Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Onde está você?

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


Boletim 15/2011 – 12 de dezembro

Alexandre Akashi

A Renault divulgou na semana passada o lançamento de um aplicativo que possibilita os usuários do Renault Assistance acionar o serviços oferecidos pelo programa de emergência pelo iPhone ou iPad, via internet (Wi-Fi ou 3G).

Segundo o informativo, o aplicativo “Renault Assistance” para iPhone possibilita acionar o serviço de emergência por GPS, acompanhar o andamento da assistência com informações do tempo de chegada do guincho, localizar (com endereço e telefone) a concessionária Renault mais próxima e controlar o histórico de assistências de seu automóvel.

A marca divulgou ainda que em breve vai disponibilizar também o aplicativo para outros aparelhos, com sistema operacional Android, além de outras plataformas. Uma excelente ideia, claro! 

O uso da internet no celular cresce de forma exponencial, pois o que antes era um mercado restrito, pelo alto custo, agora é algo que todos usam, porque as operadoras realizaram investimentos que só se pagarão se houverem usuários e isso fez com que os custos caíssem. Tem até operadora que oferece navegação ilimitada (rá-rá-rá) por R$ 0,50/dia!

Rá-rá-rá, pois é ilimitada, sim, mas depois que atinge um certo nível de bits baixados, a velocidade cai consideravelmente, tornando quase impossível a navegação, e haja paciência... mas que é ilimitada, isso é verdade...

Mas, voltando ao assunto do dia, o aplicativo desenvolvido pela Renault é uma forma de ajudar o dono do carro a se lembrar da marca, mesmo nos maus momentos, e ao mesmo tempo dizer: olha estamos aqui à sua disposição.

Para uma rede que pensa em crescer, isso é fundamental. E é um exemplo a ser copiado por outras redes, inclusive as não ligadas às montadoras. A propósito, o serviço de Assistance e socorro 24 horas é algo que ainda não existe entre as redes de oficinas multimarcas, e poderia ser pensado, pois trata-se de um mercado potencial.

Tanto que algumas seguradoras já oferecem isso como opcional para quem não quer seguro, mas quer ter assistência de um guincho ou socorro mecânico em caso de pane na rua.

E, para o dono do carro, ter em mãos uma ferramenta que o ajude a chamar o socorro com a exata localização por GPS, é muito mais cômodo.

O programa da Renault possui quatro menus:
- “Solicitar Assistência”: cadastrando o chassi do veículo, pode-se é solicitar o serviço de assistência técnica e/ou socorro mecânico do Renault Assistance, enviando a sua localização, que é determinada pelo GPS integrado do celular;
- “Minhas assistências”: possibilita ao cliente acompanhar o andamento da assistência, como, por exemplo: informações do tempo de chegada do guincho ao local do reparo
- “Concessionárias”: Usando o GPS integrado do aparelho é possível determinar a localização do veículo e identificar as concessionárias Renault mais próximas, além de pode traçar uma rota para chegar até o ponto de venda da marca.
- “Ligar para Assitência 24h”: Funcionalidade disponível somente no iPhone, permite o cliente realizar um telefonema para o 0800 0555615 (ligação gratuita) para a Central do Renault Assistance.

Anos atrás o serviço Agenda do Carro, da Webmotors, foi pioneiro e passou a disponibilizar o serviço de Busca de Oficinas via tecnologia WAP. O serviço ainda existe mas precisa ser atualizado.

Assim, é preciso indicar o caminho da oficina para o cliente. Afinal, onde está você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading