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Farol Alto

Especialista dá dica sobre sistema de direção de caminhões

terça-feira, 20 de dezembro de 2011


Sempre que o motorista levar o caminhão à oficina, é aconselhável uma verificada no sistema de direção, para checar se a barra de direção está empenada, ou se há algum tipo de desgaste ou folga. Coifas também devem ser conferidas, e trocadas se estiverem rasgadas. Além disso, evitar soldas e uso de peças recondicionadas. As dicas são do engenheiro da fabricante de autopeças Nakata Edson Vieira.

“O sistema de direção deve ser revisado, periodicamente, a cada 10 mil km”, afirma Vieira. “Qualquer movimento brusco ou estradas esburacadas podem romper a peça quando soldada, ocasionando perda da direção”, diz.

Segundo o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que tem realizado constantes ações de inspeção em caminhões na via Dutra, em São Paulo, através do Programa Caminhão 100%, mais de 60% dos caminhões apresentam algum tipo de problema no sistema de direção.

Dados do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) revelam que a frota de caminhões cresceu 10,1% de 2009 para 2010 (era 1.354.375 unidades e agora são 1.490.748 unidades). Assim, haja componente de direção para todos.

Outra informação importante para conscientização de motoristas e reparadores: de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as mortes por acidentes chegam a 37 mil em 2009.

Assim, se ao pegar o veículo sentir folga na direção, saiba que este é, segundo Vieira, da Nakata, o principal sinal de desgaste na peça. 

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