Entrega dos Volare Anjo Azul - Foto: Morgana Perini |
Certa oportunidade, ao entrevistar um diretor de
qualidade de uma montadora, tive uma verdadeira aula sobre a história do
controle de qualidade no setor automotivo, e como não podia deixar, perguntei
qual é o futuro desse departamento. A resposta foi muito simples: diferenciação
pela oferta de serviços, pró-ativos e customizados.
Assim, é com felicidades que apresento a notícia abaixo,
pois demonstra que pelo menos uma montadora está seguindo este caminho, apesar
dela trabalhar sobre um nicho específico de mercado, o que significa que estes
consumidores estão cada vez mais bem servidos, e assim podem ficar mais
exigentes.
A notícia dá conta de que a Volare, fabricante de miniônibus
ligada à Marcopolo, entregou à rede concessionária as primeiras 26 unidades
móveis do Anjo Azul, veículo oficina móvel para socorro mecânico a frotistas e
clientes.
Veículo é uma oficina móvel - Foto: Jean Carlo Dal'Alba/Photo Traço |
A ideia é ir aonde o cliente está e resolver o problema
dele in-loco. O mesmo tipo de socorro mecânico/elétrico que muitas oficinas independentes
já realizam, há anos. Talvez esta tenha sido a inspiração. Para a montadora,
isso é relacionamento com o cliente. Visa fortalecer os laços Volare-Frotista.
A crítica fica por conta do uso da estrutura de
concessionários. Apenas os mais elucidados conseguem visualizar neste tipo de prestação
de serviço uma oportunidade de negócio. Para muitos, isso é uma obrigação, que
se pudessem, fugiriam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário