Motor Diesel apesar de ser robusto também sofre com combustível de má qualidade |
O Diesel contaminado é uma das principais causas do
desgaste prematuro de componentes do sistema de injeção. Por isso, é preciso
ter cuidado com o que entra no tanque. "Os contaminantes mais comuns do
Diesel são a água, as micropartículas e o uso indevido de combustível
misturado" avalia o engenheiro de assistência técnica da divisão
Automotive Aftermarket da Robert Bosch, Daniel Lovizao.
Origens
Água no combustível:
- Na condensação dentro de tanques, devido à variação de
temperatura. Este processo pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- Na utilização de combustível de qualidade não
reconhecida, com potencial presença de água;
- Na limpeza imprópria de tanques de transportes e
armazenamento, deixando água em seu interior.
Micropartículas:
- Quando entram no sistema por meio de tampas mal vedadas
ou respiros sempre aberto. Isso pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- No uso de filtros inadequados ou saturados, que já não
impedem mais a entrada de micropartículas abrasivas;
- Na utilização de tanques de transporte e armazenamento
corroídos e enferrujados, contaminados com pó.
Misturas:
- Na utilização de um nível de mistura de biodiesel maior
que o permitido pela legislação do país ou combustível de qualidade não
reconhecida;
- Na mistura com produtos não recomendados, como por
exemplo, metanol, querosene, entre outros.
Dicas
Para evitar a contaminação e impedir que o funcionamento
do veículo seja prejudicado pelo Diesel contaminado, a Bosch dá algumas dicas
essenciais:
1. Mantenha
o tanque cheio à noite;
2. Faça
a drenagem diariamente, antes da primeira utilização do veículo;
3. Alguns
tanques de combustível possuem recipiente separador de água, que devem ser
limpos uma vez por mês;
4. Realize
a revisão dentro do período especificado pelo fabricante;
5. Limpe
o tanque de combustível a cada ano, fazendo sua troca a cada três anos;
6. Troque
o tanque quando ele estiver enferrujado ou com qualquer outro dano;
7. Nos
sistemas em que houver filtro com sedimentador, este deve ser retirado
periodicamente para limpeza e análise do combustível;
8. Os
filtros Diesel devem ser trocados de acordo com a indicação do fabricante do
veículo. "Os veículos que transitam por estradas de terra deverão trocar
os filtros com maior freqüência", alerta o engenheiro da Bosch.
9. No
caso de troca de filtro, utilize somente produtos de qualidade, pois são os
únicos com capacidade de filtragem exigida pelo fabricante. "Os filtros
devem ser trocados e não lavados e reutilizados", lembra Daniel Lovizaro.
10. Combustíveis
com aditivos devem ser originados somente das refinarias. No caso de
combustíveis misturados ou combinados, estes deverão ser usados somente segundo
as normas de cada país;
11. A
mistura de biodiesel requer os mesmos cuidados em relação à contaminação que o
Diesel;
12. Complete
o tanque somente em postos de confiança e de qualidade;
13. No
abastecimento, vede corretamente a boca do tanque e o encaixe de marcador de
nível;
14. Durante
o armazenamento nos tanques de Diesel, drene-o diariamente para evitar acúmulo
de água;
15. Em
tanques de armazenamento, deixe uma pequena inclinação na direção contrária ao
abastecimento para que a água condensada seja drenada. "Eliminar a água
evita também a formação de micro-organismos", avisa Lovizaro.
16. Em
tanques de armazenamento não utilize ligas metálicas que contenham cobre, como
latão e bronze, pois elas aceleram a formação de impurezas
17. O
tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e
partículas;
18. Não
armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento. O
enferrujamento natural pode formar sedimentos que obstruem os filtros;
19. Não
exponha o Diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu
envelhecimento e sedimentação;
20. A
limpeza do tanque de armazenamento deve ocorrer a cada dois anos, no máximo.
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