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Farol Alto

Fabricante de motor diesel registra recorde de produção em 2011

quinta-feira, 29 de março de 2012

Motor Euro 5 com sistema de pós-tratamento SCR

Com mais de 112 mil motores diesel produzidos em 2011, os diretores da Cummins poderiam estar rindo à toa, mas demonstraram certo ar de preocupação nesta quinta-feira, 29, ao apresentar para a imprensa o balanço de desempenho da empresa em 2011. Isso porque as expectativas são de queda de produção, uma vez que o ano passado foi um ano excelente para e companhia, com quebra de recorde de produção e também de faturamento, na ordem de US$ 1,9 bilhão.

O menor ritmo tem explicação: o início de vigência da legislação Proconve P7 (similar ao Euro 5, na Europa), cujas vendas começam oficialmente agora, a partir de 1º de abril. “Já esperávamos este desaquecimento”, informou o presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc., Luis Afonso Pasquotto.

Luis Pasquotto,
presidente da Cummins
do Brasil
Faz sentido uma vez que a nova tecnologia encareceu o produto final além de ainda ser dúvida para muitos frotistas. Apesar disso, o mercado deve se recuperar logo, pois com uma Copa do Mundo em 2014 e uma Olimpíadas em 2016, o setor de construção civil deve impulsionar as vendas de máquinas com motores diesel nos próximos meses.

E tem mais: quem comprou Euro 3, comprou. Quem não comprou, vai comprar usado (leia emplacado) ou compra Euro 5, porque a partir de segunda –feira, 1º de abril, zero Km só modelo novo. Se alguém ainda tem dúvidas sobre disponibilidade de combustível S-50 (com 50 ppm de enxofre) ou Arla 32 (agente redutor líquido automotivo) necessário para a redução catalítica dos sistemas de pós-tratamento, pode ficar tranquilo, é o que dizem os fabricantes, pois o caminhão Euro 5 funciona com diesel S-500 ou S-1800, só não vai oferecer as mesmas vantagens ambientais nem econômicas, e vai precisar de manutenção com mais frequência, para evitar problemas.

E, para isso, os veículos Euro 5 contam com novo sistema de diagnóstico eletrônico, o OBD-Br2, que entre outros recursos tem agora a lâmpada de mal funcionamento (MIL), comum já nos carros de passeio. Mas nos comerciais, vai funcionar como limitador, uma vez que o prejuízo de um motor diesel é maior. Uma vez acesa, o motorista tem 48 horas para buscar assistência técnica, do contrário na próxima partida o motor funciona com redução de potência, que permite apenas o deslocamento até uma oficina.

Assim, pode ser que 2012 não seja tão bom quanto foi 2011 para a Cummins do Brasil, mas com certeza não será tão ruim quanto foram os dois primeiros meses deste ano, que praticamente não houve produção, uma vez que os estoques das montadoras estavam cheios de veículos Euro 3 para vender nos três primeiros meses do ano, fruto do recorde de produção do ano passado.

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