Boletim 15/2011 – 12 de dezembro
Alexandre Akashi
A Renault divulgou na semana passada o lançamento de um
aplicativo que possibilita os usuários do Renault Assistance acionar o serviços
oferecidos pelo programa de emergência pelo iPhone ou iPad, via internet (Wi-Fi
ou 3G).
Segundo o informativo, o aplicativo “Renault Assistance”
para iPhone possibilita acionar o serviço de emergência por GPS, acompanhar o
andamento da assistência com informações do tempo de chegada do guincho,
localizar (com endereço e telefone) a concessionária Renault mais próxima e
controlar o histórico de assistências de seu automóvel.
A marca divulgou ainda que em breve vai disponibilizar
também o aplicativo para outros aparelhos, com sistema operacional Android,
além de outras plataformas. Uma excelente ideia, claro!
O uso da internet no celular cresce de forma exponencial,
pois o que antes era um mercado restrito, pelo alto custo, agora é algo que
todos usam, porque as operadoras realizaram investimentos que só se pagarão se houverem
usuários e isso fez com que os custos caíssem. Tem até operadora que oferece
navegação ilimitada (rá-rá-rá) por R$ 0,50/dia!
Rá-rá-rá, pois é ilimitada, sim, mas depois que atinge um
certo nível de bits baixados, a velocidade cai consideravelmente, tornando
quase impossível a navegação, e haja paciência... mas que é ilimitada, isso é
verdade...
Mas, voltando ao assunto do dia, o aplicativo
desenvolvido pela Renault é uma forma de ajudar o dono do carro a se lembrar da
marca, mesmo nos maus momentos, e ao mesmo tempo dizer: olha estamos aqui à sua
disposição.
Para uma rede que pensa em crescer, isso é fundamental. E
é um exemplo a ser copiado por outras redes, inclusive as não ligadas às
montadoras. A propósito, o serviço de Assistance e socorro 24 horas é algo que ainda
não existe entre as redes de oficinas multimarcas, e poderia ser pensado, pois
trata-se de um mercado potencial.
Tanto que algumas seguradoras já oferecem isso como
opcional para quem não quer seguro, mas quer ter assistência de um guincho ou
socorro mecânico em caso de pane na rua.
E, para o dono do carro, ter em mãos uma ferramenta que o
ajude a chamar o socorro com a exata localização por GPS, é muito mais cômodo.
O programa da Renault possui quatro menus:
- “Solicitar Assistência”: cadastrando o chassi do
veículo, pode-se é solicitar o serviço de assistência técnica e/ou socorro
mecânico do Renault Assistance, enviando a sua localização, que é determinada
pelo GPS integrado do celular;
- “Minhas assistências”: possibilita ao cliente
acompanhar o andamento da assistência, como, por exemplo: informações do tempo
de chegada do guincho ao local do reparo
- “Concessionárias”: Usando o GPS integrado do aparelho é
possível determinar a localização do veículo e identificar as concessionárias
Renault mais próximas, além de pode traçar uma rota para chegar até o ponto de
venda da marca.
- “Ligar para Assitência 24h”: Funcionalidade disponível
somente no iPhone, permite o cliente realizar um telefonema para o 0800 0555615
(ligação gratuita) para a Central do Renault Assistance.
Anos atrás o serviço Agenda do Carro, da Webmotors, foi
pioneiro e passou a disponibilizar o serviço de Busca de Oficinas via
tecnologia WAP. O serviço ainda existe mas precisa ser atualizado.
Assim, é preciso indicar o caminho da oficina para o
cliente. Afinal, onde está você?
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