobilidade mais econômica e que gere o menor impacto possível
ao meio ambiente, a Bosch apresenta a evolução do sistema Start Stop. Agora é
possível economizar combustível e reduzir as emissões de poluentes mesmo com o
motor em funcionamento, com o Start Stop Avançado e Start Stop Coasting. Essas
tecnologias proporcionam de 20% a 25% de economia de combustível e menos
emissões de poluentes.
DELPHI – expõe
sistema eletroeletrônico para acionamento de injetores aquecidos, de
aquecimento dos bicos injetores durante a ignição do veículo. Os novos sistemas
antecipam as exigências de novas regulamentações referentes ao controle de
emissões na fase fria inicial de funcionamento do motor. Expõe o Crimpless,
novo conceito de processo para junção de cabos automotivos multifilares a
terminais metálicos; e o GDi, sistema de injeção direta de combustível que
proporciona melhor eficiência na combustão, reduzindo as emissões e o consumo
de combustível. Expõe o Mini Compressor Variável Compacto, com cinco pistões,
que atende aplicações de espaço reduzido de montagem; com capacidade máxima de
100cm3; permite redução de 0,5 kg no peso total; e apresenta um consumo de
combustível de 5% a 14% menor em relação ao compressor de deslocamento fixo. E
também a Tecnologia Ultra Leve Delphi (composite case), que substitui as partes
metálicas do chassi do rádio por composto plástico, reduzindo sua massa em até
30%. A apresenta o Injetor Diesel Multec 3, coletores de admissão,injetores
aquecidos, cabos de alumínio, conexões e terminais para cabos de alumínio; e
miniaturização em conexões e sistemas completos de ar-condicionado e
arrefecimento de motor.
EDAG – expõe a
terceira versão do EDAG Light Car Sharing, para o transporte da família. O
veículo tem motor 100% elétrico, que atende à demanda do crescente mercado de
“car sharing”: você pode locar o veículo, utilizando seu i-phone, buscá-lo no
local estipulado e, após utilização, deixá-lo nos pontos de entrega. Além da
diminuição das emissões atmosféricas, a proposta é de nova alternativa de
transporte, em que o cidadão não precisa utilizar o próprio carro, porque pode
facilmente fazer a locação e compartilhar o veículo com outros usuários. A
modalidade tem ganhado muitos adeptos na Europa.
ELRINGKLINGER -
apresenta conjunto de armazenamento de energia de carros elétricos ou híbridos
denominado E-Mobilit; e também o sistema Fuel Cell Technology, células de carga
para alta temperatura a ser aplicado como fonte de energia em motores elétricos
de corrente alterada transformando energia de gás, etanol ou biodiesel em
energia elétrica. Além disso, Filtros de Particulado Diesel revestidos com
substância exclusiva, livres de metais pesados e preciosos, altamente
catalítico com significante melhoria na redução de fuligens da aplicação, para
sistema de pós-tratamento de gases, obrigatórios na nova lei de emissões Euro 5
ou Proconve P7 com tecnologia exclusiva no revestimento e melhora da
eficiência.
FEV –
apresenta o sistema VCR (taxa de compressão variável) de dois estágios,
componente para motores que permite a variação geométrica da taxa de compressão
em motores de combustão interna. Permite adequar a taxa de compressão ao
combustível utilizado, o que permite melhor aproveitamento energético e até 8%
de redução do consumo de combustível e menor emissão de poluentes. As
características de misturas de combustível à base de etanol podem ser bem
melhor exploradas do que no caso de motores convencionais. O sistema VCR de
dois estágios está pronto para industrialização.
FIAT – expõe o
Novo Fiat Punto, com sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de
emergência), iluminação de luzes de posição na lanterna por LEDs, Blue&Me
com eco:Drive, novo câmbio Dualogic® Plus ― com a possibilidade de mudanças de
marchas por borboletas posicionadas no volante — e o HSD (High Safety Drive)
airbag duplo + freios ABS de série em todas as versões. Para a versão T-Jet, o
Novo Punto traz ainda a novidade Seletor DNA ― Dinâmico, Normal e Autonomia ―,
que permite ao motorista escolher o modo de condução. Também traz os motores
1.6 16V E.torQ, 1.8 16V E.torQ e 1.4 16V Turbo, que já fazem parte da linha
atual, e agora passa a incorporar o motor Fire EVO 1.4 em sua linha 2013.
FORD - expõe o
Novo EcoSport, primeiro veículo global da Ford criado no Brasil, na versão topo
de linha Titanium, com motor 2.0 Flex de alumínio, de 147/141 cv com etanol e
gasolina. O utilitário compacto é referência em dirigibilidade, segurança, conforto,
economia de combustível e tecnologias de conectividade e assistência ao
motorista. Equipado de série com direção elétrica, freios ABS e sistema
multimídia SYNC com comandos de voz, oferece também seis airbags, controle
eletrônico de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa,
ar-condicionado digital, abertura das portas e partida sem chave, sensor de
chuva, sensor de estacionamento e faróis com acendimento automático, entre
outros itens.
FREUDENBERG-NOK –
especializada no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações
hidráulicas e pneumáticas, apresenta novo conceito tecnológico para reduzir
emissões dos veículos. Expõe a peça Levitex®, uma solução em desenvolvimento,
com base num conceito de vedação dinâmica, cujo principal diferencial é o ganho
de eficiência energética por meio da redução de atrito e consequente redução de
emissões dos veículos.
GENERAL CABLE –
líder global no desenvolvimento, fabricação e comercialização de cobre,
alumínio, fios e cabos de fibra óptica para energia, indústria e mercado de
comunicação, a empresa norte-americana expõe sua linha de cobre, alumínio, fios
e cabos de fibra óptica para energia, indústria e mercado de comunicação, com
aplicabilidade no setor automotivo; eletrônico, para cabos especiais; e cabos
de baixa, média e alta voltagem. No estande, os produtos são expostos em forma
e tamanho original, além de protótipos para demonstração.
GENERAL MOTORS DO
BRASIL – expõe o Chevrolet Spin, com motor 1.8L EconoFlex. Apresenta
excelente torque em baixas rotações, versatilidade, conforto e economia de
combustível. Excelente desempenho devido ao alto torque durante toda faixa de
rotação, baixo consumo de combustível e baixa manutenção. Trasmissão Automática
GF6 - de 6 marchas, que também permite trocas manuais e mais suaves. Menor
consumo de combustível. Suspensão Dianteira e Suspensão Traseira - Oferece o
que há de melhor em conforto e segurança na cidade e na estrada, e um maior
controle e segurança nas manobras. Painel de Instrumentos & Cluster -
Painel de instrumentos funcional com cluster, painel central e storages de
fácil acesso para o motorista. O cluster é digital e inclui computador de bordo
com indicação do consumo médio de combustível, velocidade média, autonomia,
relógio, hodômetro e indicação de marcha. Funcionalidade, conectividade e
design no conceito Chevrolet de dual cockpit. Conceito de "upper
glovebox" proporciona fácil acesso ao seu interior.
GKN DRIVELINE -
líder mundial em sistemas e componentes de transmissão automotiva apresenta
produtos dos quatro segmentos de atuação: CVJ, AWD, TransAxle, eDrive. Destaque
para o diferencial de bloqueio eletrônico, sistema de transmissão automotiva
que proporciona o benefício da distribuição de tração otimizada com o mínimo
impacto no volume ocupado. Além disso, não necessita nenhuma lubrificação
especial ou modificador de fricção e possui um mecanismo de bloqueio simples
que pode ser combinado com qualquer diferencial de deslizamento limitado.
HARMAN – expõe
uma tecnologia para smartphones que vai revolucionar a forma como as pessoas
acessam a internet enquanto estão no trânsito, o AHAradio. O rádio interativo
foi projetado para acessar serviços como boletins atualizados sobre o tráfego
local, playlists de música de acordo com o gosto do usuário, GPS e até ouvir a
atualização de status de amigos nas redes sociais. Estabelece conectividade com
smartphones e integração aos sistemas multimídia desenvolvidos para os veículos
fornecidos na região/país onde a tecnologia está disponível. O aplicativo
estará disponível para teste no estande.
IQA – O
Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) participa com foco na certificação
compulsória de componentes automotivos instituída pela portaria nº 301 de
21/07/2011 do Inmetro, que a partir de janeiro de 2013 exigirá o selo de
qualidade para amortecedores, bombas de combustível (ciclo Otto), buzinas,
pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de
pistão, bronzinas e lâmpadas automotivas comercializados no mercado de
reposição. Focará também os treinamentos para a indústria automotiva, como os
cursos sobre as normas VDA, que o IQA representa no Brasil e Argentina.
IVECO – lança
a nova suspensão cabine IVECO “VERTIS”, que aumenta o conforto. Proporciona
redução da transmissibilidade vibracional no domínio de média e alta
frequências. Apresenta também o Daily GNV, veículo comercial leve para
transporte de carga movido com motor ciclo Otto 3.0 litros alimentado a GNV ou
biometano para distribuição e logística urbana. O veículo utiliza combustível
alternativo ao diesel, conta com ruído e custo operacional reduzido comparado
com o mesmo veículo diesel, e redução de poluentes. MOTOR F1C GNV, de 3.0
litros ciclo Otto alimentado a GNV ou Biometano. Para aplicação em veículos
comerciais leves IVECO, conta com combustível alternativo ao diesel, ruído e
custo operacional reduzido comparado com o mesmo motor diesel e redução de
poluentes. TECTOR 170E20 GNV, veículo médio chassi cabine vocacionado para
coleta urbana de resíduos sólidos movido com motor 6.0 litros ciclo Otto
alimentado a GNV ou Biometano. Conta com combustível alternativo ao diesel,
ruído e custo operacional reduzido comparado com o mesmo veículo diesel,
transmissão automática, suspensão traseira reforçada e redução de poluentes.
JTEKT –
apresenta o sistema de direção elétrico (C-EPS) do Nissan March, rolamento de
cubo de roda de 3ª geração com ABS integrado (3HUB) e o CVJ (Constant Velocity
Joint), todos lançamento no mercado. O sistema de direção elétrico (C-EPS) é
montado com assistência elétrica na coluna, cuja função é reduzir o esforço
para manobrar o veículo, trazendo mais conforto para a dirigibilidade. O cubo
de roda é responsável pela rolagem das rodas do veículo. Nele é fixado o sensor
do ABS, cujo sistema proporciona mais segurança ao veículo. O CVJ é uma peça
responsável pela transferência de torque para as rodas.
MAGNETI MARELLI -
apresenta as principais tendências em iluminação para os próximos anos, com
foco em segurança, alta tecnologia e design. Por meio da unidade Automotive
Lighting, a empresa oferece para a indústria nacional o LED de baixo custo, o
LED DRL (Daytime Running Lights, iluminação diurna) e a lâmpada de xenon de 25
watts. Além de conhecer detalhes sobre o desenvolvimento de produtos da marca,
os visitantes podem conferir a eficiência dos sistemas na prática. No estande a
empresa montou uma câmara escura - simulando uma estrada, à noite, - para demonstração
dos diferentes tipos de iluminação automotiva. A sistemista ainda reforça o
compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras nos segmentos de
Powertrain, Sistemas de Exaustão, Amortecedores, Suspensões e Infotainment
Telemática, sempre em busca de produtos mais eficientes para um mercado
automotivo cada vez mais exigente.
MELLING –
Apresenta Bomba d’água elétrica auxiliar, para sistemas auxiliares de
arrefecimento, desenvolvida para trabalhar em ambientes com temperaturas
extremas (-40 a 150°C). Bomba customizada, construída com motor brushless e com
eletrônica embarcada que suporta temperatura ambiente de -40° a 150°C. Bomba
d’agua elétrica, utilizada para sistemas auxiliares de arrefecimento,
desenvolvida para trabalhar em ambientes com temperaturas extremas. Possui
controle de rotação e sistema de comunicação LIN/CAN/PWM, desenvolvida com
motor de relutância variável (SR) e com eletrônica embarcada. SR é um motor de
concepção robusta, caracterizado por não utilizar ímãs permanentes em sua fabricação,
o que o torna adequado para trabalhos em altas temperaturas. Bomba d’agua com
embreagem eletromagnética (second generation), para sistema de arrefecimento,
com função de vazão zero controlada eletronicamente, para reduzir a fase fria
do motor, diminuindo as emissões de CO2. Bomba eletronicamente operada, com
baixo consumo de energia, em que o acoplamento ocorre por meio magnético.
MWM – expõe os
motores MaxxForce 7.2H Euro V, MaxxForce 4.2I Tier 4 e como destaque o
MaxxForce 3.2H Euro VI, desenvolvido com recentes tecnologias diesel, como os
injetores centrais e verticais, o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com
comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico
e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez. Na versão
Euro VI o modelo conta com o sistema EGR e a tecnologia NPF, combinação do
catalisador SCR e DPF para atingir os patamares exigidos na redução da emissão
de poluentes. O motor MaxxForce 3.2H pode ser aplicado em caminhões leves, veículos
urbanos de carga, miniônibus, microônibus, picapes, SUV’s e vans.
NAPRO -
representando a Sensor's Inc, a Napro Eletrônica, de Diadema, lança o
equipamento SEMTECH ECOSTAR - Mobile Test Bench que faz medições de gases de
escapamento de veículos em movimento (on board). É ideal para análises em tempo
real dos gases e material particulado em gramas, diretamente do veículo em
movimento, dispensando dinamômetro. Equipamento está em acordo com US EPA CFR
40.
NEUMAYER TEKFOR – lança a NT® SpiderNut e a NT® LightDiff. A
NT® SpiderNut é uma porca com características autotravante para aplicação em
pontas de eixo, rolamentos cônicos e como porca de roda central. Possui rápida
fixação segura e precisa com ou sem aplicação de força axial no conjunto. Entre
os diferencias estão segurança contra perda de torque, resistente a severas
vibrações, impactos e cargas de choque, não tem limitações para o reuso, fácil
manuseio na linha de montagem e em manutenções. Possibilita aplicações em
locais com elevada temperatura de trabalho (acima de 120º C) e fornecimento de
apenas um componente. A NT® LightDiff é um diferencial leve capaz de transferir
torque e permitir diferenciação de rotação entre as rodas de carros de passeio
com tração dianteira, traseira ou tração integral. Reduz peso e empacotamento
do conjunto.
NORGREN –
apresenta linha de válvulas para gerenciamento de fluídos em sistemas de
powertrain. São produtos robustos e de extrema precisão, cujas qualidades já
foram totalmente comprovadas pelos maiores fabricantes de veículos comerciais
ao redor do mundo. As aplicações são das mais diversas, como controle do EGR,
freio-motor, turbos wastegate, de duplo estágio, e VGT, retarder, dentre
outras, sempre com os diferenciais de serem produtos customizados, que integram
diversos componentes em um único produto, e garantem o controle preciso exigido
para atendimento ao Proconve P7 e Euro 6.
NORMA GROUP –
expõe linhas de ureia com aquecimento para sistemas de SCR (Selective Catalytic
Reduction) – NORMAFLEX© Geração 2. São conectadas no tanque de uréia (lado
frio) e ao sistema de exaustão (lado quente). Mesmo em temperaturas baixas no
tanque, onde o aquecedor é necessário para descongelamento, altas temperaturas
ocorrem no sistema de exaustão, surgindo conflito entre garantir um
descongelamento adequado e ao mesmo tempo evitar sobreaquecimento na linha. O
aquecimento é gerado por condutor em PA12 (dois fios internos), posicionado no
centro do tubo, por toda a extensão, proporcionando um aquecimento direto no
fluído. Através de um sensor posicionado no final da linha, quando se inicia o
descongelamento, o sistema detecta a diferença de pressão desativando o sistema
de aquecimento. A linha é aquecida com uma potência de 10W/m, sem necessidade
de aquecimento no conector, totalizando um consumo de 40W. Comparada com outras
linhas, apresenta redução de peso, tamanho e consumo de potência.
PROJETOS
ESTUDANTIS SAE BRASIL – A SAE BRASIL expõe projetos vencedores,
desenvolvidos e construídos por universitários para as competições estudantis
promovidas pela instituição, um deles o carro Fórmula SAE, da equipe FEI,
pentacampeã nacional e 8ª colocada em junho último na Fórmula SAE de Lincoln,
Nebraska, EUA, melhor posição obtida até hoje pelo Brasil na competição da SAE
INTERNATIONAL. O carro off-road Baja SAE da Escola Politécnica da USP, campeão
da 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano; e um
projeto de AeroDesign, do Instituto Federal Educacional de Ciências e
Tecnologia de São Paulo, campeão na Classe Micro na 13ª Competição SAE BRASIL
AeroDesign, realizada em outubro de 2011. Também um carro conceito Mileage
desenvolvido por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, que conquistaram a
segunda colocação numa seleção de ‘papers’ de universitários no País, pelo
Comitê Educação de Engenharia do Congresso.
ROBTEC – líder
em prototipagem rápida na América Latina lança o ATOS Scanbox, equipamento de
medição óptica automatizado que tem rápida operação e mais flexibilidade e
confiabilidade. Com um robô acoplado, permite escaneamento preciso, mais
facilidade e resultados mais concisos e rápidos. Executa medições repetitivas e
pode ser utilizado junto à produção. Entre as novidades está o sensor da GOM,
ATOS Triple Scan, desenvolvido para medição óptica 3D de alta resolução e uso
em cenários de produção industrial, além de um robô com alcance ideal,
cabeamento profissional e manual de usuário. Para operar a célula de inspeção e
avaliar os dados é utilizado apenas o software GOM Inspect Professional. Agora
com um ponto de contato para tudo. A mensuração de processos pode ser planejada
rapidamente e de maneira fácil e programada sem roteiros convencionais. Permite
o controle de robôs com simples “arrastar-e-soltar” e programação em ambiente
off-line.
SABIC – A
SABIC apresenta a linha de resinas termoplásticas: LEXANTM Glazing, que
substitui o vidro em janelas de veículos. Promove a redução de até 50% do peso
e aumento da eficiência energética e redução das emissões dos veículos; e a
LEXANTM EXL, de policarbonato, que substitui o uso de ligas metálicas na
fabricação de volantes para veículos. Ambas oferecem flexibilidade de design na
elaboração de projetos e alta produtividade, pois as peças podem ser produzidas
por injeção. A NORYLTM GTX substitui o uso de ligas metálicas na fabricação de
paralamas em veículos. Promove redução de peso e permite a absorção de pequenos
impactos e integração do processo de montagem e pintura em linha. A peça não
precisa ser pintada separadamente e facilita a integração com entradas de ar e
de sistemas de iluminação. A STAMAXTM substitui o uso de ligas metálicas na
fabricação dos módulos frontais de veículos e promove a integração de peças,
redução de peso e aumento da produtividade dos módulos frontais.
SKF – a
empresa aposta na obrigatoriedade da utilização do sistema eletrônico de
frenagem a partir de 2015 e o aumento do índice de nacionalização de peças a
partir de janeiro próximo. No estante serão demonstrados rolamentos de rodas
HBU com sensor para ABS integrado, encoder magnético para ABS integrado à
vedação e também a segunda geração de rolamentos de rodas com tecnologia ABS
integrada, produzido em Cajamar-SP. Além desses componentes, a companhia
mostrará rolamentos de roda, câmbio, motor, suspensão e transmissão para linhas
leve e pesada.
SAINT GOBAIN –
expõe o para-brisa antiembaçante com visibilidade integral em dias de chuva ou
de baixa temperatura ambiente. Possui duas lâminas de vidro e resistência
elétrica de tungstênio com filamentos imperceptíveis a olho nu. Para-brisa
acústico reduz entre 5 e 8 decibéis o nível de ruído do compartimento interno
dos veículos. Neutraliza a transmissão para o interior do veículo os ruídos de
baixa frequência gerados pelo motor e contato dos pneus com o solo, e de alta
frequência, provocados pelo ambiente externo, como vento e chuva. Vidros Vênus Verdes
para para-brisa com transparência luminosa de 75%, vidros das portas dianteiras
com 70% e traseiros – a partir da coluna B – com 28%, de acordo com resolução
do Contran. Proporciona proteção contra os raios ultravioletas, conforto
interno pela redução da transmissão térmica e reduzem de 43% para apenas 15% os
efeitos da radiação solar. Vidros laterais laminados contribuem para reduzir o
nível de ruído interno, filtram 99,5%. Em caso de acidente, resistem de forma
mais efetiva à penetração de objetos externos no habitáculo e reduzem a
possibilidade de os ocupantes serem projetados para fora do carro. São mais
resistentes a quebras e dificultam arrombamentos e furtos. Estatísticas da
Saint-Gobain Sekurit indicam que os vidros laterais laminados reduzem de 27%
para 2% o risco de fatalidade dos ocupantes de veículos em relação aos
temperados em casos de acidentes. Por possuírem a camada intermediária de
polímero resistente e elástico, complementam as funções dos sistemas de airbags
funcionam como cortina de proteção e mantêm os ocupantes no interior do
veículo, na ocorrência de impactos e capotamentos.
SCHAEFFLER -
apresenta a Dupla Embreagem, que tem como objetivo aliar a redução do consumo
de combustível alcançada nas transmissões manuais da atualidade e o conforto
das transmissões automáticas, o Twin Tandem Hub, um novo conceito em cubo de
roda, o Wheel Bearing with Face Spline, que proporciona uma considerável
redução de peso no rolamento, o Tandem Ball Bearing, um modelo de rolamento que
contribui para um sistema mais eficiente. Também será destaque o UniAir, um
sistema totalmente variável de comando de válvulas, que reduz o consumo de
combustível e as emissões de CO2 em até 25%, o Diferencial Compacto, que
oferece uma solução que combina baixo peso e custo benefício com notável
redução de espaço e o VCP – Sistema de Válvula Variável, uma tecnologia inédita
no mercado brasileiro, disponibilizado pela Schaeffler Brasil, que contribui
com o processo de combustão, reduzindo perdas e, em consequência, melhora o
rendimento. Outra novidade é o Revestimento da marca LuK, que proporciona
economia de consumo de combustíveis e redução de emissão de poluentes.
SCHRADER –
expõe um sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus (TPMS),
que monitora em tempo real a temperatura e pressão dos pneus. O principal
objetivo é reduzir o consumo de combustível, aumentar a vida útil do pneu e
diminuir o risco de acidentes causados por pneus mal calibrados. O produto
utiliza o sistema de medição direto, em que a pressão do pneu é avaliada
diretamente da válvula.
SIEMENS –
apresenta o Software NX, que integra processos CAD/CAE/CAM e PDM - melhorando a
produtividade e o desempenho em todo o processo de produção - e com o programa
de modelagem sólida de última geração Solid Edge. O gerenciador de processos
Tecnomatix permite acesso a todos os processos da manufatura, fornecendo as
informações necessárias para decisões rápidas e eficientes. Já a suíte
Teamcenter reúne soluções de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM)
oferecendo dados para que o gestor encontre os melhores métodos, desde o
planejamento, até o suporte para seus produtos.
SODECIA –
expõe a nova geração de reservatório de combustível híbrido. O produto está em
fase de testes de validação e homologação, com lançamento previsto para o 1º
semestre de 2013. As principais funções são armazenar e acondicionar
combustível; permitir o enchimento através da ligação à fonte exterior;
permitir abastecimento ao motor. Utiliza materiais recicláveis e reutilizáveis;
reduz o nível de poluentes emitidos, diminui o peso do veículo e
consequentemente o consumo de combustível; e é resistente à corrosão
atmosférica e aos combustíveis. Os principais diferenciais focam-se em
objetivos que superem a média do mercado e cumpram os requisitos legais: nível
de emissões evaporativas HC inferiores a 0,015 g/dia; reciclabilidade de 100%
em massa; peso específico relativo é inferior a 0,045 Kg/dm2; resistência à
corrosão atmosférica superior a 2000 h.
SSAB - A
multinacional sueca SSAB, líder mundial na fabricação de aços de alta
resistência, expõe sua linha de produtos Docol – considerado o aço mais
resistente do mundo - disponíveis no mercado brasileiro. Além disso, o destaque
ficará por conta da apresentação de uma espécie de kart construído por alunos
de Engenharia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com aço Docol. Trata-se de
um modelo do projeto das chamadas gaiolas do veículo Baja SAE, desenvolvidas
com aço Docol, pelos alunos gaúchos. O carro participará da Competição Baja SAE
BRASIL Etapa Sul, disputado por estudantes de Engenharia de toda a região Sul
do País.
STÄUBLI –
apresenta áreas de Connectors e Robotics, como o Tool Changer para Robô, ou
trocador de ferramentas para robô. É um sistema mecatrônico que viabiliza a utilização
de várias ferramentas por cada robô, aumentando sua utilização e versatilidade.
Atende as mais diversas normas de distintos clientes mudando-se apenas seus
módulos periféricos. Apesar das exigências em eletrônica, o produto tem grande
simplicidade na manutenção; e o Sistema Multi Conexão (MCS), ou seja, placas de
multiacoplamento, que permitem conectar e transferir vários fluidos, sinais,
potência, e mesmo material entre dois equipamentos. Desta forma, com um único
movimento de acoplamento pode-se alimentar um sistema em questão de segundos
com as energias que ele necessita para funcionar e de forma automática.
VICTREX –
apresenta polímeros VICTREX® PEEK, APTIV® filme, VICTREX Pipes™, VICOTE®
revestimentos VICTREX PEEK para compósitos. Os polímeros VICTREX PEEK são
termoplásticos de alto desempenho que apresentam estabilidade em alta
temperatura. São inerentemente retardante de chama e fornecem excelente
resistência mecânica, ao desgaste e resistencia química em ambientes
agressivos. A leveza dos polímeros PEEK são uma solução de substituição de
metal que pode oferecer até 80% na redução de peso para ajudar a melhorar a
economia de combustível, menos emissões, minimizar as perdas por atrito e
aumentar a eficiência de montagem. Será possível conferir no estande peças de
amostra e protótipos.
VISTEON e 3M -
pela primeira vez no Brasil, o Growth Market Car, um veículo de demonstração
com tecnologias e aplicações inovadoras de alta qualidade, para mercados em
crescimento. O design modular, com componentes e sistemas que podem ser
adaptados e personalizados com base na preferência do consumidor e na relação
custo-benefício. O veículo foi desenvolvido pela Visteon em colaboração com a
3M. Traz um sistema de ar-condicionado compacto e leve que contribui para
otimização de espaço e oferece maior eficiência. Painel de controle escalonável
e modular integrado de controles, que reúne as funções de áudio, informação e
climatização em um único design harmonioso. E, ainda, painel de instrumentos
modular, que permite ampliar o espaço interno e com flexibilidade de
personalização.
VOLKSWAGEN -
expõe os modelos recém-lançados Fox BlueMotion e Novo Gol BlueMotion
Techonology. O Novo Gol adota o novo motor 1.0l TEC (Tecnologia para Economia
de Combustível) e pneus “verdes”, com menor resistência ao rolamento, reduzindo
o consumo em até 8%. Além disso, sua nova arquitetura eletrônica permite a
instalação de equipamentos inéditos como o ECO Comfort, que orienta o motorista
a dirigir de forma econômica. O modelo também inova ao forrar os bancos com
fibras recicladas de garrafas PET. O Fox 1.6l BlueMotion também adota os pneus
“verdes”, além de alterações de design para melhorar a eficiência aerodinâmica,
proporcionando uma redução no consumo de até 10%.
ZEN – expõe a
Polia Z-VIB (OAD – Overrunning Alternator Decoupler), com funções roda-livre e
de amortecimento das vibrações do motor de combustão. A polia permite o “ajuste
fino” do sistema da correia de acessórios do motor (FEAD) e a redução de
vibrações e ruído, aumentando a vida útil do tensionador e da própria correia.
O produto oferece a possibilidade de trabalhar com a calibração do motor de
combustão interna com mais liberdade para atingir os requisitos de emissões e
desempenho, além de possibilitar uso de alternadores de maior capacidade. A
Z-VIB (OAD) dispensa aço tratado termicamente ao fazer uso de uma polia de
menor custo e possível de ser fabricada em material mais leve, com sistema de
vedação de graxa mais eficiente do que no projeto concorrente; dispensa retentor
especial; e possui projeto otimizado com maior resistência mecânica da mola de
torção.
QUANDO E ONDE:
21º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da
Mobilidade
2 a 4 de outubro de 2012 - das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte/Pavilhão Vermelho - Rua José Bernardo
Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo
O acesso aos painéis e exposição é gratuito com exceção
às sessões técnicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário