Alexandre Akashi
A montadora não confirma mas rumores indicam que a divisão
de veículos comerciais da Mercedes-Benz tem planos de lançar no mercado um caminhão
com peças remanufaturadas, como motor, transmissão, embreagem, motor de
partida, unidades injetoras e diferencial, componentes que oferece no mercado
de reposição na rede concessionária. A garantia é a mesma de um zero Km (um
ano), mas mais barato.
Fato é que a empresa faz forte campanha de divulgação das
peças da linha Renov, que chega a custar até 55% menos do que uma peça genuína
MB. Vale lembrar que apenas as carcaças são reaproveitadas, enquanto o resto
dos componentes é novo, como bielas, pistões, anéis etc.
Esta foi uma das atrações da I Expomecânico, feira
realizada pela revista O Mecânico no último fim de semana no autódromo de
Interlagos, em São Paulo, e que contou com a presença de outras três montadoras
(Fiat, GM e Peugeot), além de fabricantes de autopeças, equipamentos e
entidades do setor.
Um dos pontos fortes do evento, que apesar de ter sido
realizado em clima de muita descontração não foi uma festa, foi a possibilidade
de ampliar conhecimentos técnicos, por meio de palestras oferecidas por todos
os 25 expositores. Mas a grande atração do evento foi a possibilidade de dar um
“rolê na pista”, a convite das empresas expositoras.
Praticamente todas dispunham de veículos para levar os
reparadores convidados a dar uma volta pelo circuito de Interlagos,
acompanhados de pilotos. Os destaques ficaram com os modelos esportivos, como
Ferrari, oferecido pela Dayco, Porsche (Mobil), Lamborghini, Camaro (GM), entre
outros.
Outro destaque do evento foi a presença da Launch, que
chegou ao Brasil oficialmente há dois meses com representação própria. Na Europa,
a marca é uma das principais fornecedoras de equipamentos de diagnose
automotivo (scanner) e promete agitar ainda mais este concorrido mercado, com
um produto que atende as mais diversas montadoras, inclusive as chinesas.
O modelo X-431 é portátil, do tamanho de um palmtop, e
tem capacidade de trabalhar simultaneamente com dois veículos (mas para isso é
preciso ter dois conectores OBD), por tecnologia Bluetooth. Custa cerca de R$
8.000. Vai dar o que falar.
Quem também chamou atenção foi uma nova fabricante de
polias e tensionadores, a Ranalle, que já tem 10 anos de mercado, mas até então
tinha foco em clientes corporativos (outros fabricantes de polias e
tensionadores), porém agora almeja fornecer para o aftermarket com a marca
própria.
Além destes, marcaram presença na Expomecânico marcas
como Affinia, Alfatest, Bardahl, Bosch, Corteco, Dayco, Delphi, Elring Klinger,
Gates, LP, Mobensani, Mobil, Sabó, Pomgar, Taranto e Tecfil, além de GMA (Grupo
de Manutenção Automotiva), IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, Senai, Sincopeças-SP
e Sindirepa-SP.
Meio ambiente
A feira promovida pela revista O Mecânico foi bastante interessante,
bem organizada e possibilitou as empresas ampliar o relacionamento com os
profissionais da reparação automotiva. O comparecimento de três montadoras de
veículos de passeio e uma de veículos comerciais mostra certo amadurecimento
das marcas; estas já perceberam que vender peças pode ser tão lucrativo quanto
vender o carro completo.
Mas a notícia que realmente chamou atenção foi a campanha
da Mercedes-Benz para divulgar o produto remanufaturado e, se o caminhão com
peças Renov realmente se confirmar, será uma evolução ambiental muito
importante para não ser repercutida, pois verdade seja dita: muitos falam em
responsabilidade ambiental e divulgam que são empresas amigas do meio ambiente,
porém a maioria apenas faz marketing sobre pequenos investimentos que no final
das contas geraram retorno financeiro, com certa economia nas contas de água e
energia elétrica.
Falta para este País um plano de reciclagem dos
automóveis velhos que quando chegam ao fim da vida útil vão parar no fundo das
represas ou amontoados em matagais sem que nenhum tipo de cuidado seja tomado.
Precisamos urgentemente de uma política de reciclagem, de forma responsável,
tal como ocorre com as baterias automotivas, em que os fabricantes são
obrigados a retirar de circulação uma bateria usada para cada bateria vendida.
Por que não obrigar as montadoras a fazer o mesmo com os automóveis?
Boas novas
Premiação – A Tuper
Escapamentos realizou no início do mês a entrega dos prêmios da promoção “Acelere
e Ganhe”. O sorteado foi Francisco Quagliato, da Auto Importadora Nogueirol, de
Santos – SP, que está à frente do negócio desde 1955, e ficou emocionado ao
receber a Saveiro Cross e a Honda CG 150 Fan do gerente de vendas regional da
Tuper, Marcio Dattola, e do representante comercial, Marcos Oliveira. A
promoção contou com a participação de milhares de lojistas de todo o País, que
durante o período de 20 de junho a 20 de agosto, ao atingir a cota de 100 peças
faturadas, concorriam automaticamente com um cupom gerado eletronicamente, após
efetuar o cadastro no site.
Consórcio – As
vendas de cotas de consórcio de veículos leves (automóveis, utilitários e
caminhonetes) atingiram a marca de 484.100 cotas entre janeiro e julho deste
ano, um aumento de 57,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo
com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
Polias e
tensionadores – Agora com produção local (em MG e São Paulo), a Dayco projeta
fechar seu ano fiscal com 16% do mercado nacional de tensionadores e polias
para a linha leve. Nesta linha de produtos, o crescimento das vendas de janeiro
a agosto deste ano foi de 170%, comparativamente a igual período de 2010. A
empresa informa que os 16% representam crescimento de 10 pontos percentuais de
participação no segmento, por meio de produtos que foram lançados no Brasil em
2009 e que, hoje, abrangem um completo portfólio de 250 itens para a linha leve
e a pesada.
Vidros – A
Saint-Gobain Sekurit mostra no Congresso SAE Brasil 2011, que ocorre entre os dias
4 a 6 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, o avanço da tecnologia do
vidro nos automóveis nos últimos cinco anos, com destaque para as tecnologias
antiembaçante, aplicado no Novo Uno, e acústico, que reduz o nível de ruído
interno de 5dB a 8dB, e está presente nos modelos Citroën C3 Aircross, C3
Picasso e no Peugeot 408.
Nenhum comentário:
Postar um comentário