Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Fim da vida do motor do caminhão. O que fazer?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Na retífica, o motorista conhece o histórico do motor

Alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência, elevado ruído proveniente do motor e excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento podem ser indícios da necessidade de reparação do motor do veículo.  Sinais claro de fim de vida útil do motor. Nestes casos, o que fazer?

Uma das alternativas, segundo o diretor do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores), Ricardo Nonis, é recorrer à retífica.  “A vantagem do motor retificado sobre o remanufaturado é que, no primeiro caso, é o próprio motor do veículo que é reparado. Já no caso do remanufaturado, o consumidor entrega o motor e colhe outro”, afirma Nonis.

Ele explica que ao reparar o próprio motor do carro, o motorista tem o histórico do motor, ou seja, sabe como foi conservado e tem conhecimento sobre suas medidas. “Na retífica, sabe-se o que está recebendo, não é uma caixa preta fechada. Ao levar o motor para remanufaturar, você pode entregar um que está na primeira retífica e colher outro que está na última”, ressalta.

Nonis aponta outra vantagem do motor retificado - a questão da numeração. “Ao reparar o próprio motor do veículo não há problema com a numeração. Já quando se coloca outro, deve-se fazer todo o procedimento para a mudança no DETRAN”, lembra o diretor da entidade. Além disso, o preço da retífica também é menor do que a remanufatura.

Para escolher uma retífica de confiança, Nonis recomenda uma visita ao site da entidade (www.conarem.com.br), onde é possível encontrar uma lista de oficinas credenciadas pelo conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives