Terça-feira, dia 4, começa o Congresso SAE BRASIL 2011, evento
realizado anualmente pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, organização que
reúne profissionais de todos os segmentos do setor automotivo para debater as
tendências tecnológicas dos veículos que estarão nas ruas nos próximos anos.
Além da exposição, o Congresso SAE BRASIL conta com painéis
e fóruns de debates (onde os principais executivos da indústria – montadoras e
autopeças – discutem como será o futuro dos automóveis e meios de transporte no
Brasil), e apresentações de 154 trabalhos técnicos (com explanação dos mais
recentes desenvolvimentos nos laboratórios das empresas do setor).
O 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia
da Mobilidade SAE BRASIL ocorre no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, e
vai até quinta-feira, dia 6. Horários: dia 4 das 9h30 às 20h; dia 5 das 8h30 às
18h30; e dia 6 das 9h às 22h. Confira abaixo algumas novidades que
estarão expostas no evento.
3M – Carro
conceito em escala reduzida (1,70 x 1m) com inovações em tecnologias para a
personalização automotiva. Em iluminação, destaca-se o Light Strings, um cabo
de fibra óptica feito de um polímero de alta flexibilidade, resistência térmica
e uniformidade de luz, utilizado como elemento luminoso funcional ou
decorativo. Em design, novidades são os filmes de revestimento Trim Film e
Specialty Trim Parts (STP). A 3M também apresenta adesivos Melt Sealing Tape
(MST) e Structural Adhesive Filme (SAF).
AVL SOUTH AMERICA
– Sistema AVL Move de medição de performance veicular sob condições reais,
que verifica emissões e desempenho do veículo sob condições climáticas
variáveis e imperfeições de asfalto, considerando elementos surpresa e direção
ativa e defensiva de diferentes motoristas.
BENTELER -
Tecnologias redução de peso, melhoria de desempenho, e soluções de baixo custo,
como processos estampagem a frio de aços de alta resistência, estampagem a
quente e extrusão de alumínio de alta resistência.
BORGWARNER –
Turbocompressores, ventiladores, embreagens viscosas, comando de válvulas
variáveis (VCT) e válvulas e coolers EGR: turbo R2S (dois estágios regulados)
para o motor do Volkswagen Amarok, Turbo B1 (single stage) para o motor OM924
(Euro 5) da Mercedes-Benz, turbo KP39 para motores de veículos de passeio,
válvulas EGR – GM 1.7, EGR Cummins, cooler Perkins, comando e válvulas
variáveis (VCT), ventiladores e embreagens viscosas: SD11 700RF + Visctronic
732-B (conjunto de ventilador com hélice de anel com embreagem viscosa
controlada eletronicamente), S710 (conjunto embreagem viscosa S710), Visctronic
842-B (conjunto de embreagem viscosa controlada eletronicamente).
BOSCH -
Sistemas que reduzem o consumo de combustível e emissões de poluentes, e outros
que proporcionam mais segurança e conforto, serão apresentados por meio de
simuladores como o Start Stop, que desliga o motor automaticamente quando o
carro pára em ponto morto, e o religa pelo acionamento do pedal de embreagem,
reconhecendo o desejo do motorista; e o Flex Start, que elimina a necessidade
do reservatório da gasolina em veículos flex fuel. Destaca-se ainda a nova
eBike, bicicleta motorizada com propulsor elétrico que torna as pedaladas mais
leves e auxilia o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço.
Com motor de 250W de potência e peso de apenas 2.3 kg a eBike Bosch tem bateria
de íons de lítio recarregável e o HMI (Human Machine Interface) localizada
sobre o guidão.
CONTINENTAL PNEUS
– Pneu de carga HSR2 (com Air Keep Inner Liner, que mantém a pressão
interna do pneu no nível calibrado por um tempo até 50% maior em razão de sua
estrutura molecular mais densa), para linhas regionais que cobrem médias e
longas distâncias; e o ContiPowerContact, novo pneu para carros de passeio da marca,
com as tecnologias ECOPlus, para redução do consumo de combustível e emissão de
CO2, noise breaker, que evita a ressonância e a emissão de ruídos, indicadores
TWI, que alertam o motorista para o momento ideal da troca, e TWI Wet, que
mostra quando o pneu não é mais indicado para pisos molhados.
CUMMINS – Gama
de produtos e soluções que atendem ao Euro 5/Proconve P-7, normas que controlam
a redução de emissão de poluentes e entram em vigor a partir de 1º de janeiro.
Todos os componentes e processos foram integrados dentro de uma estrutura
completa que engloba desde o filtro de ar, na entrada de ar do motor, passando
pelo motor, soluções de turbocompressor e de pós-tratamento de gases. Novos
motores, fabricação e distribuição do Arla 32, novo filtro de ar Direct Flow
são algumas das novidades da maior fabricante independente de motores Diesel.
DELPHI – MAPEC
3.0, tecnologia desenvolvida no Brasil que substitui equipamentos mecânicos por
eletrônica embarcada em veículos de entrada, eliminando fusíveis, relês e
módulos eletrônicos e possibilitando a utilização da telemetria veicular básica
para monitorar e/ou ativar algumas funções elétricas dos veículos; Crimpless,
novo conceito de processo para junção de cabos automotivos multifilares a
terminais metálicos; GDI, sistema de Injeção Direta de Combustível que
proporciona melhor eficiência na combustão, reduzindo as emissões e o consumo
de combustível; Key Fob, sistema de segurança via smart phone que permite
monitorar diversas funções do veículo; e também o Injetor Diesel Multec 3,
coletores de admissão; Cold Start, sistema de partida a frio; cabos de
alumínio, conexões e terminais para cabos de alumínio; miniaturização em
conexões e sistemas completos de ar-condicionado e arrefecimento de motor.
DHB – E3D,
direção elétrica para veículos de pequeno porte que agrega comodidade, custo
acessível e economia de combustível. Destinada a veículos populares (B-Entry),
a E3D auxilia o motorista na execução de manobras de estacionamento. Já
disponível para montadoras. Bomba hidráulica de alta performance, que garante
eficiência 20% superior, consumo de potência 30% menor, além de peso 45%
inferior ao dos similares (haverá um carro em corte para demonstrar a
tecnologia E3D).
EDAG - Carro
conceito EDAG Car-Sharing 2011 (mostrado por meio de imagens), derivado do
Light Car, apresentado em 2010, com diferentes sistemas de funcionamento –
elétrico, álcool, gasolina. Vem com tecnologia europeia, capaz de estabelecer
comunicação via celular e GPS para se conectar a empresa de locação de
veículos. Desta forma, o Car-Sharing fica disponível no local mais próximo do
motorista. Possui sistema integrado para que o usuário seja reconhecido.
ELRINGKLINGER –
Produtos aplicados no downsizing em motores A empresa mostrará novidades que
confirmam seu domínio e expertise em alta engenharia embarcada para produtos
metálicos e plásticos, entre elas novo sistema de vedação com ênfase na
geometria da junta e desenvolvimento de novas ligas resistentes a temperaturas
elevadas.
FIAT POWERTRAIN –
Tecnologia multiair com destaque para o motor fire 1.4l 16v do novo Fiat 500,
que marca a estreia dessa premiada tecnologia nos veículos brasileiros,
desenvolvida pela Fiat Powertrain, para controle inteligente das válvulas de
admissão de ar. Movido à gasolina, o propulsor alcança 105cv a 6.250 rpm de
potência, com torque máximo de 13,6kgfm a 3.850rpm. O motor está de acordo com
as normas da fase 5 do Proconve.
FREUDENBERG-NOK -
Tecnologias avançadas para os novos motores nacionais, como selos para hastes
de válvulas com lábios para vedação de gases Gas Lip e os retentores ESS -
Energy Saving Seal e POP - PTFE Optimized Performance, além da exclusiva linha
de vedações produzida com nanotecnologia. Esses e outros destaques da empresa
fazem parte da ampla gama de soluções, com mínimo atrito e alta eficiência,
produzida dentro do conceito LESS - low emission sealing solutions, disponível
para as atuais e futuras gerações de veículos flex, a gás natural, diesel,
biodiesel, híbridos, elétricos a bateria ou movidos a hidrogênio.
GENERAL MOTORS –
Carro conceito elétrico Volt, que alcança autonomia de 64 km utilizando somente
eletricidade, e combinando o uso de motor a combustão com o elétrico a
autonomia aumenta para até 544 km; também o sedã Cruze, com acionamento do
motor por interruptor Start/Stop no painel, sem necessidade de uso da chave.
HONDA –
Motocicleta VFR 1200F, com transmissão de dupla embreagem acionada
eletronicamente (sistema automático permite troca marchas com um toque);
Veículo Honda CR-Z, esportivo híbrido com design futurista, primeiro híbrido
equipado com caixa de seis velocidades e câmbio manual.
HONEYWELL –
Linha de turbos desenvolvida para o atendimento às exigências do Proconve 7,
que entra em vigor em 2012. Destaque para os turbos TGV (destinado a picapes
com motor a diesel) de geometria variável e rotor de palhetas variáveis, que se
abrem e fecham de acordo com a rotação do motor; Boreless (para caminhões
pesados), com rotor do compressor sem furo passante, e outras recentes
tecnologias desenvolvidas em parceria com os centros de pesquisas da Honeywell
no Brasil, EUA e República Checa.
IQA - O
Instituto da Qualidade Automotiva destaca as exigências do Inmetro na
certificação de novos produtos, como Arla 32, rodas, e os componentes da
portaria nº 301 de 21/07/2011 (amortecedores, buzinas, lâmpadas, bombas de
combustível, pistões e anéis, bronzinas, pinos e anéis de trava). Apresenta,
também, diversos treinamentos realizados pelo Instituto, como os de Formação
EQF (Especialista em Qualidade de Fornecedores), Qualidade Automotiva (APQP,
CEP, FMEA, ISOTS 16949, MSA, PPAP), VDA, ISO 9000, Kaizen, entre outros. Além
disso, mostra as demais áreas de atuação, como certificação de sistemas,
processos e serviços, com foco 100% no setor automotivo (indústria,
distribuição, varejo ou reparação) e a distribuição de publicações e manuais
técnicos.
JTEKT - Carro-protótipo
para demonstração de EPS (Electric Power Steering System), ou direção elétrica,
que absorve menos energia do motor, reduz emissões de gases nocivos na
atmosfera. O protótipo estará à disposição dos visitantes que quiserem conferir
de perto a tecnologia e testar as vantagens da direção elétrica, que assegura
ao consumidor final maior conforto, segurança e economia.
KLUBER –
Soluções em lubrificação para diversas aplicações, principalmente em óleos
lubrificantes, especiais e graxas para o cilindro dos freios, vedações das
portas, escapamento, câmbio, embreagem, transmissão, retentor do motor,
suspensão, entre outros.
LORD - Adesivo
estrutural Versilok® e o fluido magneto-reológico MR, o primeiro indicado à
união estrutural de chapas metálicas. Com largo histórico de aplicações no
Exterior, o Versilok® se diferencia por curar rapidamente à temperatura
ambiente e permitir a eliminação de pontos de solda, tendência na indústria
automotiva. O fluido magneto-reológico MR é usado na fabricação de sistemas de
amortecimento semi-ativos de altíssima tecnologia, pois melhora a
dirigibilidade, o conforto e a segurança.
MELLING –
Válvula de Controle de Temperatura, que substitui o atual sistema termostático
com rápido e preciso controle de temperatura (+/- 2,5°C), melhorando o
desempenho do motor; Bomba D’Água com Embreagem Eletromagnética para redução de
emissões de CO₂ e consumo de combustível, Eletronicamente operada com baixo
consumo de energia – 12 watts /12 Volts (5,0 Nm de torque), a energia elétrica
somente é necessária quando a bomba é desligada. Em caso de falha no suprimento
de energia elétrica, há operação de segurança que permite o funcionamento como
bomba d’água convencional.
MERITOR -
Lança dois produtos para caminhões e ônibus: o eixo traseiro trativo 18X,
dotado de tecnologia que diminui o seu peso, proporcionando maior eficiência, e
o cardan RPL, que possui como principal atrativo um sistema que elimina a
necessidade de manutenção durante a sua vida útil (lube for life).
METOKOTE -
Líder mundial em revestimentos de proteção, a MetoKote mostra soluções
customizadas para atender necessidades específicas de pintura. De sistemas de
pintura robustos para grandes estruturas, chassis ou longarinas, até linhas de
pintura e-coat compactas e desmontáveis para pequenos e médios componentes,
como as SuperFlex e mikroKote™.
MWM MOTORES –
MaxxForce 3.2H, desenvolvido com as mais novas tecnologias diesel, como os
injetores centrais e verticais, o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com
comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico
e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez. O modelo está
disponível na versão EGR e oferece 4,5% na redução do custo de combustível, 55%
de melhoria no torque de arrancada, 400 mil quilômetros de vida útil do motor,
tucho hidráulico que elimina a necessidade de manutenção das válvulas e sistema
de distribuição traseiro de engrenagens. O MaxxForce 3.2H pode ser aplicado em
caminhões leves, veículos urbanos de carga, mini ônibus, microônibus, picapes,
SUV’s e vans.
NORMA GROUP -
Linha de produtos que contribui para redução de consumo de combustível,
composta por conectores, tubos plásticos - aplicações em sistemas de
"cooling, fuel" - e abraçadeiras metálicas.
PETROBRAS –
Lubrax Tecno Moto, lubrificante semissintético disponível no grau SAE 10W-40,
desenvolvido para motores 4 tempos e que atende ao nível de desempenho API SL,
garantindo maior vida útil ao motor. O Lubrax Tecno Moto ganhou classificação
JASO MA2, a que garante maior vida útil ao conjunto motor/transmissão por
permitir que o sistema trabalhe em zona mais segura (região ótima de atrito).
REMY – Motores
elétricos Remy HVH, com tecnologia patenteada de estator de alta voltagem, de
volume compacto e fácil acoplagem em aplicações elétricas e de tecnologia
híbrida: o Remy HVH410 oferece maior densidade de torque e potência na maioria
de aplicações para caminhões médios e pesados e ônibus urbanos, assim como
veículos off-highway e o Remy HVH250 oferece maior densidade de torque, com
melhor potência contínua.
SAE BRASIL –
Fórmula elétrico e outros projetos estudantis vencedores - Primeiro carro
Fórmula elétrico do Brasil, montado por estudantes da FEI; além de um Baja,
Fórmula e um projeto de AeroDesign, e também três projetos vencedores das
competições da SAE BRASIL projetados e construídos por estudantes. Também
trabalhos técnicos estudantis do Instituto Mauá de Tecnologia, que conquistaram
as primeiras colocações numa seleção de 22 ‘papers’ de universitários no País,
pelo Comitê Educação de Engenharia do Congresso.
SAINT-GOBAIN –
Para-brisas antiembaçantes e acústicos. O primeiro, aplicado pioneiramente no
Novo Uno, garante visibilidade perfeita no uso do veículo em ambiente de baixa
temperatura ou sob chuva. O modelo acústico, que reduz o nível de ruído interno
de 5dB a 8dB, equipa o Citroën C3 Aircross, C3 Picasso e o Peugeot 408. A
empresa traz, ainda, vidros laterais laminados, desenvolvidos para o Fiat Idea,
Fiat Punto e Fiat Linea, que inibem atos de vandalismo e de furtos, e também os
vidros Vênus, com nível de transparência que atende o Contran.
SCHAEFFLER –
Veículo equipado com o conceito LESS de redução de emissões, que visa a
desenvolver e otimizar sistemas e componentes para motor, transmissão e chassi,
por meio da redução do consumo de combustível e emissões de CO2, com melhora da
eficiência energética. Com o veículo é possível fazer simulações e medições que
ajudam a reduzir em cerca de 1% o peso total, o que diminui o consumo de
combustível. Para chegar ao projeto, os engenheiros da Schaeffler realizaram
simulações computacionais baseadas em modelos de análise estrutural, dinâmica e
mapas de consumo e emissões. O resultado foi o alcance de 2,5% em eficiência de
consumo.
TE Connectivity – Linha
de componentes para a arquitetura elétrica automotiva composta por terminais,
conectores, sensores, relés, indutivos, mecatrônicos, módulos eletrônicos,
cabos especiais, proteção primária, unidade de distribuição de energia, caixa
de fusíveis e relés.
TRW – Airbags
- Novos Roof Airbag Technology, airbags de teto com novo conceito de design
compatível com ampla gama de arquiteturas de veículos e que poupam espaço no
painel de instrumentos; Modular Airbag Kits, desenvolvidos para reduzir o tempo
de instalação do equipamento no veículo e para tornar o sistema mais acessível;
nova geração de airbags 3D e o Side Airbag (SAB), com novas formas para
melhorar a proteção aos ocupantes; Driver Side Airbag with Self Adaptive
Venting (SAVe), airbag para o motorista que infla de acordo com o tamanho, a
posição e a distância deste; Knee Airbag: Low Monted Modulo, airbags para os
joelhos; Passenger Side – PH14 MIC Module Concept, criado para atender aos
inúmeros requisitos dos mercados mundiais, mais compacto e de fácil instalação,
traz avanços no conceito de airbag para passageiros. Cintos de Segurança -
Snake Pretensioner Retractor - SPR4, nova geração de pré-tensionador para
retrator de cinto de segurança, com um design mais compacto e simples, pistão
de plástico, em vez de metal, mais leve e amigável ao meio ambiente; novo
sistema de segurança inteligente Automatic Emergency Braking - AEB / Active
Control Retractor – ACR, com integração entre o cinto e o sistema de freios,
define um novo patamar de segurança por ser projetado mitigar os efeitos de
acidentes. O sistema combina o freio automático com o retrator do cinto de
segurança.
VICTREX POLYMER
SOLUTIONS - Lançamento do VICTREX WG102, que adiciona um novo composto
termoplástico à sua linha de compostos da classe de desgaste VICTREX ® WG™
Premium. O novo composto foi desenvolvido em resposta às solicitações dos engenheiros
e OEMs, fabricantes de equipamentos originais, no intuito de alcançar maior
confiabilidade, redução de taxas de insucesso e aumento da eficiência
energética para atender aos requisitos de resistência ao desgaste em aplicações
na indústria.
VISTEON –
C-Beyond, carro-conceito desenvolvido pela Visteon com tecnologias que vão de
navegação avançada com informação de trânsito em tempo real, até controles
precisos que obedecem comandos sensíveis ao toque, além de controle automático
e individual da temperatura interna, faróis com regulagem automática de
iluminação e programas de informação e entretenimento. Telas touch screen,
acesso à Internet, comando de voz, TV digital, sistemas inteligentes de
iluminação e de climatização entre outros. Quase todas as funções internas são
por comando de voz. O carro foi desenvolvido com fibras naturais e materiais
recicláveis.
VOLKSWAGEN –
Nova geração do Touareg, utilitário esportivo com sistema de som e navegação
“RNS 850”, que dispõem de DVD player, comando de voz e tela touchscreen de oito
polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D, que podem ser armazenadas em disco
rígido de 60 Gb. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha
juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade.
Dezoito Gb do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos.
Outro destaque tecnológico do carro é o Area View, que permite visão de 360
graus em torno do veículo, como se o observador estivesse posicionado no topo
do veículo. As imagens captadas podem ser combinadas e expostas individualmente
na tela do rádio. Se a câmera traseira for selecionada, são mostradas linhas
auxiliares dinâmicas e estáticas, ajudando o motorista a avaliar melhor as
distâncias em manobras. Fora de estrada, as câmeras são usadas pelo Area View
para mostrar a área mais próxima do veículo, ótimo em trilhas radicais. Outra
função do Area View, a visão “Cross Traffic”, permite que o motorista enxergue
90 graus para esquerda e direita em pontos localizados à frente ou à traseira
do novo Touareg.
ZEN -
Potencial e processos internos no desenvolvimento de produtos, como conformação
a frio e tratamento térmico, bem como toda linha de produtos, composta por
impulsores de partida, polias de roda livre, tensionadores e polias desviadoras,
mancais para motor de partida e alternadores, polias rígidas e planetárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário