Boletim 05/2011 – 26 de setembro
Alexandre Akashi
No boletim da semana passada, destaquei a tendência do
uso mais amplo pelas montadoras de peças remanufaturadas. Deve ficar claro que existem
critérios para se utilizar este tipo de componente, pois não é porque ele é
remanufaturado que é bom; não é porque preserva o meio ambiente que deve ser
utilizado indiscriminadamente.
As peças que a Mercedes-Benz disponibiliza para o mercado
de reposição são totalmente revisadas, sem reaproveitamento das partes internas
que são totalmente novas, apenas as carcaças são reutilizadas. E a garantia é a
mesma de uma peça nova, pois passam pelos mesmos processos de controle de
qualidade.
Ao final do boletim escrevi que o Brasil precisa de um
programa de reciclagem de automóveis, e isso é urgente. Não dá mais para ver carros
jogados nos rios e represas, no meio do mato, abandonados nas ruas, ocupando
espaço em pátios de Detrans, sem destino certo, contaminando o meio ambiente.
Muitos modelos acabam abandonados porque chega uma hora
que o custo da manutenção é maior do que o descarte, e mais ninguém quer,
porque não tem preço de venda. Neste momento, o que fazer? Há os desmanches,
mas que tipo de responsabilidade social e ecológica estes estabelecimentos têm?
O comércio de peças usadas é um paliativo que deve ser
utilizado em última estância. Dá sobrevida para alguns modelos que as
montadoras e as fabricantes de autopeças já não se importam mais, porém a que
custo? O consumidor deste tipo de componente não tem nenhum tipo de garantia técnica,
nem de procedimento. Assim, representa um risco.
As montadoras deveriam ser responsabilizadas pelo produto
que elas fabricam até o descarte final. Isso sim é responsabilidade social. Isso
sim é respeito ambiental. A grande maioria delas gasta milhões de reais,
dólares, euros e tudo quanto é tipo de dinheiro para dizer ao mundo o quanto
investem em linhas de produção ecologicamente corretas, que neste processo não
poluem o meio ambiente, mas e depois?
Gastam fortunas para dizer o quanto são socialmente responsáveis,
mas depois que o carro chega às ruas, lavam as mãos e o problema já não passa
mais a ser deles, e sim de quem o adquiriu. Quando muito oferecem um serviço de
revisão, na rede concessionária, que não comporta a totalidade de carros que
vendem por ano.
Cabe aos reparadores independentes cuidar dos modelos que
as montadoras não querem mais. As concessionárias estão cheias de carros novos,
em garantia, e não têm estrutura para consertar os velhinhos. A falta de
responsabilidade social das montadoras é tão grande que não enxergam que o produto
deles quando mal conservado, é uma arma letal nas ruas.
E não enxergam que existe toda uma estrutura já montada
que pode fazer este trabalho por elas, bastando apenas oferecer conhecimento
(por meio de treinamento) e peças. Onde encontrar estas peças? Veja o exemplo
da Mercedes-Benz.
A boa notícia é que pelo menos duas marcas já iniciaram
um processo de aproximação com os mais de 90 mil profissionais da reparação
automotiva: a Fiat, que desde 2009 tem o site Reparador Fiat (www.reparadorfiat.com.br) como
referência de informações técnicas dos modelos com mais de três anos no
mercado, e agora a Chevrolet, que acaba de colocar no ar o site Reparador
Chevrolet (www.reparadorchevrolet.com.br),
onde passa a disponibilizar muita informação técnica ao reparador (veja nota
abaixo). Nada original, mas muito funcional, e é isso que vale. Tomara que
outras marcas também copiem esta iniciativa.
O Brasil já é o quarto principal mercado de vendas e produção
de automóveis do mundo, e ainda não encontrou uma fórmula para tirar de
circulação as latas velhas que empacam as ruas das grandes cidades. O problema
não é a idade do carro, mas, sim, a falta de manutenção. E não passam por manutenção
corretamente porque as peças custam caro e são difíceis de encontrar.
Boas novas
Dayco – A
Dayco lançou um site para divulgar as correias industriais (www.daycoindustrial.com.br), com
diversas funcionalidade, como cotações online, catálogo explicativo do tipo de
correias, e link para a divisão automotiva: - www.daycobrasil.com.br.
Reparador
Chevrolet – Tal como a Fiat, a Chevrolet passa a disponibilizar via
internet diversas informações técnicas para o reparador independente, com o
lançamento do portal www.reparadorchevrolet.com.br.
Segundo a GM, a ferramenta é parte de uma série de ações para estreitar o
relacionamento com esse público, uma das prioridades da Chevrolet.
O Portal do Reparador foi
dividido em cinco áreas distintas. Na seção reparo de veículos, estão
disponíveis os manuais da maior parte dos carros do portfólio da Chevrolet, com
os diagramas elétricos de cada um dos modelos, especificações técnicas, entre
outros dados.
Em dicas de serviços, o
reparador encontra informações para facilitar seu dia a dia e melhorar o
atendimento aos clientes. Já em verdade genuína, um guia apresenta como usar de
maneira eficiente as peças genuínas Chevrolet, além de explicações de como
essas peças se adaptam perfeitamente a cada carro, sem riscos de trazer problemas
futuros aos seus clientes.
O conteúdo informativo conta
ainda com a área de canais Chevrolet, que foi desenvolvida para disponibilizar
os diferenciais das peças genuínas Chevrolet e informações sobre as peças
ACDelco. E, finalmente, para que o usuário encontre o revendedor de nossas
peças Chevrolet mais próximo de sua oficina, é só clicar em encontre um
atacadista.
Treinamento
gratuito – Em outubro, a Mahle participa do Ciclo Nacional de Treinamentos
do Conarem, com palestras técnicas gratuitas a retíficas em cidades dos Estados
do Paraná, Paraíba e Pernambuco. Destinado aos operadores de máquinas de
usinagem e montadores de motor das retíficas, o treinamento destacará as novas
tecnologias e produtos voltados a empresas do setor. Mais informações: (11)
5594-1010 com Ricardo.
Data
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Cidade
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Palestra
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06/10
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Guarapuava-PR
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Treinamento Mahle e CONAREM
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08/10
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Pato Branco-PR
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Treinamento Mahle – Encontro de Retíficas do Paraná
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20/10
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Caruaru-PE
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Treinamento Mahle e CONAREM
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22/10
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Campina Grande-PB
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Treinamento Mahle – Encontro de Retíficas da Paraíba
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24/10
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João Pessoa-PB
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Treinamento Mahle e CONAREM
|
Audi TT – Sabe
quem fornece a os turbos e a embreagem para os Audi TT? A BorgWarner. Com
exceção do TTS Roadster, todos possuem dupla embreagem BorgWarner S-tronic
(dual clutch transmission - DCT), de 6 marchas, em banho de óleo. Há também a
opção do câmbio de 7 marchas com embreagem a seco. Em todos os modelos, a troca
de marchas pode ser feita por borboletas no volante.
A BorgWarner também fornece o
turbo K04 para os motores (injeção direta) do TTS e TTS Roadster de 272 cv.
Estes veículos fazem de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atingem a velocidade
máxima de 250 km/h.
Novo VP – Delfim
Calixto é o novo vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert
Bosch América Latina. Ele assume o cargo antes ocupado por Ruediger Saur, que
retornou à Alemanha para ocupar a diretoria mundial de filtros da Bosch.
Calixto trabalha no Grupo
Bosch desde 1989 e desenvolveu toda a sua carreira na divisão Automotive
Aftermarket ocupando cargos na Alemanha, Brasil e Argentina. Sua última
atribuição foi no México, onde assumiu a diretoria dessa unidade de negócios da
Bosch, em 2008.
Trânsito seguro –
O Instituto Renault realizou, pela primeira vez, a “Semana de Segurança no
Trânsito”, de 18 a 25 de setembro, com diversas ações educativas como
palestras, treinamentos de direção, distribuição de material informativo, entre
outras ações que visam o bom convívio no trânsito.
100 anos –
Este ano a Gates comemora 100 anos de atividades e elegeu a América do Sul um
dos mercados prioritários para novos investimentos em pessoas e estrutura. A
meta é ampliar a liderança, proximidade e confiança que construiu entre os
clientes automotivos e industriais da região.
Por isso, investirá neste segundo
semestre em lançamentos de produtos, além de reforços nas áreas de vendas,
marketing e suporte técnico, sob o comando do engenheiro Antonio Teodoro, novo
Presidente para a América do Sul.
A empresa também passa a
contar com um diretor de Aftermarket para a região, o administrador e
economista César Costa, profissional com 28 anos de experiência em indústrias
de autopeças e terá como maior objetivo criar uma relação de excelência com a
reposição.
E, para unificar a imagem da
Gates nos diferentes segmentos onde atua, o publicitário Fabio Murta, coordenador
de Marketing, passará a cuidar de todas as ações de relacionamento dirigidas
aos profissionais das montadoras, mercado de reposição, setor industrial e
agronegócio. Sua atuação será ampliada a todos os países sul-americanos.
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