Sempre que o motorista levar o caminhão à oficina, é
aconselhável uma verificada no sistema de direção, para checar se a barra de
direção está empenada, ou se há algum tipo de desgaste ou folga. Coifas também
devem ser conferidas, e trocadas se estiverem rasgadas. Além disso, evitar
soldas e uso de peças recondicionadas. As dicas são do engenheiro da fabricante
de autopeças Nakata Edson Vieira.
“O sistema de direção deve ser revisado, periodicamente,
a cada 10 mil km”, afirma Vieira. “Qualquer movimento brusco ou estradas
esburacadas podem romper a peça quando soldada, ocasionando perda da direção”, diz.
Segundo o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que tem
realizado constantes ações de inspeção em caminhões na via Dutra, em São Paulo,
através do Programa Caminhão 100%, mais de 60% dos caminhões apresentam algum tipo
de problema no sistema de direção.
Dados do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de
Componentes para Veículos Automotores) revelam que a frota de caminhões cresceu
10,1% de 2009 para 2010 (era 1.354.375 unidades e agora são 1.490.748 unidades).
Assim, haja componente de direção para todos.
Outra informação importante para conscientização de
motoristas e reparadores: de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada), as mortes por acidentes chegam a 37 mil em 2009.
Assim, se ao pegar o veículo sentir folga na direção,
saiba que este é, segundo Vieira, da Nakata, o principal sinal de desgaste na
peça.
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