Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Desgaste dos freios: sinais ajudam a identificar hora da troca

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Frenagem mais demorada e ruídos podem indicar que o sistema de freios necessita de reparos. Segundo o chefe de oficina da Tietê Veículos, Osvaldo Peres, a demora um pouco maior para frear pode indicar que as lonas estão afastadas do tambor de freios.

Ruídos revelam que o desgaste dos freios já está em um estágio avançado. “A lona já chegou ao final de sua vida útil e os rebites começam a pegar no tambor de freios”, explica Peres ao comentar que os sinais de desgaste nos freios são praticamente os mesmos em qualquer modelo de caminhão.

“O princípio de funcionamento do sistema de freios é igual nos veículos. Só que no caminhão mais pesado é possível notar mais rápido a deficiência de frenagem, principalmente, se estiver carregado, em alta velocidade ou em uma descida”, diz o chefe de oficina.

Importância
Motoristas devem estar sempre atentos ao sistema de frenagem dos caminhões, item fundamental para garantir a segurança não apenas de seus ocupantes, mas também daquelas que circulam pela malha viária.

A recomendação é fazer a manutenção preventiva nos freios para que nunca falte, a não ser que o motorista deseje aparecer na TV da pior forma possível. Afinal, casos de acidentes por falta de freios sempre viram notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives