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Farol Alto

Vendas e produção crescem, mas...

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Boletim Extra – 16 de setembro de 2011

Alexandre Akashi

As vendas e produção de veículos zero km continuam em alta, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em agosto, foram produzidos 325,3 mil unidades, aumento de 5,9% em relação a julho e 5,5% em relação a agosto de 2010, quando foram produzidos respectivamente 307,2 mil e 308,3 mil veículos. Já no acumulado do ano (janeiro-agosto), o crescimento é de 4,4%. No total foram produzidos 2,34 milhões de unidades em 2011 contra 2,24 milhões no mesmo período de 2010.

Já as vendas apresentaram crescimento de 6,9% em relação a julho, com 327,4 mil unidades comercializadas em agosto, ante 306,2 mil, em julho. Em relação ao ano anterior, quando foram licenciados 312,8 mil veículos, o crescimento foi de 4,7%. No acumulado do ano, o incremento é de 8%. Em 2011 foram 2,37 milhões de unidades ante 2,19 milhões de 2010.

Os números são bons? Em termos. Depende para quem. Um olhar mais atento ao boletim da Anfavea mostra que o cresceu, realmente, foram as vendas e produção de veículos comerciais (caminhões e ônibus) e vendas de importados, trazidos pelas montadoras, principalmente do México e Argentina, países que o Brasil mantém acordos comerciais.

As vendas de automóveis de passeio fabricados no Brasil caíram 0,7% em agosto deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 253.744 carros vendidos em 2011 ante 255.527 em 2010. No acumulado do ano, o crescimento é de apenas 2,2%. De janeiro a agosto de 2011, foram vendidos 1.839.850 veículos, ante 1.800.674 em igual período de 2010. Já em relação ao mês anterior (julho), a comercialização de carros nacionais subiu apenas 6,2%.

Por outro lado, o licenciamento de veículos importados pelas próprias montadoras cresceu 9,2% em agosto em relação a julho deste ano (73.611 unidades ante 67.385), 28,6% em agosto de 2011 em relação a agosto de 2010, quando foram vendidos 57.256 carros, e impressionantes 34,7% no acumulado do período janeiro-agosto de 2011 em relação ao mesmo intervalo de 2010 (530.998 ante 394.136).

Com isso, o índice de participação dos importados no licenciamento de carros novos, somente entre os participantes da Anfavea, já representa 22,4% do total de veículos comercializados. Quase ¼ do que é vendido nas concessionárias das marcas que têm fábrica no Brasil vem de fora. Por que?

Ninguém tem uma resposta clara e objetiva a esta questão. Mas é certo que com a atual taxa de câmbio e incentivos fiscais proporcionados pelos acordos comerciais, fica mais barato trazer de fora, de países onde há capacidade instalada ociosa, do que investir em novas linhas de montagem aqui.

Assim, nosso mercado está aberto, escancarado para as importações oficiais, que ganharam um fôlego a mais no fim desta semana quando o governo federal decidiu elevar o imposto de importação de veículos em 30 pontos percentuais, mas somente para as marcas que não têm fábrica aqui, o que vai impactar diretamente nos custos dos veículos comercializados pelas empresas que formam a Abeiva (Associação Brasileira de Importadores de Veículos Automotores).

Vale lembrar que em volume, a Abeiva representa apenas 6,6% do total de veículos vendidos no Brasil, apesar de ter crescido 100% este ano em relação ao ano passado, com a venda de 129.281 veículos.

Rápidas
Bendito comercial –
A Nissan é a montadora que tem apresentado maior índice de crescimento este ano. Segundo boletim da Anfavea, está em 92,1% no acumulado do ano, em relação a 2010. Se de janeiro a agosto do ano passado venderam 14.880 automóveis, no mesmo período deste ano foram 28.578. E o popular March nem chegou ainda.

Francesas – Quem também está se dando bem são as francesas Renault e Citroën, que cresceram 19,1% e 20,4% respectivamente. Já a Peugeot está patinando, com queda de 4% no acumulado do ano.

Tsunami – Ainda sob reflexo do desastre ocorrido no início do ano no Japão, Honda e Toyota sofrem perdas significativas de mercado. A Honda vendeu 16,9% a menos este ano em relação a 2010 (janeiro-agosto) e a Toyota, -8,8%.

Líder – Fiat continua líder de vendas, com 387.821 veículos comercializados no acumulado do ano, apesar de em agosto, a Volkswagen (vice-líder com 374.874) ter emplacado mais (54.503 ante 52.644). GM aparece em terceiro, com 348.898 no acumulado, e Ford em quarto, com 166.686.

Boas novas
Festa –
Não perca amanhã, sábado, e domingo, a Expomecânico, primeiro evento específico para profissionais que atuam no aftermarket automotivo que vai reunir no mesmo espaço físico aprimoramento técnico, exposição de produtos e serviços, e lazer.

Grandes marcas estão confirmadas, como Affinia, Alfatest, Bosch, Dayco, Delphi, General Motors, Mobensani, Mobil, Pogmar, Sabó, Taranto e Valflex. Realizado pela Revista O Mecânico, conta com apoio do Sindirepa-SP, Sincopeças, IQA e GMA.

Entre as atrações, palestras técnicas em auditórios, exposição de produtos, equipamentos e serviços, atividades promocionais com oferta de brindes, entretenimento e informação nos boxes, ações na pista de Interlagos para apresentação de veículos e produtos, atrações recreativas oferecidas pelas empresas expositoras, espaço Infantil e salão da mulher.

A festa começa às 9h da manhã e vai até as 18h nos dois dias, e ocorre no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A entrada é grátis, mas deve ser feito credenciamento antecipado pelo site www.expomecanico.com.br.


Prêmio AEA – Com objetivo de incentivar os formandos em engenharia a enveredar pela carreira no setor automotivo e atender à forte demanda, será criado durante o Simea 2011, que ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, em São Paulo, o Prêmio AEA Jovem Engenheiro Automotivo. Para concorre é preciso ser aluno do último ano de engenharia.

A proposta da associação é premiar um aluno por instituição de ensino, que terá gratuidade em cursos e eventos promovidos pela entidade ao longo de 2012. Além disso, a AEA estuda, em parceria com as empresas patrocinadoras, promover viagens técnicas a eventos internacionais do setor automotivo.

Segundo a associação, nesta primeira fase do projeto, o prêmio está sendo lançado somente aos alunos do quinto ano de Engenharia, de nove faculdades: Escola de Engenharia de São Carlos – USP, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, FAAP, FEI- Faculdade de Engenharia Industrial, Instituto Mauá de Engenharia, Mackenzie, Universidade Estadual de Campinas,Universidade Federal de São Carlos e UNIP -Universidade Paulista, mas a expectativa é de estendê-lo para outras faculdades de engenharia do País no próximo ano.

Os critérios de avaliação dos quintoanistas de Engenharia levam em consideração o seu histórico escolar no curso e o projeto de formatura do aluno, necessariamente relacionado ao setor automotivo. O Prêmio AEA Jovem Engenheiro Automotivo é coordenado pelo professor Ronaldo Salvagni, da Poli-USP, e Marcos Clemente, da Mahle. Mais informações: www.aea.org.br.


Catálogo de correias - A Dayco colocou no mercado um novo catálogo online (www.daycoindustrial.com.br) de correias para a indústria em geral, abrangendo segmentos da siderurgia, petróleo, alimentação, refrigeradores industriais, bombas d’água, máquinas de costura, geradores, bombas de vácuo/centrífuga e bombas de combustível, entre outras inúmeras aplicações.

O novo site apresenta, detalhadamente, 934 itens de aplicação normatizados (RMA I-2), entre correias em V Clássicas Envelopadas, correias em V Clássicas Dentadas, correias Trapezoidais Envelopadas de alto desempenho e correias Trapezoidais de Seção Estreita.


Catálogo de injeção – Quem também está de catálogo novo é a MTE-THOMSON, para divulgar as peças de injeção eletrônica. Entre as novidades destaque para a divisão por montadora, o que facilita a identificação do produto.

Ao todo, são treze linhas de produtos, com mais de 700 itens entre sensores e atuadores de detonação, rotação, módulo de ignição, pressão (MAP), massa de ar (MAF), posição (TPS), velocidade, motor de passo (IAC), válvula do controle da marcha-lenta (IACV), corpo de borboleta, sensor lambda convencional e planar e bobina de ignição abrangendo todos os modelos de veículos nacionais e importados. Solicite o novo exemplar pelo SIM – 0800-704 7277 ou pelo sim@mte-thomson.com.br


Bagageiro Keko - A Keko Acessórios lança o bagageiro Action para o Chevrolet Agile e o Novo Fiat Uno. O equipamento permite o transporte de até 34 kg de carga e é indicado para carregar pranchas de surf, bicicletas e outros itens. O acessório combina materiais metálicos e plásticos, para deixar a peça leve e harmoniosa com o design do veículo, em dois tons de acabamento: preto e prata. O preço sugerido é R$ 427.

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