Boletim Extra - 30 de setembro
Alexandre Akashi
Depois de lançar o Portal do Reparador Chevrolet (www.reparadorchevrolet.com.br),
a GM estuda novas estratégias de relacionamento com os mecânicos de automóveis.
Em entrevista exclusiva para o Blog Reparador Online, a diretora
geral de Pós-Vendas da GM, Isela Costantini, fala sobre as expectativas e deixa
claro, que conta com o apoio de todos para oferecer cada vez mais informações
técnicas relevantes para facilitar o trabalho nas oficinas.
Por outro lado, a marca efetua forte trabalho na difusão
do uso da peça genuína, e acaba de inaugurar uma nova ala no armazém de
distribuição de peças, em Sorocaba (SP), que passou a se chamar Centro
Logístico Chevrolet. Em outras palavras, se arma para oferecer ao dono do carro
uma manutenção de qualidade, dentro e fora da rede concessionária. Acompanhe abaixo a entrevista.
Blog Reparador
Online – Quais as expectativas com o lançamento do portal?
Isela Costantini –
A expectativa é muito grande, pois o portal Reparador Chevrolet é um
trabalho que começamos no ano passado, avaliando e conhecendo o mercado, conversando
com os reparadores, para entender se existe ou não o conflito de interesses com
a rede concessionária. Estamos começando aos pouquinhos, já colocamos o portal
no ar, com algumas informações que julgamos interessante depois de conversar
com os reparadores. Este trabalho é para que o consumidor Chevrolet possa ter
suporte dentro de um reparador independente, com informação e peças genuínas.
Assim ele consegue fazer o conserto da forma mais adequada.
Reparador Online –
Portal de um lado, ampliação do centro de distribuição de peças por outro. A expectativa
é vender mais peças?
Isela – Continuamos
com um trabalho forte em vendas de peças, mas não temos ideia se o portal vai
ajudar nisso. Não fizemos o portal olhando objetivos de aumento de volume de
vendas. Estamos fazendo isso como forma de aproximação com o reparador
independente. Óbvio que acreditamos que isso deve gerar algum aumento, mas não
é o foco principal.
Reparador Online –
Qual é o foco, então?
Isela – A ampliação
do centro de distribuição de peças é por conta do aumento do parque circulante,
e temos muitos carros novos chegando ao portfólio, o que vai gerar uma
necessidade de espaço, pois temos o compromisso em continuar mantendo em
estoque as peças dos carros que estão sendo descontinuados.
Reparador Online –
O Inmetro acaba de publicar a portaria nº 301, que obriga a certificação de
peças de reposição, inclusive as comercializadas no balcão da concessionária. Como
isso impacta nos negócios da Chevrolet?
Isela – Temos como
prática um nível de exigência muito alto em termos de padrão de qualidade e
segurança na qualidade das peças. Praticamente aqui no Centro Logístico temos
as mesmas peças que são usadas na produção. Com relação aos fornecedores
estarem capacitados para seguir as regras do Inmetro, estamos bastante tranqüilos.
Acreditemos que esta certificação é necessária, por uma questão de segurança. O
Inmetro está indo atrás de itens de segurança que são críticos e não podemos
correr o risco, pois não é só a segurança dos passageiros que estão nos
veículos, é também das pessoas que estão ao redor, seja pedestres, seja
passageiros de outros veículos.
Reparador Online –
Acaba ocorrendo pressão por aumento de custo para o consumidor?
Isela – O grande
desafio não é só a certificação, mas alguns anexos que o Inmetro vem exigindo,
como postos de coletas. São pontos adicionais que vêm junto que obrigam a
colocar mais um participante na cadeia de suprimentos. Esse adicional é que nos
preocupa, pois alguém vai ter cobrir este custo, e no final acaba sendo
repassado para o valor da peça.
Reparador Online –
Quais outras ações a GM vai desenvolver com os reparadores a partir do portal?
Isela – Abrimos
o canal direto com os reparadores e vamos ouvir deles qual vai ser o próximo
passo. Temos ido aos sindicatos da categoria para tentar entender como podemos
melhorar, tanto o que já está no portal quanto o que mais podemos fazer.
Reparador Online –
Quantos cadastros já existem no portal?
Isela - Ficamos
surpresos pelo número de acessos já na primeira semana, foi incrível, mais de
400 só no lançamento.
Reparador Online –
E quais as estratégias de atualização do portal?
Isela – Esta é
uma das grandes preocupações, pois sabemos que o grande erro cometido por
algumas concorrentes que fizeram este trabalho é a não atualização. Estamos preocupados
em conteúdo, como dicas que podem ajudar a reparar mais rapidamente. Em que
momento e de que forma colocaremos os carros novos? Ainda estamos amadurecendo
a ideia internamente, dentro da estrutura de suporte.
Reparador Online –
E quais os planos futuros?
Isela – Com o
que temos hoje no portal, atendemos bem as necessidades, pois havia uma carência
tão grande por informações, que com o portal preencheu. Agora ainda deve
demorar alguns meses para que os usuários nos digam o que falta para ficar
melhor.
Reparador Online –
Já existem planos de fornecer ferramentas e equipamentos para os reparadores realizarem
diagnósticos mais precisos?
Isela – Conversamos
sobre isso com reparadores de São Paulo e descobrimos que alguns deles já
possuem algumas ferramentas, compradas nos Estados Unidos. Agora estamos estudando
qual é a real necessidade, pois para que a gente possa oferecer isso aos
reparadores brasileiros, temos de passar pela matriz nos Estados Unidos, e pode
ser que o custo não compense, pois se ele já tem um canal lá, consegue trazer
com preço mais interessante.
Reparador Online –
O próximo passo é capilarizar a capacidade de atendimento e montar uma rede de postos
autorizados?
Isela – Estamos
estudando esta alternativa, pois temos uma realidade de custo de m² muito alto,
principalmente nas grandes cidades. Mas, antes disso, precisamos entender como
isso se encaixa dentro do sistema de atendimento Premium Chevrolet, em que gente
valoriza muito a presença do cliente junto do técnico acompanhando até o reparo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário