Conduzir um automóvel com pneus sem a calibragem correta
pode acelerar o processo de desgaste dos amortecedores, de acordo com a Monroe.
Ao passar por uma via irregular, os pneus são os primeiros componentes da
suspensão a absorver os impactos e oscilações, transmitindo esses movimentos à
suspensão. Desta forma, se os pneus estiverem desgastados ou descalibrados,
haverá uma alteração significativa no repasse desses comportamentos ao
amortecedor, sobrecarregando a peça.
“Se descalibrados, os pneus transmitirão para a suspensão
do veículo movimentos exagerados, assim quanto pior as condições de rodagem,
maior será a corrosão do amortecedor”, esclarece o coordenador de Treinamento
da Monroe no Brasil, Juliano Caretta. “A recomendação é que os pneus, bem como
os amortecedores, sejam verificados no ato do rodízio, a cada 5.000 km ou
conforme especificações do fabricante”, conclui.
Para garantir que os amortecedores não sofram desgaste
por conta do mau uso do pneu, verifique se o mesmo é compatível com o veículo,
conferindo o desenho da banda, o índice de carga e velocidade. É importante
ressaltar que nunca devem ser usados pneus de medidas diferentes no mesmo
veículo e o ideal é que os quatro sejam da mesma marca. Além disso, faça
regularmente o balanceamento e alinhamento, e semanalmente, confira a
calibragem dos pneus.
Revisão
A principal função do amortecedor é manter o contato
permanente entre os pneus e o solo. Amortecedores danificados provocam o
desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do
carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em
curvas e em pavimentos irregulares, oferecendo riscos para os ocupantes do
veículo. Por isso, a Monroe aconselha a verificação dos amortecedores e do
sistema de suspensão a cada 40.000 quilômetros ou conforme especificações do
fabricante.
Boa dica, amigo! Já tive vários problemas assim e já tive que comprar pneu muitas vezes e trocar por conta disso.
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