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Farol Alto

Caminhão à gás

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Com GNV, caminhão de lixo emite 95% menos NOx, 99% menos particulados do que motor Euro 3


A Iveco acaba de anunciar que está em fase final de testes dos primeiros caminhões a GNV para uso comercial no mercado brasileiro. Excelente notícia! Lembro que há alguns anos, especialistas da SAE BRASIL defendiam essa ideia para o transporte de carga e passageiros, em substituição ao diesel.

As vantagens do caminhão ou van e até mesmo ônibus movidos à GNV em relação ao diesel são na ordem de no mínimo 95% menos emissões de gases poluentes (NOx e particulados), em relação ao motor Euro3, com a vantagem de ser até 20% mais econômico que o diesel, e com níveis de emissões de CO2 menores entre 25% a 40%. Então, por que não ter?

As experiências apresentadas pela Iveco foram realizadas em modelos Tector, basicamente na aplicação de recolhimento de lixo, Daily, em entregas urbanas, e no ônibus Eurorider, um ônibus urbano, 4x2, movido a GNV, com motor FPT Cursor 8 de 7,8 litros com 330 cv e 1.300 NM de torque, câmbio automático, suspensão pneumática e ar-condicionado.

No Tector, o motor é um 6-cilindros da família NEF6, de 5,9 litros com 200 cv e 650 Nm de torque. Já no Daily, o motor é da família F1C de 3 litros, nas configurações chassis/cabine e furgão.

De acordo com a Iveco, o Tector conta com tanques de 126 metros cúbicos de gás e autonomia para rodar até 350 quilômetros, uma média de 2,77 km/m², nada mal para um veículo comercial, de uso quase exclusivo em ciclo urbano intenso. Este veículo, que já está preparado para ser abastecido com biometano.

Segundo o diretor da gama de veículos pesados da Iveco, Davi Lunardi, os motores são ciclo Otto com sistema de injeção fornecido pela Magneti Marelli, desenvolvidos especialmente para rodar com GNV, não sendo assim, fruto de adaptações. Tem vida útil estimada em mais de 1 milhão de km, tal como os motores diesel convencionais. “Nossa aposta é na ampliação da oferta do GNV com o início da exploração do pré-sal”, comenta Lunardi.

E eu que estava pensando em retirar o kit GNV do carro, agora com esta notícia vou reconsiderar, pois o investimento da Iveco neste segmento significa que existe boas chances de o GNV voltar a ser a bola da vez. “Já temos uma série de empresários interessados”, diz Lunardi.

Um comentário

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