Boletim 9/2012 – 7 de maio
Alexandre
Akashi
Ferrari 458 Italia: girar a chave, é como apertar o botão ligar do computador |
Windows
8 e Windows Phone 8. Dizem que chegam ao mercado em outubro, com algumas
novidades interessantes. Quem me alertou sobre isso foi meu grande amigo Amil
Cury, que está sempre antenado no que acontece no mundo da tecnologia.
O grande problema dos sistemas operacionais (OS) é que a
cada nova versão ficam mais complexos e pesados, o que exige maior capacidade
de processamento. Em outras palavras, chips mais potentes, com uma, duas,
quatro, inúmeras camadas de processamento paralelo e velocidades exorbitantes.
Tal como em um automóvel, quanto maior o motor, mais robusto todo o conjunto
deve ser.
No centro do painel há um grande conta-giros, e nas laterais duas telas de LCD |
Mas, pela conversa que tive com Amil, isso deve mudar no
Windows Phone 8, versão para smartphones do OS da Microsoft. Dizem que vai
fazer em ‘single core’ o mesmo que outros precisam de’ dual core’ e isso é um
avanço incrível. Assim será possível agora usar todo o poder da tecnologia a favor
do alto desempenho e da durabilidade dos veículos, além, claro da segurança, e
o melhor, com o mesmo hardware.
Outra tecnologia que desponta é a de computação em nuvem,
em que toda infraestrutura de tecnologia (TI) fica armazenada em servidores
remotos com acesso através de qualquer dispositivo eletrônico. Já acessamos
isso via Google, Youtube, Windows Live e outras aplicações via web. Mas o que é
importante neste momento é que a informação paira no ar, e é possível acessá-la
de qualquer lugar, em qualquer dispositivo (celular, tablet, notebook, desktop,
enfim).
O Ford Fusion Hybrid foi desenvolvido em parceira com a Microsoft; não é à toa que o painel é 100% digital |
Já temos automóveis que rodam com OS Windows, acreditem.
Se você tem ou viu uma Ferrari 458 Itália, sabe disso. O painel dela é
computadorizado, totalmente digital, e utiliza sistema operacional Windows. Não
é o 8, é anterior a ele, mas é Windows.
A Ford já anunciou lá fora parceria para desenvolver
veículos híbridos juntamente com a Microsoft e o resultado disso é o Fusion
Hybrid que a empresa comercializa no Brasil (entre outros modelos que não
vieram para cá). Custa caro, sem dúvidas, mas ele já está disponível.
E não é novidade para ninguém que todas as partes mecânicas
de um carro hoje são controladas eletronicamente. Principalmente o sistema de
injeção. E cada vez mais, os carros pedem mais poder de processamento para
aprimorar e interligar os diversos sistemas que possuem, como os freios, motor,
carroceria etc.
As centrais eletrônicas estão, assim, sobrecarregadas.
Qual benefício ela teria se utilizasse um sistema operacional que faz o mesmo e
consome menos? Qual o benefício que o carro teria se pudesse utilizar da
computação em nuvem? O futuro ainda não foi escrito, mas já está rascunhado.
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