Boletim 16/2011 – 19 de dezembro
Alexandre Akashi
Amanhã, 20 de dezembro, é comemorado o Dia do Mecânico. Estatísticas
indicam que o Brasil tem algo em torno de 711 mil mecânicos automotivos e 92
mil oficinas para cuidar da frota circulante de veículos. Os dados são do GMA –
Grupo de Manutenção Automotiva. É muita gente.
O setor conta com um sindicato patronal, o Sindirepa,
presente em diversos Estados brasileiros, mas não conta com um sindicato dos
mecânicos automotivos, funcionários das oficinas. É uma força de 619 mil
pessoas que juntas podem fazer muito por elas mesmas, como organizar programas
de lazer (colônias de férias), culturais e sociais.
É um assunto para se pensar. Interessante é que ouvi isso
de um proprietário de oficina. Para ele, os funcionários só sairiam ganhando se
se organizassem e montassem um sindicato. E ele tem razão. Muitos enxergam
sindicatos como uma força de reivindicação, e é, mas pode ser mais do que isso,
pode ser uma forma de ajuda mútua.
Imaginem trabalhadores e patrões brigando pela mesma
causa: melhores condições para reparar veículos automotivos. Juntos, todos
ganham, e quem ganha mais é o dono do carro. Esta é uma causa que vale a pena,
pois muitas são as tecnologias desenvolvidas e aplicadas nos automóveis nos
dias de hoje, e isso faz com que o profissional estude mais e precise de equipamentos
modernos.
Não por acaso, o Senai desenvolveu um curso superior voltado
para a reparação de veículos. O curso superior de Tecnologia em Sistemas
Automotivos do Senai Ipiranga – Escola Conde José Vicente de Azevedo, em São Paulo-SP,
inicia a primeira turma em 2012 e terá duração de seis semestres, período no
qual o aluno aprenderá a desenvolver soluções tecnológicas e administrar
processos de pós-venda na área automotiva e conduzir a manutenção em sistemas
automotivos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e
segurança no trabalho, buscando atender as necessidades e expectativas do
cliente e a rentabilidade do negócio.
Além disso, para valorizar a profissão de mecânico, o
Sindirepa-SP, juntamente com o GMA (responsável pelo Programa Carro 100%/
Caminhão 100% / Moto 100%), fechou convênio com o Senai Nacional para a criação
da certificação profissional, de acordo com a norma ABNT 15681 de qualificação
do mecânico para avaliar se o profissional está apto a fazer determinado reparo
no veículo.
O que todo patrão quer e precisa é de bons funcionários,
principalmente na área técnica, que saiba resolver os mais diversos defeitos
que um automóvel pode apresentar no dia a dia. E já foi o tempo em que a pessoa
virava mecânico por falta de opção: não sei fazer mais nada, vou apertar
parafuso...
Se não souber ler, escrever, interpretar, nem parafuso
mais consegue apertar em um carro moderno (apertar, aperta, mas será que aperta
corretamente?). E, em muitos casos, o erro pode custar caro.
O estudo trás benefícios para a categoria como um todo. Para
a oficina também. Uma associação de 30 mil profissionais, em um universo de
mais de 600 mil é suficiente para justificar abertura de cursos de
aperfeiçoamento profissional e especialização em qualquer lugar do País.
Ainda é um sonho. Um devaneio. Mas uma ideia possível de
realizar. E ai? Quem se habilita? Feliz Dia do Mecânico para os 711 mil
profissionais do Brasil.
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