Alexandre Akashi
Os diretores da Veroar, Luiz Santo (técnico comercial), e Vivian Montovaneli (comercial) |
Produtos deste tipo existem dezenas no mercado, cada um
com uma tecnologia própria (ou não), desenvolvido em laboratórios, testados e
liberados para comercialização pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância
Sanitária). Mas o Veroar tem pequenas peculiaridades que me chamaram atenção e
merecem destaque neste boletim.
A primeira é que ele não foi desenvolvido para usar em
automóveis, o que significa que é um estranho no ninho entre todos estes
produtos que estão no mercado. A segunda é que quem o desenvolveu sempre foi
ligado na indústria de cosmético, e isso faz muita diferença quando o assunto é
aroma.
O proprietário da oficina Delfos, na Vila Mariana, Arquimedes Alves, aplica Veroar no filtro de cabine |
Santo conta que na época foi lhe posto um desafio: fazer
um produto que limpava o sistema de ar-condicionado, e ao mesmo tempo removesse
odores e perfumasse o ambiente. Pronto. Nasceu o Veroar, produto muito usado nos
bingos do Brasil inteiro, pois eliminava e perfumava o cheiro do ambiente,
normalmente fechado, sem ventilação, em que a grande maioria dos freqüentadores
era fumante. Já sentiu o cheiro de cigarro depois que ele impregna no carpete? A demanda era enorme.
Um dia, Santo foi convidado a fazer manutenção no sistema
de ar-condicionado dos escritórios da Porto Seguro, e um novo desafio lhe foi
lançado, por um dos diretores. Remover o cheiro de cigarro do carro dele, que
era fumante mas detestava o cheiro de cigarro (como grande parte dos fumantes).
“Ele ficou tão satisfeito que homologou o Veroar para ser aplicado em toda rede
de oficinas credenciadas Porto Seguro”, conta Santo.
Aplicação do Veroar nos dutos de ar deve ser feita com ajuda de ar-comprimido |
Arquimedes conta
que desde a abertura da oficina ele utiliza Veroar no carro dos clientes. Como
estratégia de negócios, retira o filtro de cabine do ar-condicionado de todos
os veículos que entram na oficina para fazer manutenção, e o deixa exposto para
mostrar ao cliente, que decide na hora de retirar o veículo se faz ou não a
higienização do sistema, com troca do filtro.
“Esta é uma vantagem do Veroar, pois em 15 minutos
realizo o serviço e entrego o carro para o cliente, que pode sair na hora com o
ar-condicionado funcionando”, afirma Arquimedes. “Os demais produtos que
conheço exigem meia hora de aplicação e mais duas horas de descanso até ligar o
ar-condicionado novamente”, diz o reparador.
Outra vantagem destacada pelo aplicador é o rendimento do
produto. “Com um frasco de meio litro, faço até 15 veículos”, diz Arquimedes.
Cada frasco custa R$ 60, e Arquimedes cobra de R$ 80 a R$ 120 a higienização do
sistema, com troca do filtro (a diferença corresponde ao preço do filtro para
cada modelo de carro). Há também opção em galão de 5 litros, por R$ 480. “Em média, faço de 100 a 150 higienizações por mês”,
conta.
Este é, assim, uma boa forma de o reparador engordar a
receita da oficina sem onerá-la com equipamentos nem mão de obra, muito pelo
contrário, é como acertar no bingo, e arrecadar uma bolada com um pequeno
investimento.
A substituição de um filtro de cabine na maioria dos
veículos é bastante simples, e para aplicar o Veroar o reparador precisa apenas
de uma mangueira de ar comprimido para borrifar o produto nos dutos de ar. É aconselhável
aplicar o Veroar no filtro também.
Além disso, é possível utilizar o Veroar no
ar-condicionado dos escritórios da oficina, e economizar também com a
manutenção do equipamento.
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