Motor Euro 5 com sistema de pós-tratamento SCR |
O menor ritmo tem explicação: o início de vigência da
legislação Proconve P7 (similar ao Euro 5, na Europa), cujas vendas começam
oficialmente agora, a partir de 1º de abril. “Já esperávamos este
desaquecimento”, informou o presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da
Cummins Inc., Luis Afonso Pasquotto.
Luis Pasquotto, presidente da Cummins do Brasil |
E tem mais: quem comprou Euro 3, comprou. Quem não
comprou, vai comprar usado (leia emplacado) ou compra Euro 5, porque a partir
de segunda –feira, 1º de abril, zero Km só modelo novo. Se alguém ainda tem
dúvidas sobre disponibilidade de combustível S-50 (com 50 ppm de enxofre) ou
Arla 32 (agente redutor líquido automotivo) necessário para a redução
catalítica dos sistemas de pós-tratamento, pode ficar tranquilo, é o que dizem
os fabricantes, pois o caminhão Euro 5 funciona com diesel S-500 ou S-1800, só
não vai oferecer as mesmas vantagens ambientais nem econômicas, e vai precisar
de manutenção com mais frequência, para evitar problemas.
E, para isso, os veículos Euro 5 contam com novo sistema
de diagnóstico eletrônico, o OBD-Br2, que entre outros recursos tem agora a
lâmpada de mal funcionamento (MIL), comum já nos carros de passeio. Mas nos
comerciais, vai funcionar como limitador, uma vez que o prejuízo de um motor
diesel é maior. Uma vez acesa, o motorista tem 48 horas para buscar assistência
técnica, do contrário na próxima partida o motor funciona com redução de
potência, que permite apenas o deslocamento até uma oficina.
Assim, pode ser que 2012 não seja tão bom quanto foi 2011
para a Cummins do Brasil, mas com certeza não será tão ruim quanto foram os
dois primeiros meses deste ano, que praticamente não houve produção, uma vez
que os estoques das montadoras estavam cheios de veículos Euro 3 para vender
nos três primeiros meses do ano, fruto do recorde de produção do ano passado.
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