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Farol Alto

Reciclar é preciso

domingo, 25 de setembro de 2011

Boletim 05/2011 – 26 de setembro

Alexandre Akashi

No boletim da semana passada, destaquei a tendência do uso mais amplo pelas montadoras de peças remanufaturadas. Deve ficar claro que existem critérios para se utilizar este tipo de componente, pois não é porque ele é remanufaturado que é bom; não é porque preserva o meio ambiente que deve ser utilizado indiscriminadamente.

As peças que a Mercedes-Benz disponibiliza para o mercado de reposição são totalmente revisadas, sem reaproveitamento das partes internas que são totalmente novas, apenas as carcaças são reutilizadas. E a garantia é a mesma de uma peça nova, pois passam pelos mesmos processos de controle de qualidade.

Ao final do boletim escrevi que o Brasil precisa de um programa de reciclagem de automóveis, e isso é urgente. Não dá mais para ver carros jogados nos rios e represas, no meio do mato, abandonados nas ruas, ocupando espaço em pátios de Detrans, sem destino certo, contaminando o meio ambiente.  

Muitos modelos acabam abandonados porque chega uma hora que o custo da manutenção é maior do que o descarte, e mais ninguém quer, porque não tem preço de venda. Neste momento, o que fazer? Há os desmanches, mas que tipo de responsabilidade social e ecológica estes estabelecimentos têm?

O comércio de peças usadas é um paliativo que deve ser utilizado em última estância. Dá sobrevida para alguns modelos que as montadoras e as fabricantes de autopeças já não se importam mais, porém a que custo? O consumidor deste tipo de componente não tem nenhum tipo de garantia técnica, nem de procedimento. Assim, representa um risco.

As montadoras deveriam ser responsabilizadas pelo produto que elas fabricam até o descarte final. Isso sim é responsabilidade social. Isso sim é respeito ambiental. A grande maioria delas gasta milhões de reais, dólares, euros e tudo quanto é tipo de dinheiro para dizer ao mundo o quanto investem em linhas de produção ecologicamente corretas, que neste processo não poluem o meio ambiente, mas e depois?

Gastam fortunas para dizer o quanto são socialmente responsáveis, mas depois que o carro chega às ruas, lavam as mãos e o problema já não passa mais a ser deles, e sim de quem o adquiriu. Quando muito oferecem um serviço de revisão, na rede concessionária, que não comporta a totalidade de carros que vendem por ano.

Cabe aos reparadores independentes cuidar dos modelos que as montadoras não querem mais. As concessionárias estão cheias de carros novos, em garantia, e não têm estrutura para consertar os velhinhos. A falta de responsabilidade social das montadoras é tão grande que não enxergam que o produto deles quando mal conservado, é uma arma letal nas ruas.

E não enxergam que existe toda uma estrutura já montada que pode fazer este trabalho por elas, bastando apenas oferecer conhecimento (por meio de treinamento) e peças. Onde encontrar estas peças? Veja o exemplo da Mercedes-Benz.
A boa notícia é que pelo menos duas marcas já iniciaram um processo de aproximação com os mais de 90 mil profissionais da reparação automotiva: a Fiat, que desde 2009 tem o site Reparador Fiat (www.reparadorfiat.com.br) como referência de informações técnicas dos modelos com mais de três anos no mercado, e agora a Chevrolet, que acaba de colocar no ar o site Reparador Chevrolet (www.reparadorchevrolet.com.br), onde passa a disponibilizar muita informação técnica ao reparador (veja nota abaixo). Nada original, mas muito funcional, e é isso que vale. Tomara que outras marcas também copiem esta iniciativa.

O Brasil já é o quarto principal mercado de vendas e produção de automóveis do mundo, e ainda não encontrou uma fórmula para tirar de circulação as latas velhas que empacam as ruas das grandes cidades. O problema não é a idade do carro, mas, sim, a falta de manutenção. E não passam por manutenção corretamente porque as peças custam caro e são difíceis de encontrar.

Boas novas
Dayco – A Dayco lançou um site para divulgar as correias industriais (www.daycoindustrial.com.br), com diversas funcionalidade, como cotações online, catálogo explicativo do tipo de correias, e link para a divisão automotiva: - www.daycobrasil.com.br.

Reparador Chevrolet – Tal como a Fiat, a Chevrolet passa a disponibilizar via internet diversas informações técnicas para o reparador independente, com o lançamento do portal www.reparadorchevrolet.com.br. Segundo a GM, a ferramenta é parte de uma série de ações para estreitar o relacionamento com esse público, uma das prioridades da Chevrolet.
O Portal do Reparador foi dividido em cinco áreas distintas. Na seção reparo de veículos, estão disponíveis os manuais da maior parte dos carros do portfólio da Chevrolet, com os diagramas elétricos de cada um dos modelos, especificações técnicas, entre outros dados.
Em dicas de serviços, o reparador encontra informações para facilitar seu dia a dia e melhorar o atendimento aos clientes. Já em verdade genuína, um guia apresenta como usar de maneira eficiente as peças genuínas Chevrolet, além de explicações de como essas peças se adaptam perfeitamente a cada carro, sem riscos de trazer problemas futuros aos seus clientes.
O conteúdo informativo conta ainda com a área de canais Chevrolet, que foi desenvolvida para disponibilizar os diferenciais das peças genuínas Chevrolet e informações sobre as peças ACDelco. E, finalmente, para que o usuário encontre o revendedor de nossas peças Chevrolet mais próximo de sua oficina, é só clicar em encontre um atacadista.

Treinamento gratuito – Em outubro, a Mahle participa do Ciclo Nacional de Treinamentos do Conarem, com palestras técnicas gratuitas a retíficas em cidades dos Estados do Paraná, Paraíba e Pernambuco. Destinado aos operadores de máquinas de usinagem e montadores de motor das retíficas, o treinamento destacará as novas tecnologias e produtos voltados a empresas do setor. Mais informações: (11) 5594-1010 com Ricardo.

Data
Cidade
Palestra
06/10
Guarapuava-PR
Treinamento Mahle e CONAREM
08/10
Pato Branco-PR
Treinamento Mahle – Encontro de Retíficas do Paraná
20/10
Caruaru-PE
Treinamento Mahle e CONAREM
22/10
Campina Grande-PB
Treinamento Mahle – Encontro de Retíficas da Paraíba
24/10
João Pessoa-PB
Treinamento Mahle e CONAREM

Audi TT – Sabe quem fornece a os turbos e a embreagem para os Audi TT? A BorgWarner. Com exceção do TTS Roadster, todos possuem dupla embreagem BorgWarner S-tronic (dual clutch transmission - DCT), de 6 marchas, em banho de óleo. Há também a opção do câmbio de 7 marchas com embreagem a seco. Em todos os modelos, a troca de marchas pode ser feita por borboletas no volante.
A BorgWarner também fornece o turbo K04 para os motores (injeção direta) do TTS e TTS Roadster de 272 cv. Estes veículos fazem de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atingem a velocidade máxima de 250 km/h.

Novo VP – Delfim Calixto é o novo vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América Latina. Ele assume o cargo antes ocupado por Ruediger Saur, que retornou à Alemanha para ocupar a diretoria mundial de filtros da Bosch.
Calixto trabalha no Grupo Bosch desde 1989 e desenvolveu toda a sua carreira na divisão Automotive Aftermarket ocupando cargos na Alemanha, Brasil e Argentina. Sua última atribuição foi no México, onde assumiu a diretoria dessa unidade de negócios da Bosch, em 2008.

Trânsito seguro – O Instituto Renault realizou, pela primeira vez, a “Semana de Segurança no Trânsito”, de 18 a 25 de setembro, com diversas ações educativas como palestras, treinamentos de direção, distribuição de material informativo, entre outras ações que visam o bom convívio no trânsito.

100 anos – Este ano a Gates comemora 100 anos de atividades e elegeu a América do Sul um dos mercados prioritários para novos investimentos em pessoas e estrutura. A meta é ampliar a liderança, proximidade e confiança que construiu entre os clientes automotivos e industriais da região.
Por isso, investirá neste segundo semestre em lançamentos de produtos, além de reforços nas áreas de vendas, marketing e suporte técnico, sob o comando do engenheiro Antonio Teodoro, novo Presidente para a América do Sul.
A empresa também passa a contar com um diretor de Aftermarket para a região, o administrador e economista César Costa, profissional com 28 anos de experiência em indústrias de autopeças e terá como maior objetivo criar uma relação de excelência com a reposição. 
E, para unificar a imagem da Gates nos diferentes segmentos onde atua, o publicitário Fabio Murta, coordenador de Marketing, passará a cuidar de todas as ações de relacionamento dirigidas aos profissionais das montadoras, mercado de reposição, setor industrial e agronegócio. Sua atuação será ampliada a todos os países sul-americanos.

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