O mar não está para peixe: abril foi 12,8% pior que março e 28,1% pior que abril de 2011 |
O mercado de carros de luxo premium importados continua
em queda. Neste mês, a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras
de Veículos Automotores) anunciou balanço de vendas de abril 2012, com
resultado 12,8% pior do que o realizado em março. Ao todo, as 28 empresas
afiliadas à Abeiva emplacaram 11.917 veículos, ante 13.666 emplacamentos em
março. Em relação a abril de 2011, a queda é maior ainda, de 28,1%. Em abril do
ano passado, foram 16.573 veículos importados.
A culpa é do aumento do IPI, claro, mas não somente isso.
As vendas de automóveis zero km crescem lentamente no Brasil, há um bom tempo. A
grande farra tem sido dos importados, via montadoras (Chevrolet Captiva,
Camaro, Volkswagen Passat, Jetta e Touareg, Ford Fusion e Edge, Hyundai i30,
ix35, Veloster, Sonata, Azera etc., e demais marcas que fazem parte da Anvafea,
produzem compactos populares de pouco valor agregado no Brasil e importam os
carros mais sofisticados). Estes, sim, ganharam muito mercado em 2011, pois
oferecem muito mais pelo preço que lhe é cobrado.
Mas, voltando ao assunto, marcas importadas pelas
empresas afiliadas à Abeiva para um consumidor mais comum (leia-se marcas
chinesas e coreanas que não têm ainda linha de montagem no Brasil), estes sim,
sofreram bastante.
A Chery foi a única que se salvou, mesmo porque em 2011
tinha poucos carros no portfólio. Em abril de 2011 vendeu 887 unidades, e em
abril deste ano 1.518. Mesmo assim, caiu 12,7% em relação a março, quando
vendeu 1.739 veículos.
A JAC Motors sofreu queda de 16,1% entre abril deste ano (ao
emplacar 1.756 JACs) e o mesmo mês do ano passado, quando vendeu 2.094 JACs. Em
relação a março, a queda foi semelhante, uma vez que no mês passado vendeu
2.087 unidades.
A coreana Kia levou o maior tombo de todas. Se em abril
de 2011 vendeu 7.708 veículos, e deixou todos com sorrisos de orelha a orelha,
este abril viu as vendas cair pela metade, com 3.980 veículos, resultado 9,2%
pior do que março, quando emplacou 4.382 unidades.
Premium
Entre as premium, somente Land Rover, Dodge e Jeep
experimentaram crescimento em relação à 2011. A Land Rover, com o recém-lançado
Evoque, saltou de 507 unidades emplacadas em abril de 2011 para 567 em abril
deste ano, mas com queda de 12,1% em relação a março quando vendeu 645
veículos.
Já a Dodge, que não tinha quase expressão na época,
saltou de 159 para 459 veículos emplacados, e mesmo assim abril foi 13,2% pior
que março, mês que vendeu 529 veículos. A Jeep, que é do mesmo grupo, cresceu
de 145 carros em abril de 2011, para 165 no mês passado, mas também vendeu
menos do que em março, quando emplacou 265 unidades.
Audi e BMW – talvez as duas marcas mais conhecidas e
reconhecidas entre os carros premium (assim como Mercedes-Benz, mas esta não
faz parte da Abeiva, e sim, da Anfavea, pois tem fábrica no Brasil), tiveram
queda significativa, principalmente a BMW, que em abril do ano passado vendeu
943 veículos, e neste último mês, apenas 535, menos ainda do que os 590
comercializados em março.
E a marca das quatro argolas que em abril de 2011
contabilizou vendas de 333 unidades neste último ficou em apenas 293, número
bem menor do que em março quando fechou com 359 veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário