O chefe de oficina da Tietê Veículos, Osvaldo Peres,
comenta sobre a importância da correta manutenção preventiva em veículos
comerciais, principalmente no sistema de freios, uma vez que muitos “só sentem
a importância da manutenção, numa situação de emergência e de pânico”, afirma Peres.
Peres explica que um dos itens primordiais no sistema de
freios é a geração de ar no compressor, que deve ser acumulado em quantidade suficiente
nos reservatórios para que o veículo consiga frear. “Hoje, os freios são
totalmente a ar”, comenta o chefe da oficina ao explicar que é essencial
sangrar o reservatório do freio, onde se acumula o ar gerado no compressor. “Apesar
da maioria dos veículos contar com uma válvula secadora, fixada na parte
interna da longarina do chassi, e um filtro, nem sempre se pode garantir que
100% da umidade ou poluentes sejam eliminados”, diz.
Isso porque a umidade do ar se torna vapor, se condensa e
se acumula no reservatório, ocupando um espaço onde deveria ter pressão de ar.
O volume de ar diminui e o compressor não tem tempo para fazer a reposição,
reduzindo a capacidade de frenagem. Peres conta que nem todos caminhoneiros
sabem que ao deixar de fazer a sangria o sistema de freio perde a eficiência.
Além disso, Peres explica que a água que se acumula nos
reservatórios é contaminada de óleo lubrificante, que acaba migrando para as
borrachas das válvulas de pedal de freio, de câmaras de freio, de reguladora,
diminuindo a vida útil destes componentes.
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