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Farol Alto

Especialista dá dicas de freios em veículos comerciais

terça-feira, 29 de novembro de 2011


O chefe de oficina da Tietê Veículos, Osvaldo Peres, comenta sobre a importância da correta manutenção preventiva em veículos comerciais, principalmente no sistema de freios, uma vez que muitos “só sentem a importância da manutenção, numa situação de emergência e de pânico”, afirma Peres.

Peres explica que um dos itens primordiais no sistema de freios é a geração de ar no compressor, que deve ser acumulado em quantidade suficiente nos reservatórios para que o veículo consiga frear. “Hoje, os freios são totalmente a ar”, comenta o chefe da oficina ao explicar que é essencial sangrar o reservatório do freio, onde se acumula o ar gerado no compressor. “Apesar da maioria dos veículos contar com uma válvula secadora, fixada na parte interna da longarina do chassi, e um filtro, nem sempre se pode garantir que 100% da umidade ou poluentes sejam eliminados”, diz.

Isso porque a umidade do ar se torna vapor, se condensa e se acumula no reservatório, ocupando um espaço onde deveria ter pressão de ar. O volume de ar diminui e o compressor não tem tempo para fazer a reposição, reduzindo a capacidade de frenagem. Peres conta que nem todos caminhoneiros sabem que ao deixar de fazer a sangria o sistema de freio perde a eficiência.

Além disso, Peres explica que a água que se acumula nos reservatórios é contaminada de óleo lubrificante, que acaba migrando para as borrachas das válvulas de pedal de freio, de câmaras de freio, de reguladora, diminuindo a vida útil destes componentes. 

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